HINO DA CF 2015 /:EU FIZ DO MEU POVO OS ATORES DA PAZ!:/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
A Missão.
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos da “conversa”
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
veio morar no meio de nós
Pastoral do batismo Formação para agentes
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Luzes e Sombras da Família hoje:
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
3ª Parte Agir.
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
Quarta-feira de cinzas
Pastoral da Educação e da Cultura
Diocese de São João da Boa Vista
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Terceira Parte.
Segunda Parte.
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
QUARESMA.
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
primeiro, que seja aquele que
Economia e Vida.
Fraternidade e Juventude
COORDENADORES DE COMUNIDADE
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE
Mãe de Deus.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
Fraternidade: Igreja e sociedade
Primeiro momento – VER Relação: Igreja e Sociedade
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
 As origens do Cristianismo estão radicadas na vida, pregação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele assumiu e viveu a cultura de seu povo, participando.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Transcrição da apresentação:

HINO DA CF 2015 /:EU FIZ DO MEU POVO OS ATORES DA PAZ!:/ 1. EM MEIO ÀS ANGÚSTIAS, VITÓRIAS E LIDAS, NO PALCO DO MUNDO, ONDE A HISTÓRIA SE FAZ SONHEI UMA IGREJA A SERVIÇO DA VIDA. /:EU FIZ DO MEU POVO OS ATORES DA PAZ!:/

QUERO UMA IGREJA SOLIDÁRIA, SERVIDORA E MISSIONÁRIA, QUE ANUNCIA E SAIBA OUVIR. A LUTAR POR DIGNIDADE, POR JUSTIÇA E IGUALDADE, POIS "EU VIM PARA SERVIR"

/:DEUS AMA O PEQUENO E DESPREZA O PODER:/ 2. OS GRANDES OPRIMEM, EXPLORAM O POVO, MAS ENTRE VOCÊS BEM DIVERSO HÁ DE SER. QUEM QUER SER O GRANDE SE FAÇA DE SERVO: /:DEUS AMA O PEQUENO E DESPREZA O PODER:/

QUERO UMA IGREJA SOLIDÁRIA, SERVIDORA E MISSIONÁRIA, QUE ANUNCIA E SAIBA OUVIR. A LUTAR POR DIGNIDADE, POR JUSTIÇA E IGUALDADE, POIS "EU VIM PARA SERVIR"

/:DE PORTAS ABERTAS, SEM MEDO DE AMAR!:/ 3. PRECISO DE GENTE QUE CURE FERIDAS, QUE SAIBA ESCUTAR, ACOLHER, VISITAR. EU QUERO UMA IGREJA EM CONSTANTE SAÍDA, /:DE PORTAS ABERTAS, SEM MEDO DE AMAR!:/

QUERO UMA IGREJA SOLIDÁRIA, SERVIDORA E MISSIONÁRIA, QUE ANUNCIA E SAIBA OUVIR. A LUTAR POR DIGNIDADE, POR JUSTIÇA E IGUALDADE, POIS "EU VIM PARA SERVIR"

/:UM DEUS QUE SE INCLINA 4. O MEU MANDAMENTO É ANTIGO E TÃO NOVO: AMAR E SERVIR COMO FAÇO A VOCÊS. SOU MESTRE QUE ESCUTA E CUIDA SEU POVO, /:UM DEUS QUE SE INCLINA E QUE LAVA SEUS PÉS:/

QUERO UMA IGREJA SOLIDÁRIA, SERVIDORA E MISSIONÁRIA, QUE ANUNCIA E SAIBA OUVIR. A LUTAR POR DIGNIDADE, POR JUSTIÇA E IGUALDADE, POIS "EU VIM PARA SERVIR"

/:VEM! CALÇA AS SANDÁLIAS, 5. AS CHAGAS DO ÓDIO E DA INTOLERÂNCIA SE CURAM COM O ÓLEO DO AMOR-COMPAIXÃO. NA LUZ DO EVANGELHO, ACENDE A ESPERANÇA. /:VEM! CALÇA AS SANDÁLIAS, ASSUME A MISSÃO!:/

QUERO UMA IGREJA SOLIDÁRIA, SERVIDORA E MISSIONÁRIA, QUE ANUNCIA E SAIBA OUVIR. A LUTAR POR DIGNIDADE, POR JUSTIÇA E IGUALDADE, POIS "EU VIM PARA SERVIR"

INSPIRAÇÃO BÍBLICA: Mc 10,32-45

QUE SIRVAMOS NA CONSTRUÇÃO PRECES: SENHOR, QUE SIRVAMOS NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO NOVO!

ALEGRIA E ESPERANÇA DE VOSSO POVO, VÓS CONDUZIS A IGREJA, ORAÇÃO DA CF 2015 Ó PAI, ALEGRIA E ESPERANÇA DE VOSSO POVO, VÓS CONDUZIS A IGREJA, SERVIDORA DA VIDA, NOS CAMINHOS DA HISTÓRIA.

A EXEMPLO DE JESUS CRISTO E OUVINDO SUA PALAVRA QUE CHAMA À CONVERSÃO, SEJA VOSSA IGREJA TESTEMUNHA VIVA DE FRATERNIDADE E DE LIBERDADE, DE JUSTIÇA E DE PAZ.

ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO DA VERDADE PARA QUE A SOCIEDADE SE ABRA À AURORA DE UM MUNDO JUSTO E SOLIDÁRIO, SINAL DO REINO QUE HÁ DE VIR. POR CRISTO SENHOR NOSSO. AMÉM!”

FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE O TEMA FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE

A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E SOCIEDADE, A ABORDAGEM SOBRE: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E SOCIEDADE, BEM COMO, SOBRE A PRESENÇA DA IGREJA NA SOCIEDADE

(VALORES DO REINO DE DEUS) E DOS ENSINAMENTOS DO VATICANO II À LUZ DO EVANGELHO (VALORES DO REINO DE DEUS) E DOS ENSINAMENTOS DO VATICANO II

Os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II Contexto Pastoral: (11/10/1962 – 8/12/1965)

- Constituição Pastoral Gaudium et Spes, 21º Concílio Ecumênico  da História da Igreja - Constituição Pastoral Gaudium et Spes, sobre a Igreja no Mundo de Hoje -Constituição Dogmática Lumen Gentium, sobre a Igreja

“AS ALEGRIAS E AS ESPERANÇAS, AS TRISTEZAS E AS ANGÚSTIAS DOS HOMENS DE HOJE, SOBRETUDO DOS POBRES E DE TODOS AQUELES QUE SOFREM,

AS ALEGRIAS E AS ESPERANÇAS, SÃO TAMBÉM AS ALEGRIAS E AS ESPERANÇAS, AS TRISTEZAS E AS ANGÚSTIAS DOS DISCÍPULOS DE CRISTO; E NÃO HÁ REALIDADE ALGUMA VERDADEIRAMENTE HUMANA QUE NÃO ENCONTRE ECO NO SEU CORAÇÃO” (Gaudium et Spes, n. 1)

O LEMA “EU VIM PARA SERVIR” (cf. Mc 10,45)

"O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir Inspirado em Mc 10,45: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”

Contexto Bíblico: Mc 10,32-45 - Terceiro anúncio da Paixão (32-35); - Ambição de Tiago e João (36-40); - A queixa dos outros dez discípulos (41); - Ensinamento de Jesus sobre o exercício da autoridade (poder) para servir (42-45).

CONTEXTO LITÚRGICO: LAVA-PÉS

Quinta-Feira Santa - Abertura Tríduo Pascal (Entrega/Ápice); - Instituição da Eucaristia; - Instituição do Sacerdócio Ministerial; - Mandamento sobre a Caridade.

QUE JESUS FAZ DE SI MESMO. SIGNIFICA TAMBÉM O SERVIÇO LAVA-PÉS GESTO SIMPLES, PORÉM SIMBÓLICO, QUE SE REVELA COMO CONCRETIZAÇÃO ELOQUENTE DA ENTREGA TOTAL, “ATÉ O FIM” (Jo 13,1), QUE JESUS FAZ DE SI MESMO. SIGNIFICA TAMBÉM O SERVIÇO E A CARIDADE DE CRISTO.

Contexto Pastoral: Pont. do Papa Francisco

"PREFIRO UMA IGREJA ACIDENTADA, FERIDA E ENLAMEADA POR TER SAÍDO PELAS ESTRADAS, A UMA IGREJA ENFERMA PELO FECHAMENTO E A COMODIDADE DE SE AGARRAR ÀS PRÓPRIAS SEGURANÇAS" (Evangelii Gaudium, 49).

OBJETIVO GERAL APROFUNDAR, À LUZ DO EVANGELHO, O DIÁLOGO E A COLABORAÇÃO ENTRE A IGREJA E A SOCIEDADE, PROPOSTOS PELO CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, COMO SERVIÇO AO POVO BRASILEIRO, PARA A EDIFICAÇÃO DO REINO DE DEUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (6) 1º FAZER MEMÓRIA DO CAMINHO PERCORRIDO PELA IGREJA COM A SOCIEDADE, IDENTIFICAR E COMPREENDER OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA SITUAÇÃO ATUAL;

2º APRESENTAR OS VALORES ESPIRITUAIS DO REINO DE DEUS E DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA, COMO ELEMENTOS AUTENTICAMENTE HUMANIZANTES; 3º IDENTIFICAR AS QUESTÕES DESAFIADORAS NA EVANGELIZAÇÃO DA SOCIEDADE E ESTABELECER PARÂMETROS E INDICADORES PARA A AÇÃO PASTORAL;

4º APROFUNDAR A COMPREENSÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA, DA INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO, DA CULTURA DA PAZ, DO ESPÍRITO E DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E INTERCULTURAL, PARA SUPERAR AS RELAÇÕES DESUMANAS E VIOLENTAS;

5º - BUSCAR NOVOS MÉTODOS, ATITUDES E LINGUAGENS NA MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO DE LEVAR A BOA-NOVA A CADA PESSOA, FAMÍLIA E SOCIEDADE; 6º ATUAR PROFETICAMENTE, À LUZ DA EVANGÉLICA OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES, PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA PESSOA E NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA.

