Resultados do processo de autoavaliação Projeto Educativo 2009 - 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
III Formação de Português Ensino Regular – PAT1cf III e IV e Todos pela Aprendizagem 14 de junho
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Curso de ADMINISTRAÇÃO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
AUTOAVALIAÇÃO.
Intervenção psicológica
Objectivos Individuais Artigo 9º - Decreto Regulamentar nº2/2008 Ponto 2: Os objectivos individuais são formulados tendo por referência os seguintes itens:
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Departamento do Ensino Secundário
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Salas de Matemática.
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
INTERNA AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CABECEIRAS DE BASTO | Avaliação Interna.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Medidas educativas para alunos com NEE
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
CONTRATO DE AUTONOMIA 2013/14 – 2016/17
Área de Incidência: ESTRUTURAS INTERMÉDIAS DEPARTAMENTOS
Procedimentos de referenciação e avaliação
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
O uso de dados como norte de políticas educacionais.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
COLÉGIO VALSASSINA.
“Relatório de autoavaliação o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no projeto educativo, à avaliação das.
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
Secretariado de Exames
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Transcrição da apresentação:

Resultados do processo de autoavaliação

Projeto Educativo

Metas do Projeto Educativo Manter o baixo abandono escolar dos alunos do ensino básico Fixar em menos de 1 %, a taxa de abandono escolar no ensino básico Conseguida. Taxa de abandono: 0% Fixar as taxas de desistência aos 14, 15 e 16 anos respetivamente em 0,2/, 0,2 e 0,0% em Conseguida. Taxa de desistência: 0%

Manter de forma sustentada as taxas de transição no ensino básico e secundário Fixar as taxas repetência em 0% em Não conseguida. Reprovaram 3 alunos. Fixar em 98,3% a taxa de sucesso no 4º ano das Turmas Fénix nas áreas disciplinares de Matemática e Língua Portuguesa Conseguida. Taxa de sucesso: 100%

Manter de forma sustentada as taxas de transição no ensino básico e secundário Fixar em 99,2% a taxa de sucesso no 9º ano das Turmas Fénix nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Inglês Parcialmente conseguida. Taxa de sucesso: LP - 88% Inglês – 100% Matemática – 88% Certificar 60% dos formandos nos EFA Secundário Conseguida. Taxa de certificação: 83,4%

Melhorar o aproveitamento global alunos Fixar em 10% os alunos que transitam sem qualquer nível inferior a 3 Conseguida. Taxa: 93% Fixar o aproveitamento global de Bom igual ou superior a 5% Conseguida. Taxa: 67% Fixar o aproveitamento global de Excelente igual ou superior a 2% Conseguida. Taxa: 14,1%

Melhorar os resultados escolares em disciplinas com menor taxa de aproveitamento Taxa de insucesso a Matemática no 2º e 3º ciclo igual ou inferior a 5% Não conseguida. Taxa: 7% Taxas de insucesso à disciplina de Ciências Físico-Químicas e Inglês de 3º ciclo igual ou inferior a 3% Não conseguida. Taxa: 5,2 % Inglês: 3,9% CFQ: 6,5%

Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 90% na Prova de Aferição de Matemática (4ºano) em Meta em 2012 – 86% Taxa ,5% Não conseguida. Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 80% na Prova Final do ensino básico de Matemática (6ºano) em Meta em 2012 – 77% Média nacional - 54% Taxa % Não conseguida.

Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 93% na Prova de Aferição de Língua Portuguesa (4ºano) em 2013 Meta em 2012 – 91% Taxa 2012: 58,8% Não conseguida. Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 91% na Prova Final do ensino básico de Língua Portuguesa (6ºano) em 2013 Meta em 2012 – 91% Meta nacional - 59% Taxa 2012: 67% Não conseguida.

Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Fixar em 15% as classificações A e B nas Provas de Aferição de Matemática (4ºano) Não conseguida. Taxa: 5,9% Fixar em 30% as classificações A e B nas Provas de Aferição de Língua Portuguesa (4º ano) Não conseguida. Taxa: 23,5 %

Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Fixar em 15% as classificações 5 e 4 nos exames de final de ciclo na disciplina de Matemática (6º ano) Conseguida. Taxa: 15% Fixar em 30% as classificações 5 e 4 nos exames de final de ciclo na disciplina de Língua Portuguesa (6º ano) Não conseguida. Taxa: 19%

Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Assegurar uma média final nos exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática igual ou superior a 3 Não conseguida Média Final: 2,1 valores (2,1 e 2 respectivamente)

Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 76% no Exame Nacional de Língua Portuguesa de 9ºano em Meta em 2012 – 75% Média nacional - 53% Taxa % Não conseguida

Melhorar os resultados escolares obtidos pelos alunos nas provas de aferição e exames nacionais do ensino básico Alcançar uma taxa de sucesso igual ou superior a 50% no Exame Nacional de Matemática de 9ºano em 2013 Meta em 2012 – 45% Média nacional - 53% Taxa 2012: - 20% Não conseguida

Melhorar a qualidade das aprendizagens, disseminando boas práticas Assegurar um maior nº de aulas/atividades experimentais Conseguida no 2.º Ciclo Parcialmente conseguida no 3.º Ciclo 16 aulas c/ atividades experimentais (C.N. e C.F.Q.)

