A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!"— Transcrição da apresentação:

1 PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
CARTA PASTORAL À ARQUIDIOCESE DE SÃO Paulo

2 Introdução Cada um é convidado a colocar o seu dom e carisma a serviço do bem de todos e da edificação do Reino de Deus. Quatros momentos importantes para elaboração do plano pastoral: Preparação para visita do Papa Centenário da criação da Arquidiocese O ano paulino e o ano sacerdotal Congresso dos leigos

3 PRIMEIRO PONTO Quais foram os avanços reais na evangelização em sua paróquia nesses últimos cinco anos? Como está a nossa paróquia? Conhecemos bem a realidade, pelo menos a realidade religiosa?

4 Um alerta: A Igreja corre o risco de rodar no vazio.
O que é a Paróquia? Ela é uma comunidade organizada de batizados, de bens espirituais,simbólicos e materiais, de organizações e iniciativas que fazem a Igreja acontecer num determinado espaço e contexto. Um alerta: A Igreja corre o risco de rodar no vazio. A paróquia precisa viver um processo de conversão pastoral e missionária. A renovação da paróquia é essencial.

5 2- Paróquia, torna-te o que tu és
A paróquia é o rosto mais visível e concreto do mistério da Igreja.O Vaticano nos apresenta algumas imagens da Igreja: Casa de Deus Corpo de Cristo Visível povo de Deus Dentro da nossa realidade missionária, a paróquia é a comunidade missionária dos discípulos de Cristo no meio do mundo.

6 3- Vida e missão na paróquia
A paróquia não pode ser apenas um ponto de atendimento para serviços religiosos. Ela é antes de tudo, uma comunidade de pessoas, uma porção do Povo de Deus, que se congrega concretamente e de forma organizada em nome de Cristo.

7 Paróquia deve realizar a tríplice missão
Anúncio da boa nova A santificação da humanidade Serviço pastoral

8 Anúncio da boa nova : A paróquia precisa proporcionar ao povo muitas oportunidades de formação crista na fé. Santificação: é preciso recuperar a centralidade da celebração dominical para a vida da paróquia. Serviço pastoral: deve ser o lugar da acolhida de todos do interesse alegre pelas pessoas e da atenção delicada em relação a todos os que sofrem. Deveria existir mais pastorais como expressão concreta da caridade de Cristo e da Igreja.

9 4. Muitos membros, mas um só corpo
Temos três grupos de membros: Fieis leigos: forma o grande corpo eclesial Os ministros ordenados Os membros da vida religiosa Consagrada

10 Os ministros ordenados: a missão especial de estar a frente da comunidade paroquial, para servi-la em nome de Cristo. Cabe a eles exercer o serviço de pastores e guias das comunidades paroquiais, a exemplo de Cristo, por seu chamado e por sua delegação.

11 5. Somos todos discípulos missionários de Jesus
Muitos foram batizados, porém não foram evangelizados. A evangelização é um processo de aproximação de Jesus Cristo, de comunicação do seu evangelho e de adesão, pela fé, a vida nova em Cristo. Objetivo primordial da Igreja é proporcionar aos seus membros uma rica e variada experiência de fé crista católica.

12 Papa Bento diz que a fé não nasce de um ideal ético, nem mesmo de um corpo de doutrinas, mas do encontro com a pessoa de Jesus Cristo A doutrina e a moral tem significado a partir do encontro com Cristo. O Cristão torna se missionário e já não pode reservar apenas para si a beleza transformadora do encontro com Cristo mas deseja que outros também encontrem o Senhor.

13 6.Paróquia, comunidade de comunidades
As expressões da vida eclesial; A comunidade paroquial é visível de modo especialmente na celebração eucarística dominical; A vivência da fé cristã acontece na vida comunitária; O grande número da paróquia favorece o anonimato dos membros; A importância das comunidades menores; A presença além Igreja (hospitais, escolas, presídios, comunicação... A Paróquia é, e deve ser, uma comunidade de comunidades;

14 7. Comunidades formadoras de discípulos
É necessário pensar no processo evangelizador e missionário; Catequese como processo contínuo de formação na fé; Superar o analfabetismo religioso.

15 8. Paróquia, comunidade missionária
Um apelo de Aparecida: que haja uma verdadeira conversão pastoral; Antes de renovar as estruturas, é preciso renovar as pessoas, mentalidades e posturas; É necessário uma nova cultura pastoral. O futuro da Igreja e da paróquia depende de nosso ânimo missionário hoje.

16 9. Presbítero, pastor e guia da comunidade
O sacerdote é incumbido, em primeira pessoa, o anúncio da Palavra de Deus; Envolvimento da missão na comunidade; Os fiéis leigos à colaboração generosa com seu pároco – ter apreço pelo sacerdote;

17 10. A exemplo de São Paulo Paulo teve sempre a preocupação de iniciar a evangelização com o anúncio do querigma. Tinha contatos pessoais com o povo; formava comunidade cristã; Instruía e era pastor; Recomendação: recitação da Oração a São Paulo, Patrono de nossa Arquidiocese.

18 Oração a Sao Paulo Ó Sao Paulo, Patrono de nossa Arquidiocese, discípulo e missionário de Jesus Cristo: ensina-nos a acolher a Palavra de Deus e abre nossos olhos á verdade do evangelho. Conduze-nos ao encontro de Jesus, contagia-nos com a fé que te animou e infunde em nós coragem e ardor missionário, para testemunharmos a todos que Deus habita esta cidade imensa e tem amor pelo seu povo! Interce por nós e pela Igreja de São Paulo, ó santo apóstolo de Jesus Cristo! Amém.


Carregar ppt "PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google