PRIMEIRA PARTE Breve histórico das relações Igreja e sociedade no Brasil A sociedade brasileira atual e seus desafios O serviço da Igreja à sociedade brasileira Igreja - Sociedade: convergências e divergências

SEGUNDA PARTE A relação Igreja - sociedade à luz da palavra de Deus A relação Igreja - sociedade à luz do Magistério da Igreja A relação Igreja - sociedade à luz da Doutrina Social da Igreja

serviço, diálogo e cooperação TERCEIRA PARTE Igreja e sociedade: serviço, diálogo e cooperação Os critérios: dignidade humana, bem comum e justiça social O serviço da Igreja à Sociedade Viver a Campanha da Fraternidade

Primeira Parte [Ver]

Breve histórico das relações Igreja e sociedade no Brasil

1.1 Das origens à Cristandade a) Oposição: até 311 Na Antiguidade, a Igreja enxergava sua relação com o mundo (concretização histórica da sociedade) como uma relação de oposição. Daí que ser contra o mundo era uma postura quase natural dos cristãos, que proclamavam que Jesus é o Senhor, e não César. PAX ROMANA – PAX CHRISTI

b) Identificação: final da Antiguidade e toda a Idade Média - 311: Edito de Milão (liberdade de culto); 380: Edito de Tessalônica (religião oficial); 476: Queda do Império Romano do Ocidente A Igreja: + preencheu os vazios deixados pela fim do Império, tornando-se a nova referência e considerando-se herdeira do legado romano; + evangelizou os povos emergentes e os integrou numa nova unidade sociopolítica e cultural.

Coroa de Carlos Magno (742-814) Esta nova configuração sociocultural ficou conhecida como CRISTANDADE. A principal característica dessa sociedade é que a vida das pessoas e das instituições era organizada com inspiração cristã (TB n. 15). Coroa de Carlos Magno (742-814) Imperador dos Francos

ASSIM, A IGREJA ERA O MUNDO Não havia maiores diferenças entre ser cristão e ser cidadão e o batismo era a ocasião em que se oficializava a pertença do indivíduo ao grupo social. ASSIM, A IGREJA ERA O MUNDO E O MUNDO ERA A IGREJA.

c) Afastamento: Idade Moderna O mundo passa a compreender-se como algo DIFERENTE da Igreja, isto é, a sociedade começa a organizar-se fora da influência eclesiástica.

d) Ruptura: Idade Contemporânea 1789: Revolução Francesa Os bens eclesiásticos foram secularizados, muitos padres foram assassinados e a Igreja foi BANIDA do espaço político francês. A reação da Igreja foi de insatisfação com essa situação, e passou a combater as novas ideias (iluminismo/modernismo), condenando o mundo.

e) Reaproximação: Vaticano II (1962-1965) O Concílio criou uma oportunidade de reaproximação, possibilitando a Igreja DIALOGAR com o mundo e a humanidade. A partir do Concílio a Igreja se reconheceu, nas palavras da Gaudium et Spes, SERVIDORA do mundo.

A Igreja vê sua ação como a de CUIDADO com o mundo, com as pessoas que o integram.

1.2. A Cristandade lusitana: Padroado “Um modo de relação entre a Santa Sé e o Estado Português, que conferia ao monarca a TAREFA de defender a fé e o DIREITO de intervir em assuntos eclesiásticos, como nomeação e manutenção de clérigos e fundação de dioceses. Cabia também ao monarca português enviar missionários e gerir os trabalhos eclesiásticos realizados no Brasil” (TB 17) e receber o dízimo.

Protagonistas da Evangelização Ordens Religiosas: jesuítas (trabalho com os nativos/ escolas), franciscanos, os carmelitas e os beneditinos. Leigos: “As confrarias leigas, mucamas e donas-de-casa, músicos e cantadores populares, e, ainda, os ermitães e os denominados irmãos, beatos e beatas, quilombolas e outros. A ação dessas pessoas contribuiu na formação do catolicismo vivido pela grande maioria do povo brasileiro” (TB 20).

1.3. O Império... 1822: Proclamação da Independência do Brasil em relação ao Reino de Portugal e Dom Pedro I foi aclamado Imperador. 1824: A Constituição Imperial definiu a "Religião Católica Apostólica Romana" como região oficial do Brasil. A Santa Sé, ao reconhecer oficialmente o novo Império, concedeu ao Monarca o direito de Padroado, nos mesmos moldes do acordo firmado com os Reis de Portugal (TB 21).

Atuação da Igreja: Estabelecimentos de ensino; Casas de Misericórdia; Muitos Padres tiveram papéis de destaque na administração Imperial: + chefiando cargos públicos, + aconselhando os Imperadores, + aconselhando políticos importantes, + mediando conflitos e revoltas civis (TB 22).

... E o início da República 15/11/1889: Proclamação da República do Brasil 07/01/1890: Decreto 119A “Art. 4º Fica extinto o padroado com todas as suas instituições, recursos e prerrogativas” “A partir disso, a criação de novas dioceses e paróquias a fundação de seminários e de obras voltadas aos pobres, a indicação e nomeação de clérigos para cargos eclesiásticos e outras atribuições, até então de competência do Estado Imperial, passaram, finalmente, a depender da própria Igreja” (TB 24).

1.4. Os desafios da primeira metade do século XX De 1930 a 1950, situações inéditas impunham novos desafios pastorais: - a expansão acelerada de alguns centros urbanos, - a formação da classe média, - a ditadura Vargas, - a redemocratização política do pós-guerra, - o modernismo nas artes e na literatura (TB 25).

