A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

2 Cortar o tempo Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.  Carlos Drummond de Andrade 

3 Objetivos: Apresentar a organização da Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição; Divulgar os dados comparativos das edições de 2012; Discutir dados dos relatórios elaborados pelas Unidades Escolares; Apresentar ações realizadas a partir dos dados da Avaliação da Aprendizagem em Processo; Divulgar instrumento de acompanhamento da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí.

4 Pauta: Abertura e apresentação dos objetivos do encontro.
Organização da aplicação da avaliação. Dados comparativos das edições de 2012. Apresentação das ações da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, a partir dos resultados das edições de 2012. Apresentação do instrumento de acompanhamento:

5 A Avaliação da Aprendizagem em Processo visa a proporcionar intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do estudante no mesmo semestre letivo. Essa ação deverá interferir diretamente no aprimoramento da progressão continuada. A avaliação é voltada para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio regular, e testa os conhecimentos dos jovens em Português e Matemática. A aplicação é feita pelo professor da própria disciplina, no horário regular das aulas e em dias diferentes para língua portuguesa e matemática. Para alunos com deficiência visual são impressas provas em Braille ou com caracteres ampliados.

6 Complementarmente a esse diagnóstico inicial, os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo devem ser utilizados, uma vez que essa avaliação tem como objetivo principal, instrumentalizar e nortear o trabalho da equipe gestora e dos professores, com ações de intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do aluno no mesmo semestre letivo. Além disso, a avaliação também tem a função de embasar o corpo docente durante as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC.

7 Organização da Avaliação da Aprendizagem em Processo
4ª edição

8 Abrangência: As provas serão aplicadas para as séries finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos) e do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos).

9 Constituição das provas:
Matemática: 10 questões para todas as séries. Língua Portuguesa: 15 questões objetivas para todas as séries, além da produção escrita.

10 Produção Escrita: Serão avaliados os seguintes gêneros na produção escrita: Ensino Fundamental – Ciclo II 6º ano: conto 7º ano:notícia 8º ano: narrativa de aventura 9º ano: receita Ensino Médio: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio: artigo de opinião

11 Organização: No dia 6 de março, a aplicação da prova de Língua Portuguesa; No dia 7 de março, a aplicação da disciplina de Matemática; No dia 8 de março, que seja iniciada a sequência de atividades para a produção textual, a ser desenvolvida em aulas subsequentes, de acordo com as necessidades de cada Unidade Escolar. É importante que o aplicador da produção escrita seja o próprio professor de Língua Portuguesa da turma.

12 Comparativo das edições de 2012 Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa e Matemática

13 MATEMÁTICA

14 6º ano : 1º semestre: 3 questões com menos de 50% de acertos;

15 7º ano : 2º semestre: 11 questões.
1º semestre: 9 questões com menos de 50% de acertos; 2º semestre: 11 questões.

16 1º ano Ensino Médio : 2º semestre: 13 questões.
1º semestre: 9 questões com menos de 50% de acertos; 2º semestre: 13 questões.

17 2º ano Ensino Médio: 1º semestre: 8 questões com menos de 50% de acertos; 2º semestre: 11 questões.

18

19 Língua Portuguesa:

20 6ºano : 1º semestre: 2 questões com menos de 50% de acertos;

21 7º ano: 1º semestre: 10 questões com menos de 50% de acerto

22 1º ano do Ensino Médio: 1º semestre: 6 questões com menos de 50% de acerto. 2 semestre: 5 questões

23 2º ano do Ensino Médio 1º semestre: 8 questões com menos de 50% de acertos. 2º semestre: 5 questões.

24

25 Ações da Diretoria de Ensino em 2012, a partir das edições anteriores da Avaliação da Aprendizagem em Processo:

26 5 Orientações Técnicas, tendo como público participante: diretores, professores de Língua Portuguesa, Matemática, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico e Supervisores de Ensino.

27 Acompanhamentos pedagógicos: análise dos dados das escolas, com encaminhamentos realizados pela Equipe de Língua Portuguesa e Matemática.

28 Ações da Diretoria de Ensino em 2013, a partir dos resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo:

29 Orientações técnicas para professores de Língua Portuguesa e Matemática com estudos das habilidades não desenvolvidas pelos alunos e indicações de situações de aprendizagens que podem colaborar para o avanço.

30 Acompanhamento Pedagógico, a partir das ferramentas online enviadas à Diretoria de Ensino, serão realizadas indicações de trabalhos diretamente nas Unidades Escolares.


Carregar ppt "Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google