HEAL / DAE/ Setor de evangelização Maio 2014 Lucrécia Valle “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Jesus (Mc 16:15)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ninguém Chega Ao Pai Senão Por Mim
Advertisements

O DISCIPULADO E A MATURIDADE
Quais são os ingredientes de um casamento feliz?
COMPROMISSO CRISTÃO.
O catequista da iniciação cristã
CURSILHO 2 DIAS.
Reuniões Mediúnicas TIPOS LOCAL CRITÉRIOS DE FUNCIONAMENTO ETAPAS.
A CANDEIA.
As Reuniões Mediúnicas
MÉDIUM: CONCEITO 2. Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos.
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
30. Sessão de Exercício Prático Evangelização Espiritual.
Nossos Compromissos com Jesus
Trindade.
Seminário para trabalhadores de Casas Espíritas Sobre o:
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
A TERAPIA DOS PASSES. Elaborado por: A
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
O que é o Evangelho no Lar?
Pr. Wellington Barbosa Associação Sul Paranaense.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Todos os Santos.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
FLUIDOTERAPIA Passes magnéticos Clicar slides.
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
No Deserto.
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Pr. Luiz Damasceno Departamental de Escola Sabatina na Associação Norte Catarinense.
Um Tratado sobre Magia Branca O Caminho do Discípulo 204
“Muitas Vidas, muitos Mestres”
O Evangelho no Lar e no Coração
Associação Helil de Amparo à Criança
QUANTIDADE Com Amor e Cuidado QUALIDADE + UNIDADE =
O material indispensável para construção de uma comunidade terapêutica é a mutualidade.
Bem aventurados... Todos os Santos.
“Muitas Vidas, muitos Mestres”
SENDO UM PASTOR ACOLHEDOR
DOUTRINAÇÃO Objetivo: Complemento da seqüência de temas sobre a mediunidade. Bibliografia: AK/LM Cap. XIV Expectativas: vamos nos ater ao tema abordado.
Espiritualidade da comunhão. Para que a Paróquia seja comunidade de comunidades, a casa dos discípulos missionários de Jesus, a casa da Palavra, do Pão.
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
SANTIDADE + CONSAGRAÇÃO
Diocese de São João da Boa Vista
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
BENEFÍCIOS DO EVANGELHO NO LAR.
Reencarnação e transformação íntima
REUNIÃO DO CONSELHO LOCAL
HOMEOPATIA CETAS - CENTRO DE TERAPIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL HISTÓRICO : 1 ANO FUNCIONAMENTO: SEGUNDA À SEXTA ( MANHÃ E TARDE) PERFIL DOS PACIENTES : DEPENDENTES.
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
A Parábola do semeador Lucas 8:
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
UMA CASA DE AMOR CEIMA. PLANO ESPIRITUAL VÓ REDONDA VÓ REDONDA IRMÃ Mª ALICE ALEDIR PLANO FÍSICO.
"No mundo tereis aflições,
Uma igreja viva para um Deus vivo
Natal do Cristo Livro - Fonte de Paz
"Este homem era realmente
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
(Salmo 120,1) Senhor, elevamos a Ti, nas palavras desse Salmo, o grito de socorro dessa Cidade a teus pés...
( I Pedro 1,21 ) Amado irmão, amada irmã, Hoje queremos lhe falar sobre a finalidade das nossas mensagens. Hoje queremos lhe falar sobre a finalidade.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
"O Senhor combaterá por vós"
(Jo 7,37) No Evangelho encontramos Jesus dirigindo essas palavras àquele povo que O cercava sedento de receber as Suas graças. No Evangelho encontramos.
Atendimento Espiritual na Casa Espírita
6º Domingo da Páscoa 10 de maio de 2015.
O CENTRO ESPÍRITA O que é Centro Espírita
Estamos todos entristecidos diante das cenas dessa tremenda catástrofe que destruiu cidades, famílias, vidas preciosas. Também fomos atingidos, pois.
Transcrição da apresentação:

HEAL / DAE/ Setor de evangelização Maio 2014 Lucrécia Valle “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Jesus (Mc 16:15)

DAE - DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL COORDENAÇÃO DO DAE  SETOR DE FLUIDOTERAPIA, MEDIUNIDADE, ATENDIMENTO FRATERNO, PILAR DE LUZ E ACOLHIMENTO, PROGRAMA RENASCER, REFLEXÃO MUSICAL, EVANGELIZAÇÃO.  COORDENAÇÃO DO SETOR DE EVANGELIZAÇÃO  Atividades - público interno: segunda a sábado (9 equipes) Estudo das Parábolas, Pérolas de Jesus, Temático, Livro: Luz Imperecível (Horário - 19:30 às 20:30 h)  Atividades – público externo: (3 equipes) - quarta-feira (reunião pública) - domingo (reunião pública, evangelização infantil)  Atividades – público voluntariado: domingo (1 equipe) (estudo minucioso do evangelho)  Atividades – público CETAS: sexta feira (1 equipe) (Horário - 14 às 15 h)  MORADIA ASSISTIDA - diversos

