A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÕES ECOLÓGICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÕES ECOLÓGICAS."— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÕES ECOLÓGICAS

2 RELAÇÕES ECOLÓGICAS Relações Harmônicas: este tipo de relação ecológica traz benefício para um ou ambos os indivíduos envolvidos. Relações Desarmônicas: neste tipo de relação uma espécie acaba prejudicada.

3 Relações Harmônicas Colônia
Agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam profundo grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, sendo-lhes impossível a vida quando isolados do conjuntos, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho.

4 Caravela-portuguesa Corais

5 Relações Harmônicas Sociedade
São agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada mas preferem viver na coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros. EX.: abelhas, cupins e formigas.

6 Abelhas Seres humanos Suricatos

7 Relações Harmônicas Mutualismo
Associação na qual duas espécies envolvidas são beneficiadas, porém, cada espécie só consegue viver na presença da outra, associação permanente e obrigatória entre dois seres vivos de espécies diferentes. Ex.: Líquens (algas+fungos) e cupins e protozoários

8 Líquens Trichonympha – protozoário que habita o intestino de cupins auxiliando-os na digestão da madeira

9 Relações Harmônicas Protocooperação
É uma associação não obrigatória, na qual ambas espécies se beneficiam. Ex.: Caranguejo-eremita, pássaro-palito e crocodilo, anu e gado, insetos polinizadores.

10 Paguro e anêmona Peixe-palhaço e anêmona Jacaré e pássaro palito

11 Relações Harmônicas Inquilinismo
Associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Ex.: orquídeas e bromélias sobre outros vegetais.

12

13 Relações Harmônicas Comensalismo
É uma associação em que uma das espécies — a comensal — é beneficiada, sem causar benefício ou prejuízo ao outro (não-comensal). Ex.: Tubarão e rêmora.

14

15 Relações Desarmônicas
                                                                            Canibalismo Relação onde um indivíduo mata e come outro da mesma espécie. Ex.: ocorre com escorpiões, aranhas, peixes, roedores, etc.

16 Relações Desarmônicas
Competição Pode ocorrer entre indivíduos da mesma espécie ou espécie diferente. Ocorre pela disputa de alimento, luz, água, espaço físico, fêmea....

17

18 Relações Desarmônicas
Parasitismo O parasitismo é caracterizado pela espécie que se instala no corpo de outra, dela retirando matéria para a sua nutrição e causando-lhe, em conseqüência, danos cuja gravidade pode ser muito variável, desde pequenos distúrbios até a própria morte do indivíduo parasitado. Ex.: piolho na cabeça de uma criança.

19

20 Relações Desarmônicas
Predatismo Interação em que um indivíduo de uma espécie (predador) um indivíduo de outra espécie (presa) para alimentar-se.

21

22 Mecanismos especiais de sobrevivência
Camuflagem

23 Mecanismos especiais de sobrevivência
Mimetismo


Carregar ppt "RELAÇÕES ECOLÓGICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google