The Homicide Drop in São Paulo, Brazil Boston, July 2007 Tulio Kahn.

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Transcrição da apresentação:

The Homicide Drop in São Paulo, Brazil Boston, July 2007 Tulio Kahn

The homicide drop in São Paulo State: main characteristics It's not a national trend and cannot be explained by changes in nationals factors or changes that affect all states, like growth of evangelicos; On the other hand, at the state level, the decrease is generalized. This exclude Dry Law, or others specifics municipal measures as a causal factor; The drop was quick (6 years) and strong (- 57%) and hardly can be explained by demographic changes that usually take years to manifest their effects (like better social conditions, reduction of youths); also, better social conditions should affect other aggressive, interpersonal crimes, but this doe not seems the case; There is a clear turning point at 2000 bt the Estatuto do Desrmamento take place just in 2003;

It's not a National Trend: national drop is smaller (include São Paulo drop), its not general and starts in 2004, after the new gun control law

If you exclude São Paulo, there is a very small national drop

Fonte: SIM/SVS/MS

At the State Level, on the other hand, the drop is generalized

Note-se que os municípios onde houve aumento (em verde) estão concentrados em algumas regiões, que compartilham características sócio-econômicas:

Homicide rate decrease in 459 of the 645 cities in SP

Absolute and relative changes

Homicide its not the only crime decreasing, but at smaller rates, also other violent crimes like latrocinio (robbery followed by death), rape, car robbery, other robberies, etc.

Taxas desazonalizadas (exemplo: -19,02% é quanto variou o homicídio doloso no 1º trim de 2007 com relação ao 1º trim de 2006)

Homicide Drop is a general trend at State level

3 Distinct Cicles: Comparação com o mesmo trimestre do ano anterior: taxa desazonalizada

Homicide Drop start around 2000, first in the larger cities, then spread to smaller cities

Turning point occurs before the “Estatuto do Desarmamento” (new gun law), but after the law the drop intensify

Measuring explicitly the “Estatuto do Desarmamento” Effect: level shifts in gun apprehension by police (Infocrim); in homicides in São Paulo city (infocrim) and in intentional aggression with guns (datasus)

Measuring explicitly the “Estatuto do Desarmamento” Effect: level shifts in gun lost (infocrim)

Other aspects suggests that paulistas are not becoming less aggressive or violent but instead that violence is now less lethal than before

There is a change in registration practices but note how homicides with knifes keep constant. (this means no reduction of the “violence” but that violence is less lethal ?)

Trend in intentional assault in São Paulo: this suggests that society is no less aggressive but just less lethal. If the drop is a consequence of social improvements, we should expect also the decrease of aggressiveness.

The same trend, irrespective of ages or gender

Improbable causes

Dry Low: it helps but doesn't t fit the pattern

Other causes

Changes at the State Level

Funil: dados do 2º trim. de 2006 – Estado de São Paulo = 100% = 52,5% = 8,0% = 2,5% = 0,3% Crimes estimados Delitos registrados Inquéritos policiais Prisões em flagrante Ficam presos

We use gun suicide as a proxy for gun availability: part of homicide decline is explained by gun control (R2 =.69 AIC= 512)

We also use guns lost as a proxy for gun availability: part of homicide decline is explained by gun control (R2 =.65 AIC= 456)

Criminality is falling? Blame the Police ! a criação do Infocrim, para georeferenciamento das ocorrências criminais (1999), expandido para toda região metropolitana, Santos, Campinas e todos os municípios sede de departamento; a criação do Fotocrim, com o cadastro de mais de 300 mil criminosos procurados, cumprindo pena ou presos em flagrante, permitindo a identificação fotográfica, modus operandi e região de atuação dos suspeitos de crimes e facções criminosas (1999); a criação do Disque-Denúncia para receber informações sobre crimes e criminosos da população (2000); a criação da rede INTRAGOV, que implantou links para comunicação entre todas as companhias da PM no Estado bem como em unidades da Polícia Civil (2000); a criação das Delegacias participativas, para melhorar o atendimento e a eficiência investigativa (2000); o Plano de Combate aos Homicídios do DHPP, com ênfase na captura de homicidas contumazes (2001); o Copom-on line para análise em tempo real dos chamados ao 190 (2001); as desativações das carceragens policiais na Capital, liberando policiais para o trabalho de investigação (2001 em diante); a compatibilização territorial das áreas de atuação das polícias civil e militar a elaboração dos POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) para uniformizar o atendimento de diversos tipos de situações pela Polícia Militar; a contratação dos Soldados Temporários e da liberação do efetivo que fazia guarda nas muralhas dos presídios; a criação do DIPOL – Departamento de Inteligência Policial da Polícia Civil e seu programa de escutas Guardião (2003); o sistema Ômega de investigação, permitindo o cruzamento e visualização de relacionamentos entre criminosos, ocorrências, telefones, contas bancárias, etc (2004); a versão 3.0 corporativa do SIOPM, para o despacho de viaturas, em funcionamento mas 55 maiores cidades do Estado e que permite o armazenamento de informações sobre pessoas, armas e veículos e gera estatísticas para o planejamento do policiamento ostensivo (2004); as Bases Comunitárias Móveis, complementado as antigas bases fixas e postos policiais; a reestruturação e criação dos novos comandos e departamentos policiais no interior, como os Deinters/ CPI 8 e 9 (2005); o programa de policiamento com motocicletas nos principais corredores ROCAM (2005), dando mobilidade e prevenindo crimes contra o patrimônio; o projeto Phênix de identificação de Suspeitos, inclusive pela voz (2006); a criação do setor de Inteligência Prisional, monitorando conversas telefônicas e infiltrando informantes; a criação formal da Coordenadoria dos Conselhos Comunitários de Segurança, mais de 800 em todo Estado, em funcionamento desde 1983 (2006) o Sistema de Mapeamento de Suspeitos, que usa o conceito de perfil geográfica para definir a provável área de residência de um suspeito (2007)