A atuação da Igreja A resposta da Igreja veio na forma de várias iniciativas: a atuação da recém-criada CNBB (1952); a mobilização dos leigos por meio: + da Ação Católica Especializada, + do Movimento de Educação de Base (MEB), + dos sindicatos rurais de inspiração eclesial (TB 26). Frutos: Criação da SUDENE: Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (TB 27).

1.5. Desafios do período da repressão No final da década de 60 e início dos anos 70 os desafios eram oriundos, sobretudo: - do avanço da industrialização, - do agravamento dos problemas sociais (campo e cidade) - da ditadura militar - e de uma verdadeira ebulição cultural nos grandes centros urbanos (TB 30).

As primeiras experiências de PASTORAIS SOCIAIS A atuação da Igreja As primeiras experiências de PASTORAIS SOCIAIS

1.6. Desafios da redemocratização No final da década de 1980, a Igreja acompanhou e participou ativamente do processo de redemocratização do Brasil: - Apoiando movimentos: Anistia e "Diretas já"; - Atuando no Processo Constituinte; - Lançando documentos para o aprimoramento democrático.

Novas Iniciativas Pastoral da Mulher Margilanalizada

2. A sociedade brasileira atual e seus desafios

2.1. A demografia Mudança de perfil: diminuição do número de crianças, aumento de idosos (TB 41). - A redução de crianças e adolescentes, que poderia facilitar a gestão do sistema educacional, ainda não proporcionou melhorias significativas (TB 42).

2.2. A urbanização e algumas dificuldades Em 1940 a população urbana era restrita a 31% e hoje está em torno de 85% Rápida urbanização + falta de planejamento = favelização, poluição, violência, drogadição, enchentes, mobilidade (transporte público ruim) e precárias condições sanitárias (TB 43).

2.3. Articulação: políticas públicas com objetivos econômicos e sociais O Bolsa família com 0,5% do PlB atende 14 milhões de famílias e atinge 1/4 da população. Após dez anos, o programa contribuiu para a diminuição da pobreza extrema da população de 9,7% para 4,3% (TB 47).

da mortalidade de crianças até cinco anos: A redução da mortalidade de crianças até cinco anos: O índice de mortes por mil nascidos vivos passou de 53,7 em 1990, para 17,7 em 2011 (TB 47).

(mais de 100 milhões de pessoas). 2.4. Economia: estabilidade e avanço da classe média - A economia brasileira: é a maior da América Latina e do hemisfério Sul; a oitava do mundo (TB 49). - Duas décadas de estabilidade econômica (TB 50): - mais empregos; - aumento da renda; - crescimento da classe média (mais de 100 milhões de pessoas).

Esta classe média ampla passou a consumir alguns produtos antes restritos à classe alta (planos de saúde, escolas particulares, previdência privada e viagens aéreas). Hoje encontra-se endividada, com pessoas atônitas e angustiadas num contexto de crédito caro e baixa poupança, dada a desaceleração econômica do país, verificada a partir de 2011.

2.5. As minorias na sociedade brasileira Indígenas, quilombolas, pescadores, comunidades tradicionais e povos nômades Muitas DIFICULDADES estão relacionadas a POBREZA Eles precisam de apoio na luta pelos seus territórios, pela manutenção de sua cultura e pela sobrevivência no modo de vida próprio de sua tradição (TB 52).

2.6. A violência na sociedade brasileira O país apresenta uma taxa de 20,4 homicídios por 100 mil habitantes (oitava pior marca entre 100 nações!!) Principais causas: o comércio de drogas e a drogadição O país é o maior consumidor mundial de drogas como o crack, e o segundo de cocaína

Apesar da impunidade, mais de MEIO MILHÃO de brasileiros está detido no sistema carcerário. A maioria é jovem, negra e pobre, com poucas oportunidades de reintegração social.

3. O serviço da Igreja à sociedade brasileira

3.1. O serviço das comunidades católicas A mensagem do Evangelho exige dos cristãos o DIREITO e o DEVER de participar da vida da sociedade (TB 59). A Igreja serve a sociedade (TB 60- 62): - Através da cooperação a favor da verdade da justiça e da fraternidade em vista do bem comum; Estabelecendo parcerias com instituições; Com suas articulações pastorais.

Exemplos do engajamento social e político da Igreja católica com suas parcerias: Desde agosto de 2013, tramita no Congresso o projeto "Saúde + dez", que reivindica 10% das receitas brutas da União para a Saúde Pública. Este projeto é fruto da CF2012.

3.2. A solicitude da Igreja aos mais necessitados Em épocas de inexistência de políticas sociais promovidas pelo Estado, a evangelização suscitou iniciativas e associações para: educar as crianças, suprir a fome, atender os doentes, prover lar para crianças abandonadas e lugar seguro para idosos, como as já evocadas Santas Casas de Misericórdia, as Conferências Vicentinas, orfanatos, colégios, clínicas, hospitais etc. (TB 64).

3.3. A solicitude da Igreja por meio de Pastorais Sociais A Igreja procura transformar efetivamente a sociedade brasileira pela incidência das ações das pastorais sociais (TB 67).

Um dos organismos da Igreja que tem atuação importante nessa perspectiva é a Cáritas Brasileira. Atualmente, ela conduz em nosso país a Campanha Mundial Contra a Fome e a Pobreza (TB 69).

