Redes Neurais Artificiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: uma aplicação do tipo perceptron multilayer na identificação de impressões digitais Acadêmico: José Mário Pereira Dantas Orientador:
Advertisements

REDES AUTO-ORGANIZAVEIS (MAPAS AUTO-ORGANIZÁVEIS)
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Redes Neurais Artificiais (RNA): Aprendizado
Aspectos de Implementação do Algoritmo Backpropagation
RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS APLICANDO REDES NEURAIS
REDES NEURONAIS ARTIFICIAIS (RNAs) Universidade do Minho.
AULA06-exercícios MLP.
Adaptive Resonance Theory Carpenter & Grossberg
Backpropagation Through Time
AULA 03 PERCEPTRON SIMPLES.
AULA04 PERCEPTRON MULTI-CAMADAS MULTI-LAYER PERCEPTRON (MLP)
Prof. Júlio Cesar Nievola PPGIA - PUCPR
Redes Neurais Artificiais
Algoritmos Construtivos
Perceptrons e Multilayer Perceptrons
Redes Neurais Artificial
Curso Introdução às Redes Neuronais Parte 2 Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
Aspectos da Implementação de Redes Neurais
Introdução à Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais Prof
Cérebro Artificial Intelligence, a modern approach
Redes Neurais (Conceitos Fundamentais)
Germano C. Vasconcelos Centro de Informática - UFPE
Redes de Funções de Base Radial Radial Basis Functions (RBFs)
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Redes Neurais prof. Luis Otavio Alvares
Análise Multivariada Aplicada as Ciências Agrárias
Inteligência Artificial
Polliana Corrêa Morais (bolsista); Leandro Osmar Werle (colaborador/
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Redes Neurias
Previsão de consumos a curto prazo
Introdução O que é computação?.
Uma Introdução às Redes Neurais
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Aprendizado de Máquina
Redes neurais artificiais
SBRN’02 - Simpósio Brasileiro de Redes Neurais
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Redes Neuronais/Neurais/ Conexionistas Introdução
Adaline ta distância entre saída e resposta desejada
RNA – Radial Basis Function
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
Revisão 2° Bimestre Inteligência Artificial. Redes Neurais.
Redes Neurais Artificiais. Introdução RNA são modelos matemáticos que se assemelham às estruturas neurais biológicas Capacidade computacional adquirida.
UMA ESTRATÉGIA DE REDE NEURAL APLICADA À GAME ESTILO BEAT’EM UP Mendes,T.M. e Almeida, A.G. RESUMO O projeto consiste no desenvolvimento de um jogo 2D.
José Reinaldo Lemes Júnior Orientador: Prof. Wilian Soares Lacerda.
Prof. Anne Magály de Paula Canuto
Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação
Implementação de uma arquitetura de Redes Neurais MLP utilizando FPGA
Biometria Reconhecimento de Assinaturas
Redes Neurais Artificiais
Redes Neurais Treinamento de MLP. Treinamento Divisão das entradas Parâmetros de treinamento –350 iterações –Nº de nós da camada interna (26, 46, 92)
Redes Neurais Artificial
Aprendizado da rede O aprendizado, na maioria das vezes, constitui no ajuste do conjunto de pesos de modo que a rede consiga executar uma tarefa específica.
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Revisão de Sistemas Inteligentes
Redes Neurais Artificiais
O Que São as Redes Neurais Artificiais
DAS MSPO Eduardo Camponogara
Inteligência Artificial
Treinamento Quando são criadas, as RNA ainda não são capazes de resolver os problemas, elas precisam ser treinadas, ensinadas, do mesmo jeito que as pessoas,
REDES NEURAIS E SUAS APLICAÇÕES ALUNO: Paulo Celso da Silva e Souza Junior.
Detecção de tráfego Skype na Web através de Redes Neurais Artigo Original: Freire, P. E., Ziviani, A., and Salles, R. M. (2008). Detecting skype flows.
Objetivo Este projeto destina-se ao estudo e à elaboração de modelos neurais artificiais, com o auxílio do programa Matlab. O objetivo principal deste.
Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 12 Aprendizado não Supervisionado Mapas auto-organizáveis Max Pereira.
Transcrição da apresentação:

Redes Neurais Artificiais Vitor Almeida

O que são redes neurais Composição de elementos simples agindo em paralelo. Inspiração biológica – NEURÔNIOS. A função simulada pela rede é determinada pelos pesos entre os neurônios.