Promover acções de desenvolvimento, acompanhamento e recuperação dos alunos conducentes ao reforço do trabalho e ao estudo dos Alunos Assegurar a efectiva operacionalidade dos planos de desenvolvimento, acompanhamento e recuperação Parcialmente conseguida Cumprir os objectivos do apoio ao estudo e do estudo acompanhado Parcialmente conseguida (tendo em conta a diferença entre resultados internos e externos)

Promover acções de desenvolvimento, acompanhamento e recuperação dos alunos conducentes ao reforço do trabalho e ao estudo dos alunos Assegurar o cumprimento dos objectivos do Plano Nacional de Leitura Parcialmente conseguida. Rentabilizar o par pedagógico e outras estratégias pedagógicas na disciplina de Matemática no âmbito do Plano da Matemática II Não conseguida.

Garantir uma oferta educativa diversificada, para os alunos com insucesso, necessidades educativas de carácter permanente e população Adulta Desenvolvimento de currículos específicos individuais CEI´S Conseguida. Aumentar o número de turmas de EFA Conseguida. 21 formandos

Implementar mecanismos de orientação vocacional e apoio psicológico Continuidade do serviço de psicologia e orientação, apoio pedagógico e outras terapias. Conseguida.

Estimular a comunicação entre os diferentes agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem Aumentar a participação dos encarregados de educação nas reuniões Conseguida. Início do ano : 67,3% Final do ano : 88,7% Dados apurados com abrangência de pré-escolar e restantes ciclos de escolaridade. Aumentar envolvimento dos alunos na vida escolar e nas decisões sobre o seu processo ensino / aprendizagem Conseguida Realizadas reuniões de assembleia de delegados e subdelegados de turma de 2º e 3º ciclos.

Estimular a auto-avaliação, regular e sistemática, conducente às Necessárias reformulações. Assegurar a implementação dos planos de melhoria elaborados, no âmbito da framework implementada no agrupamento. Conseguida.

Promover a participação dos docentes e pessoal não docente em ações de formação contínua de acordo com as necessidades do Agrupamento Aprovar, até ao final do 1º período o Plano de Formação e atualização do pessoal docente e não docente do agrupamento Conseguida. Conseguir uma participação de 60% dos professores em ações de formação Conseguida. Taxa: 70,7 %

Promover uma cidadania ativa promotora do desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e autónomo e da participação ativa dos alunos em ações concretas da comunidade Reforçar a qualidade das parcerias estabelecidas com a comunidade para o desenvolvimento de projetos sobre educação para a cidadania Conseguida.

Promover a educação para a saúde Implementar e desenvolver o projeto “Educação para a Saúde” e outros, envolvendo todo o Agrupamento utilizando as áreas curriculares disciplinares (e não Disciplinares) Conseguida. Projetos: Geração saudável Eu e os outros Centro de Saúde de Arronches Desporto escolar Dois dias na neve REALCE Visitas de estudo

Pugnar pela construção de um novo centro escolar na sede de concelho, de acordo com os objetivos da carta educativa Construção de um Novo Centro Educativo de Arronches Compromisso assumido AUTARQUIA DREALE AGRUPAMENTO

Questões? 28

Áreas de Excelência O professor discute a avaliação de fim de cada período com os alunos. (4,29) O professor certifica-se que apreendemos a matéria, antes de avançar. (4,28) O professor desenvolve um método de trabalho que propicia a autoavaliação dos alunos. (4,26) O professor faz a correção dos testes na aula. (4,48) O professor apresenta a matriz dos testes com antecedência. (4,41) O professor corrige os TPC e outros trabalhos que manda fazer, atempadamente. (4,37) O professor mantém a disciplina/ordem na sala. (4,27) O professor esclarece dúvidas sobre os conteúdos abordados na aula. (4,34)

Áreas de Melhoria Os alunos esforçam-se para obter as melhores notas. (4,02) O professor fala com os alunos sobre temas relativos à Educação para a Saúde (Alimentação, Educação Sexual em meio escolar, etc.). (3,45) O professor promove visitas de estudo enquadradas nas matérias que está a lecionar. (3,39) O professor dá a conhecer as atividades que se vão realizar durante o ano. (4,04) O professor utiliza outros textos nas aulas, para além dos existentes nos manuais adotados. (3,89)

ANO LETIVO 2012/2013

-Despacho n.º 5106-A/2012 – constituição das turmas Turmas Pré escolarArronches Barulho Esperança º CicloArronches Esperança º Ciclo5.º Ano 6.º Ano º Ciclo7.º Ano 8.º Ano 9.º Ano

NORMATIVOS : -Despacho Normativo n.º 13-A/2012 – organização do ano letivo -Decreto Lei n.º 132/ mobilidade docente -Despacho n.º 8771-A/2012 – calendário escolar -Decreto Lei n.º 139/ organização e gestão do currículo -Portaria nº 206/2012 – Regime da fruta escolar xx / Ação social escolar ( 123 alunos apoiados=43% ) - Suplemento alimentar anual – (10 alunos ) -Despacho nº 8683/2011 – Atividades de enriquecimento curricular (AEC`S)

AEC – Monitorização - PAIS

Com exceção do Apoio ao Estudo e Ensino do Inglês que constituem oferta obrigatória, substituiria alguma das outras atividades? Manter as mesmas Atividades de Enriquecimento Curricular 59 Acrescentava Ensino da Música 4 Substituir o Gosto da Ciência pelo Ensino da Música 1 Acrescentava Natação 2 Substituir TIC pelo Ensino da Música 1 Acrescentava TIC, Música e Teatro 1 Acrescentava Formação Cívica 1 Acrescentava Francês 1 Acrescentava Expressão Plástica 1 Acrescentava Inglês e TIC 1 Acrescentava Expressão Plástica/Dramática e Musical 1 Acrescentava uma atividade Artística 1