Ainda merece ser citado o trabalho da Pastoral da Juventude, contra a violência e mortes violentas de jovens, que registram aumento assustador

3.4. A Igreja Católica e o contexto religioso da sociedade brasileira - Religiosidade individualista (interesses pessoais); - Papa Francisco: "mundanismo espiritual" + práticas marcadas pela autossatisfação; + perda do sentido comunitário e do projeto de Jesus; + fé subjetivista fechada em seus próprios raciocínios; + gente que se sente superior ao cumprir certas normas ou sendo fiel a um estilo do passado. + resistência a ações pela edificação de uma sociedade justa e fraterna.

3.5. O Ecumenismo Incentivo do Concílio Vaticano II: + Decreto Unitatis Redintegratio (UR) + Declaração Nostra Aetate (NA) + Declaração Dignitatis Humanae (DH) Ecumenismo fortalece a busca de uma atuação conjunta em ações sociais inspiradas no amor ao próximo, bem como colaboração na educação para a paz e em ações que visem o bem-estar físico, moral e espiritual do povo e o bem comum da sociedade (TB 77).

A Igreja no Brasil desenvolve ações ecumênicas em três frentes principais: 1) Integrando o 2) Incentivando a 3) Realizando

convergências e divergências 4. Igreja - Sociedade: convergências e divergências

4.1. O pluralismo A sociedade brasileira apresenta uma pluralidade cultural com sua matriz étnica de origem europeia, africana e indígena. Também é preciso considerar a vinda de muitos migrantes da Ásia, ao longo dos séculos XIX e XX (TB 80).

A Igreja Católica, nesse ambiente plural da sociedade, busca participar ativamente dos debates das questões mais relevantes. Por meio da CNBB ela: + apresenta seus pontos de vista com Notas e pronunciamentos à sociedade; + acolhe grupos dos mais diversos para ouvir pontos de vista contraditórios + integra movimentos com representantes de diversas instituições (TB 84).

4.2. A Reforma Política e a participação popular A democracia brasileira sofre com a corrupção: O reflexo disso é notado no declínio da confiança nas instituições políticas e na administração dos governantes, na condenação e na prisão de dirigentes e lideranças governamentais e partidárias (TB 85). O combate à corrupção requer na base a formação moral e ética das pessoas e o aprimoramento do processo político para coibir os abusos (TB 86).

4.3. As redes de comunicação Permitem novas formas de sociabilidade e de conhecimento. Mas há o risco de um "mau uso".

É preciso valorizar as formas de comunicação e de interação presenciais, a relação "face a face"

Presença da Igreja nos meios de comunicação

guiar-se exclusivamente pela razão 4.4. A racionalidade científica ou instrumental ILUMINISMO: guiar-se exclusivamente pela razão Ao negar qualquer possibilidade de transcendência, produziu-se deformação ética, enfraquecimento do sentido do pecado pessoal e social, e aumento do relativismo (TB 93).

Tudo aquilo que não é submetido à razão ou que não cabe nas suas estreitas margens deveria ser posto de lado. Com esta premissa, o processo civilizatório foi compreendido na perspectiva LAICISTA, não religiosa.

4.5. O laicismo e a laicidade A doutrina da LAICIDADE propõe ao Estado não optar por uma religião oficial para se constituir com o perfil laico e não religioso confessional e resguardar o governo e a sociedade de possíveis fundamentalismos (TB 98) .

O LAICISMO na sociedade brasileira, por exemplo, hostiliza qualquer forma de relevância política da fé e procura desqualificar o empenho social e político das religiões (TB 100). A atuação do cristão na política é uma das exigências de sua missão de testemunhar o Evangelho na vida (TB 101).

4.6. A cultura do descartável Na sociedade de mercado, tudo é passível de ser instrumentalizado, tornado objeto de satisfação do sujeito. Uma vez usado, o objeto é descartado, não tem mais nenhum valor (TB 103). Isso ocorre com as coisas e também com as pessoas “vistas apenas sob o prisma da produção e do consumo” (TB 104).

4.7. Sinais de novos tempos Em contraposição à cultura dominante encontram-se sinais da formação de uma nova cultura marcada pelo respeito à consciência de cada um, pela tolerância e abertura à diferença e multiculturalidade, pela solidariedade com todo o criado, pela rejeição das injustiças e por uma nova sensibilidade para com os pobres.

4.8. Esperança diante dos desafios O Papa Francisco convida a não ser pessimista: Enquanto no mundo, especialmente nalguns países, se reacendem várias formas de guerras e conflitos, nós, cristãos, insistimos na proposta de reconhecer o outro, de curar as feridas, de construir pontes, de estreitar laços e de nos ajudarmos "a carregar as cargas uns dos outros" (TB 109/ EG 67).

Segunda Parte [Julgar]

1. A relação Igreja - sociedade à luz da palavra de Deus

As Sagradas Escrituras revelam que Deus é um criador amoroso As Sagradas Escrituras revelam que Deus é um criador amoroso. Ele viu que toda a realidade criada é boa em si mesma e desejou que o mundo fosse um lugar de harmonia e paz (Gn 1,31). Chamou Abraão e lhe fez uma promessa que se estendia à sua descendência: "Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra" (Gn 12,3).