Tem que se treinar a rede! Normalmente, o treinamento é feito apresentando a rede vários vetores de entrada e cada uma de suas saídas desejadas (TREINAMENTO SUPERVISIONADO).

+ Treinamento O treinamento pode ser do tipo BATCH ou ON-LINE. O treinamento pode ser NÃO-SUPERVISIONADO.

A pouco tempo atrás...

Neurônios

Funções de ativação

Neurônio com um vetor de entradas

Uma camada de neurônios

Várias camadas de neurônios

O Perceptron

Regras de Aprendizado Uma regra de aprendizado é o procedimento para modificar os pesos e bias de uma rede. No caso do aprendizado supervisionado uma série de exemplos e respectivas saídas desejadas é apresentado a rede. Assim, um exemplo é apresentado a rede e saída da rede é comparada com a saída desejada, caso não sejam iguais, os pesos e bias são ajustados para aproximar a saída da rede à saída desejada.

Regra de treinamento do Perceptron (Delta Rule) Para cada exemplo apresentado ao Perceptron: Caso 1: se a saída obtida for igual a desejada, os pesos (matriz W) não são alterados. Caso 2: se a saída obtida for 1 e a desejada 0, os valores de P são adicionados a W. Caso 3: se a saída obtida for 0 e a desejada 1, os valores de P são subtraídos de W. Ou seja: ∆W = erro * P A medida que os exemplos são apresentados à rede e os pesos ajustados, o Perceptron passa a resolver corretamente todos os exemplos.

Backpropagation ou Retropropagação Generalização da regra de aprendizado de Widrow-Holf para redes com várias camadas e funções de ativação diferenciáveis e não lineares. Redes com bias, uma camada sigmóide e uma camada de saída linear podem aproximar qualquer função com um número finito de descontinuidades. Assim, após treinamento uma rede MLP-BP responde razoavelmente bem à entradas cujas saídas desejadas não foram apresentadas a rede.

O processo para construir e fazer funcionar uma MLP-BP Separe os dados de treinamento. Crie a rede. Treine a rede. Simule as respostas da rede a novos inputs.

Arquitetura

Como treinar? Duas Fases: Forward: Um exemplo é apresentado a camada de entrada. O “sinal” percorre as camadas escondidas. Em cada camada, cada neurônio gera sua saída que servirá de entrada para os neurônios da camada subsequente. As saídas produzidas pela última camada são comparadas às saídas desejadas. Backward: A partir da última camada até a camada de entrada: Os neurônios da camada atual ajustam seus pesos de forma a reduzir seus erros. Os erros dos neurônios das camadas intermediárias são calculados a partir dos erros dos neurônios da camada subseqüente ponderados pelos pesos das conexões entre eles.

Aplicações Reconhecimento de imagens Reconhecimento de sons classificação de caracteres reconhecimento de assinaturas reconhecimento de faces Reconhecimento de sons classificação de fonemas reconhecimento de comandos Classificação financeira análise de crédito análise de investimentos previsão e falência de empresas

+ Aplicações Análise de células cancerígenas Diagnóstico de doenças Predição de casos de dengue a partir de séries históricas Reconhecimento de cadeias de nucleotídeos

Xiscanoé A idéia inicial seria usar uma rede neural artificial no lugar das regras de mudança de estado dos autômatos celulares. Dificuldades: treinamento da rede, onde conseguir uma série histórica para treinar a rede? Resolução: Buscar bases de dados alternativas. Uma idéia: Previsão da incidência de dengue por bairro em Jaboatão. Cada bairro seria uma célula!

Xiscanoé Outro caminho: Entender como funcionam os autômatos hoje em funcionamento no Xiscanoé! Daí ou implementar a idéia de usar redes neurais no lugar das regras... Ou tentar implementar redes neurais para fazer o que os autômatos fazem e comparar. Finalmente tentar entender o que uma cellular neural network, que é uma rede neural baseada nos autômatos celulares.