EMBRIOLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Noções de embriologia.
Advertisements

EMBRIOLOGIA.
REPRODUÇÃO HUMANA.
EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
Desenvolvimento embrionário.
Embriologia.
Embriologia Animal Prof. Protásio Moraes.
Embriologia   Embriologia é a parte da Biologia que estuda as transformações que se processa no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.
“A ontogenia recapitula a filogenia”
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA Prof. M.Aguiar. EMBRIOLOGIA Definições Tipos de Óvulos Tipos de Clivagens Embriogênese Destino dos folhetos Classificação embriológica Anexos.
PROF CLAUDIO GIOVANNINI
Embriologia.
- ramo da biologia que estuda o desenvolvimento de embriões e fetos -
Desenvolvimento Embrionário
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA.
Noções de Embriologia Prof: Edson Robert.
EMBRIOLOGIA PROF EDU RABELO.
REPRODUÇÃO 1 – ASSEXUADA Divisão Binária (cissiparidade)
Professor: Rafael Bezerra
EMBRIOLOGIA Prof. Aldrim
Tipos de óvulos Classificados conforme a quantidade e distribuição do vitelo ou lécito (reserva de lipídio e proteína ) em: Oligolécito Heterolécito.
Desenvolvimento Embrionário
Prof. Jorge Luiz Biologia EMBRIOLOGIA.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
EMBRIOLOGIA.
Embriologia.
Anexos embrionários dos mamíferos
E.E.E.M. ADOLFO FETTER EMBRIOLOGIA Maria Cecília Monteiro.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
GASTRULAÇÃO E ORGANOGÊNESE
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
Tipos de ovos e Segmentação
EMBRIOLOGIA.
Estudo do desenvolvimento
EMBRIOLOGIA Ramo da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário. Esse desenvolvimento faz parte de um processo maior, chamado ontogenia ou ontogênese.
Prof. Fabiano Izidoro Embriologia.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
Embriologia Embriologia.
EMBRIOLOGIA.
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
EMBRIOLOGIA.
Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:
GASTRULAÇÃO E ORGANOGÊNESE
Tipos de Ovos - Quanto ao Vitelo A – Oligolécitos (Alécitos)
Modulo V –especifica intensivo
Revisão de Embriologia
 Marinho  De 5 a 8 cm de comprimento  Cefalocordado.
Intensivo Aula 01.
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA PROF. Regis Romero.
EMBRIOLOGIA HUMANA.
Etapas de desenvolvimento embrionário.
Anexos embrionários Mamíferos.
REINO ANIMAL Marilda Trefzger.
Reprodução e Gametogênese
Embriologia É a ciência que estuda a formação dos complexos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma única célula indiferenciada: ZIGOTO espermatozóide.
Embriologia Prof. ª Andréa Roveré.
GASTRULAÇÃO NEURULAÇÃO.
Sistemática e classificação embriológica dos animais
Colégio e curso Albert - GEO
EMBRIOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

EMBRIOLOGIA

A embriologia estuda as modificações que ocorrem nos seres vivos Introdução A embriologia estuda as modificações que ocorrem nos seres vivos desde a formação da célula ovo até a completa formação do embrião. O desenvolvimento embrionário é dividido em 3 etapas, são elas: * Segmentação * Gastrulação * Organogênese

Tipos de Óvulos São classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo. Mamíferos Anfíbios e Peixes

Segmentação ou Clivagem São divisões celulares, sucessivas e rápidas, que ocorrem após a formação do zigoto e originam células chamadas blastômeros; o conjunto de blastômeros forma uma esfera maciça de células, a MÓRULA.

Tipos de Segmentação Segmentação total ou holoblástica Segmentação parcial ou meroblástica OBS: O tipo de segmentação tem relação direta com a quantidade e a distribuição de vitelo.

Blastulação A mórula originará a blástula pela absorção de líquidos. O acúmulo destes líquidos irá gerar um afastamento dos blastômeros e a formação de uma cavidade mais central, a BLASTOCELE.

Gastrulação É o processo de transformação da blástula em gástrula, durante o qual as células continuam a se dividir e passa a ocorrer aumento do volume do embrião. Três outras características da gastrulação são muito importantes : • Formação dos folhetos embrionários; • Formação do arquêntero (intestino primitivo); • Formação do blastóporo (orifício de comunicação do arquêntero com o exterior). OBS: - Deuterostômios são animais cujo blastóporo dará origem ao ânus. Ex.: mamíferos - Protostômios são animais cujo blastóporo dará origem à boca. Ex.: minhocas

Neurulação

Nêurula

Desenvolvimento Embrionário Segmentação: Gastrulação: Organogênese: . Zigoto . Mórula . Blástula . Gástrula . Nêurula

ORGANOGÊNESE O embrião atinge a fase de nêurula. Compreende a formação do mesoderma. A partir daí, o mesoderma induz a ectoderme a formar o tubo neural. Na nêurula, já se observa o celoma. A conclusão do desenvolvimento embrionário se dá com o processo organogenético, isto é, de formação de órgãos. DESTINO DOS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS: ECTODERMA: sistema nervoso, epiderme e anexos (glândulas, pêlos e unhas), córnea, cristalino, mucosa bucal, nasal e anal. MESODERMA: esqueleto, músculos, cartilagens, sangue, derme, sistema geniturinário. ENDODERMA: epitélio de revestimento do tubo digestório (exceto oral e anal), glândulas anexas ao tubo digestório, sistema respiratório, tiróide e paratireóide, revestimento do sistema geniturinário.

ANEXOS EMBRIONÁRIOS 1- SACO VITELINO: Tem a função de nutrição, nos mamíferos ele se atrofia com o tempo, pois a placenta assume essa função. 2- ÂMNION: Tem a função de produção do líquido amniótico que protege o embrião contra choques mecânicos e dessecação, mantém a temperatura do corpo e permite a movimentação do embrião. 3- ALANTÓIDE: órgão de excreção, nos seres humanos ele se atrofia e a placenta desenvolve esta função, mas os seus vasos sanguíneos darão origem ao cordão umbilical (comunicação entre a placenta e o embrião). 4- CÓRION: isola o embrião da resposta imunológica da mãe e participa do processo de formação da placenta. PLACENTA: é responsável pelas trocas (nutrientes, água, anticorpos, hematose, hormônios) entre o feto e a mãe, sem que haja mistura de sangue.