1.1. O povo de Israel. chamado a ser sinal para todos Com a libertação do Egito Deus propõe as bases de uma nova sociedade a ser construída. A partir da Aliança com Deus e do Mandamentos o povo deveria adotar um modo fraterno de viver e uma estruturação social justa. Ano Sabático A Monarquia: a desvinculação do projeto de Deus gerou injustiças e desestruturou a sociedade.

1.2. O Exílio e a relação de Israel com as nações gentias No contato com outros povos, Israel compreendeu que a eleição da parte de Deus também era tarefa e responsabilidade: "Eu sou o Senhor, TE CHAMEI PARA O SERVIÇO DA JUSTIÇA, tomei-te pela mão e te modelei; eu te constituí como aliança do povo, como luz das nações" (Is 42,6).

Os Profetas e a denúncia do falso culto: "Acaso o jejum que eu prefiro não será isto: soltar as cadeias injustas; desamarrar as cordas do jugo; deixar livres os oprimidos, acabar com toda espécie de imposição?" (ls 58,6) A religião precisa expressar-se com sinceridade no serviço aos outros, como na construção da vida social que gere vida a todos (TB 125).

1.3. Jesus e a organização social de seu tempo Deus Pai, por meio de Jesus, chama os homens e mulheres a acolherem seu Reino de amor e justiça (Mc 1,15), e a estabelecerem relações permeadas pela justiça (TB 126). Jesus colocou em primeiro lugar os pobres, os fragilizados, os excluídos (TB 127).

Para assumir a missão de Jesus, o discípulo precisa estar tomado 1.4. Jesus e a lógica do serviço Jesus não se apresentou como quem queria prestígio, mas como servidor; valorizou os humildes; usou sua autoridade para servir. Para assumir a missão de Jesus, o discípulo precisa estar tomado pelo espírito de serviço (TB 137).

1.5. A Igreja nascente a serviço de uma sociedade reconciliada Jesus confiou aos Apóstolos a missão de construir o Reino de Deus no coração das pessoas (TB 138).

“Se alguém está em Cristo, é nova criatura. Para o Apóstolo Paulo “Se alguém está em Cristo, é nova criatura. O que era antigo passou. agora tudo é novo" (2Cor 5,17; G16,l5).

Esse 'novo' inclui a lógica do serviço. Pelo serviço, os cristãos derrubam as barreiras que dividem a sociedade, pois: "Cristo é a nossa paz; de ambos os povos fez um só, tendo derrubado o muro da separação" (Ef 2,14).

uma mensagem de esperança e vitória 1.6. Igreja e sociedade: uma mensagem de esperança e vitória O Livro do Apocalipse nos apresenta o final feliz da história humana sob a imagem da Nova Jerusalém: Lá não há choro, violência e injustiça. As portas nunca se fecham, mas todos estão em segurança. É um novo tipo de sociedade, orientada pelos valores do Reino de Deus (TB 144).

A criação é reconciliada, a pessoa humana desenvolve-se integralmente, as relações desumanas e violentas são restauradas, o mundo se transforma (TB 146). Igreja, comunidade dos discípulos missionários, é convidada a FAZER PARTE da construção desse novo mundo de justiça, fraternidade e paz, pelo testemunho de Jesus Cristo e serviço à sociedade (TB 147).

2. A relação Igreja - sociedade à luz do Magistério da Igreja

2.1. Igreja: comunidade dos seguidores de Jesus a serviço da sociedade O SIGNIFICADO da relação da Igreja com a sociedade vem explicitado no início da Constituição Apostólica Gaudium et Spes:

“AS ALEGRIAS E AS ESPERANÇAS, AS TRISTEZAS E AS ANGÚSTIAS DOS HOMENS DE HOJE, SOBRETUDO DOS POBRES E DE TODOS AQUELES QUE SOFREM,

AS ALEGRIAS E AS ESPERANÇAS, SÃO TAMBÉM AS ALEGRIAS E AS ESPERANÇAS, AS TRISTEZAS E AS ANGÚSTIAS DOS DISCÍPULOS DE CRISTO; E NÃO HÁ REALIDADE ALGUMA VERDADEIRAMENTE HUMANA QUE NÃO ENCONTRE ECO NO SEU CORAÇÃO” (n. 1)

As relações da Igreja com a sociedade humana em geral são inerentes à sua própria natureza. Ela é a comunidade de homens e mulheres seguidores e seguidoras de Jesus Cristo, constituída por Ele com a missão de ANUNCIAR e TESTEMUNHAR o Evangelho da salvação a toda a criatura (Mc 16,15) – TB 153

A missão da Igreja Católica é colocar à disposição do gênero humano as forças salvadoras que ela recebe de Cristo. Propõe salvar a pessoa humana integralmente e restaurar a sociedade humana no que se refere à sua finalidade mais autêntica: o desenvolvimento integral a partir do bem comum.

Os cristãos são anunciadores e agentes de uma nova ordem social: "a civilização do amor", na expressão de Paulo VI (TB 149).

2.2. O anúncio do Evangelho e os "sinais dos tempos" A Igreja não apenas colabora com a sociedade, mas também é AJUDADA pela sociedade (TB 155/GS 40).

Dimensão teologal dos "SINAIS DOS TEMPOS" (João XXIII): “Através deles Deus interpela os cristãos a uma relação especial com ele e com seus apelos" (TB 158).

e preferencialmente pelos pobres 2.3. Opção pelo ser humano e preferencialmente pelos pobres - O Concílio Ecumênico Vaticano II indicou o caminho de servir a Deus servindo o ser humano (TB 161). - O sinal do aprofundamento da relação entre Igreja e o ser humano está na transição de uma Igreja comprometida com o poder para uma Igreja solidária com os pobres (TB 162).

João Paulo II alçou a opção pelos pobres à categoria de critério de seguimento de Cristo para a Igreja em todo o mundo (NMI 49). Bento XVI elevou à categoria teológica ao dizer que "a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza" (DAp 392).

"Ah, como gostaria de uma Igreja pobre e para pobres!" - O papa Francisco propôs no início de seu pontificado o empenho por "uma Igreja pobre e para os pobres" "Ah, como gostaria de uma Igreja pobre e para pobres!"  Foi o que disse o Papa durante seu encontro com os jornalistas, 16/03/13, logo depois de explicar porque adotou o nome "Francisco”.

3. A relação Igreja - sociedade à luz da Doutrina Social

3.1. A pessoa humana, a sociedade e a subsidiariedade A PESSOA HUMANA vive na sociedade. A sociedade não lhe é algo acessório, mas uma exigência da sua natureza (TB 175).

Para a Igreja, a SOCIEDADE é como um conjunto de pessoas vivendo de modo orgânico (TB 176).

A SUBSIDIARIEDADE é um dos princípios mais característico da Doutrina Social da Igreja. Ele estabelece que uma sociedade de ordem superior não deve interferir na vida interna duma sociedade de ordem inferior, privando-a das suas competências, mas deve antes apoia-Ia, em caso de necessidade, e ajuda-Ia a coordenar a sua ação com a dos demais componentes sociais, com vista ao bem comum (TB 177/CEC 1883).

O princípio da subsidiariedade opõe-se a todas as formas de coletivismo e marca os limites da intervenção do Estado (TB 178).

3.2. Família: primeira escola das virtudes sociais A família é uma das instituições sociais que mais corresponde à natureza humana (TB 179).

- É preciso afirmar a primazia da família em relação à sociedade e ao Estado: A família não é, portanto, para a sociedade e para o Estado; antes, a sociedade e o Estado são para a família (TB 181/ CDSI 214).

O dever de educar é original e primário dos pais, pela relação de amor que subsiste entre pais e filhos, e não delegável totalmente a outros ou por outros usurpável (TB 185).

e o desenvolvimento da sociedade 3.3. O bem comum e o desenvolvimento da sociedade A Igreja compreende o BEM COMUM como o conjunto das condições sociais que permitem, tanto aos grupos como a cada um dos seus membros, atingir a sua perfeição, do modo mais completo e adequado (TB 189/CEC 1906)

O bem comum requer: - O respeito da pessoa; - O bem estar social; - O desenvolvimento da sociedade; - Implica a paz, a permanência e a segurança de uma ordem justa.

As autoridades políticas existem 3.4. A comunidade política e o serviço ao bem comum Para a Igreja, a comunidade política deve ter por objetivo o bem comum, isto é, o bem integral de todos os cidadãos e cidadãs: MORADIA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, LAZER E LIBERDADE RELIGIOSA (TB 194).   As autoridades políticas existem somente para isso! (TB 195)

3.6. A relação entre Igreja e Estado Embora autônomas e independentes em seu campo, Igreja e sociedade devem colaborar, pois ambas "estão a serviço da vocação pessoal e social dos mesmos seres humanos" (TB 211/ GS 76).

O único bem que a comunidade de fé pede da comunidade política é a liberdade (TB 211).

Na linha da eclesiologia do Povo de Deus (Lumen Gentium), a Gaudium et Spes afirma que todos os cristãos são chamados a uma participação ativa no campo político (TB 212).

3.7. A reforma do Estado com participação democrática Os Bispos do Brasil insistem na necessidade de ampliação de sujeitos políticos, com vez e voz, no processo de construção da sociedade e do Estado. Eles propõem a DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, como um necessário complemento à democracia representativa.

Em 2014 os Bispos, reunidos em Aparecida em Assembleia Geral, posicionaram-se a favor da participação da Igreja em uma Coalizão pela Reforma política Democrática e Eleições Limpas, integrada por mais de 100 entidades da sociedade.

SERVIÇO, DIÁLOGO e COOPERAÇÃO Terceira Parte [Agir]   Igreja e sociedade: SERVIÇO, DIÁLOGO e COOPERAÇÃO

1. Os critérios: dignidade humana, bem comum e justiça social

1.1. Proteção dos direitos fundamentais Direito à água limpa e potável, direito à alimentação, direito à moradia, direito à liberdade, direito à manifestação política, direito à educação, direito à manifestação religiosa publicamente (TB 228). O fundamento de todos estes direitos é o direito à vida, desde a sua concepção até o fim natural.

promoção e defesa da justiça social 1.2. O bem comum: promoção e defesa da justiça social A luta pela reforma agrária e melhores condições de trabalho no campo; as relações de trabalho que compreendem o salário justo e o emprego decente; o acesso à moradia; a demarcação dos territórios indígenas; políticas públicas de inclusão (TB 230).

2. O serviço da Igreja à Sociedade

As comunidades precisam se converter à missão 2.1. Uma Igreja em saída As comunidades precisam se converter à missão As provocações do Papa Francisco na JMJ, a partir da imagem dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-15): + uma Igreja que não tenha medo de entrar na noite deles; + uma Igreja capaz de encontrá-los no seu caminho; + uma Igreja capaz de inserir-se na sua conversa; + uma Igreja que saiba dialogar com aqueles que vagam sem meta, com desencanto, desilusão, até mesmo do cristianismo; + uma Igreja capaz de acompanhar o regresso a Jerusalém.

2.2. O discernimento evangélico Capacidade de estudar os sinais dos tempos ou de ver o que Deus pede de nós + Refletir nas famílias sobre o que edifica a vida e o que não é gerador de vida, e sobre estratégias de solução;

+ Identificar ameaças à vida (pontos de vendas de entorpecentes, prostituição, tráfico de pessoas, pessoas em situação de miséria, fatos ocorridos com pessoas, famílias e outros); + Pensar em formas de contribuir para a resolução de tais situações, considerando as capacitações requeridas para as ações de enfrentamento da realidade identificada.

2.3. A ação das pastorais sociais + Divulgar o trabalho das pastorais sociais + Realizar um trabalho junto aos descartados na sociedade: - aceitar este chamado; - identificar esses grupos; - e estruturar um trabalho com o apoio e a experiência das pastorais sociais.

2.4. Diálogo e colaboração em vista do bem comum No âmbito da sociedade civil: + Repensar a própria responsabilidade em relação à sociedade em temas como: sustentabilidade, respeito aos direitos dos outros, liberdade religiosa, educação para a solidariedade, cuidado com os bens públicos; + Criar serviços a partir das características da paróquia e das capacitações dos paroquianos (reforço escolar, biblioteca comunitária, mutirões de ajuda e outros).

No âmbito do dialogo ecumênico e inter-religioso: + Educar para o respeito à liberdade religiosa, a superação de preconceitos, o reconhecimento dos direitos humanos e a rejeição das injustiças: + Desenvolver a capacidade de diálogo com pessoas de outras denominações religiosas e de posições diferentes da própria posição; + Descobrir, em pessoas de outras Igrejas, possíveis construtores de um mundo melhor e partilhar experiências, ensinando e aprendendo.

2.5. A superação da violência e a construção da paz + Inserir o tema da paz na liturgia e na oração; + Articular com outros grupos religiosos momentos de oração pela paz em lugares simbólicos;

+ Acompanhar famílias, jovens, gangues, escolas com incidência de conflitos em vista de superá-los; + Apoiar as iniciativas da sociedade organizada e de organizações não governamentais, que visem a cultura da paz.

2.6. Conselhos Paritários e participação social + Inscrever a participação nos Conselhos Paritários no plano pastoral da diocese ou paróquia, como uma das formas de participação da Igreja na edificação do bem comum da sociedade; + Esclarecer a comunidade sobre a importância da participação nos Conselhos Paritários; + Obter informações sobre os Conselhos Paritários constituídos em seu município e sobre seu funcionamento; + Escolher e preparar pessoas na comunidade para participarem e nome da e como Igreja.  

2.7. Participação na Reforma Política  Meta: coletar 1,5 milhão de assinaturas até março de 2015

2.8. Estudar o Compêndio da Doutrina Social da Igreja

3. Viver a Campanha da Fraternidade 3.1. A coleta da Solidariedade

Filmes e Documentários

Uma Santa Quaresma! E uma boa Campanha da Fraternidade! Muito Obrigado! Pe. Edivaldo Rossi Gonçalves* edivaldo_rg@hotmail.com (44) 3232-1307

Sobre o Organizador do Material Formado em Filosofia e Teologia pela PUCPR (Campus Maringá e Londrina, respectivamente), Padre Edivaldo pertence ao Presbitério da Arquidiocese de Maringá – Maringá PR, e atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Marialva PR. É professor no Seminário Propedêutico Santo Cura D`Ars. Contribuiu como Assessor Arquidiocesano no Movimento de Cursilhos de Cristandade e também na Escola de Teologia para Cristãos Leigos da Arquidiocese, onde leciona História da Igreja. Contribui no projeto arquidiocesano de formação “Escola Bíblico-Teológica Paroquial por Módulos”, também lecionando História da Igreja.

Referências CNBB. Campanha da Fraternidade 2015 – Fraternidade Igreja e Sociedade (Manual). Brasília: Edições CNBB, 2015. ________. Bíblia Sagrada (Tradução da CNBB). 8.ed. Brasília: Edições CNBB, 2009. GONÇALVES, Edivaldo Rossi. Campanha da Fraternidade 2015: Igreja e Sociedade In: Revista Maringá Missão, Revista Mensal da Arquidiocese de Maringá, Ano XVIII, n. 188, jan/fev de 2015, pp. 16-17. MANZATTO, Antonio. Igreja em serviço à sociedade In: Vida Pastoral, Ano 56, n. 301, jan/fev de 2015. MATOS, Henrique C. José. Eu estarei sempre convosco. São Paulo: Paulinas, 2006. PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.