Terça-feiraQuinta-feiraSábado “Pérolas” de JesusLivro: Luz Imperecível e Temático Parábolas Público Alvo: clientes das Unidades Renovar 1A, 1B e 3 (F EMININO ) Local: Sala de Musicoterapia / Terapia Ocupacional Estudos: Segunda-feiraQuarta-feiraSexta-feira “Pérolas” de JesusParábolasTemático Público Alvo: clientes das Unidades Renovar 2 e 4 (M ASCULINO ) Local: Sala de Musicoterapia / Terapia Ocupacional Estudos:

Segunda-feiraQuarta-feiraSexta-feira Parábolas“Pérolas” de JesusTemático Público Alvo: clientes das Unidades Harmonia 1 e 2 Local: Sala de TV da Unidade A cada quinze dias a equipe se reveza em atendimento às alas femininas e masculinas. Estudos: Obs.: Informações sobre as unidades de internação e sobre o hospital podem ser obtidas no artigo “História de Formação do HEAL”, disponível no site do hospital – DAE – estudos DAE Público Alvo: clientes do CETAS Local: Sala de grupo (externo) Estudos: Passagens bíblicas, temas doutrinários, etc. Sexta-feira – à tarde

Palestras públicas: abertas à comunidade, voluntários, pacientes egressos, etc Local: Salão Bezerra de Menezes Dias: Domingos (início às 19:00h) e quartas feiras (início às 19:30 h) Após as reuniões são oferecidos passes aos participantes. Temáticas estudas: vide site do Heal. Aos domingos ocorre, também, reuniões de evangelização infantil (início às 19:00h).

Evangelizar em um ambiente psiquiátrico (ou em qualquer outro lugar), à luz dos ensinos dos Espíritos Superiores, é vê-los como Espírito imortal na estrada da vida, em sofrimento, muito próximo a nós. Nesta hora, é preciso mover-se de íntima compaixão e auxiliar, sem julgamentos, nem exposições da dor alheia, mas sim manifestando o afeto que fale ao espírito. Se o toque na alma acontecer, a busca por entendimento e conceitos chegará num momento posterior facultando um reencontro com a espiritualidade, provocando o movimento necessário de mudança, nesta ou noutra vida.

Nesta tarefa é urgente levar consolo e esperança, pois muitos destes perderam a vontade de viver. Necessário, também, cuidar dos recursos didáticos, lembrando das variações nos quadros patológicos apresentados. Pode-se usar material lúdico, tendo o cuidado de não infantilizar; músicas que elevam; imagens e palavras que toquem a alma e promovam elevação vibratória; não se descuidar da busca pelo conhecimento evangélico/ doutrinário. Ter o cuidado de não levar e não usar materiais capazes de ferir ou machucar.

 O preparo íntimo do evangelizador é imprescindível.  deve munir-se de recursos que envolvam, sensibilizem, despertem e tornem agradável o momento da evangelização;  é preciso construir uma atmosfera de confiança, recheada de palavras de bom ânimo, conforto, respeitando uns aos outros e sempre buscando o amparo da Espiritualidade Benfeitora, que ali se encontra em nome de Deus;  embora a tarefa seja feita à luz da doutrina espírita, é preciso respeitar a religiosidade de cada um e sua forma de conexão com a divindade e sua expressão de espiritualidade. MOMENTO DE VERDADEIRA COMUNHÃO ESPIRITUAL.

Durante a internação, momento delicado na vida do ser, é possível ouvir frases e expressões carregadas de dor e sofrimento, muitas vezes manifestas através de vibrações e sinais reativos de raiva, choro, rancor, revolta, além de palavras que podem ferir a quem ouve, deixando vir à tona marcas de suas histórias de vida. É importante entender que aquela criatura ferida é teu irmão em humanidade. Nesta hora, então, é momento da manifestação real da vivência do evangelho, ou seja: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15:12). Este será o momento ímpar da evangelização: a vivência!

Em nossa condição humana atual, talvez não consigamos alcançar a profundidade da transformação ocorrida a nível espiritual na alma destes irmãos, que momentaneamente estagiam na dor do sofrimento mental. Cremos, no entanto, que as lições do evangelho são capazes de promover a higienização psíquica em o campo mental das criaturas, sendo esta, talvez, a primeira resposta e possibilidade do ser, favorecendo o entendimento e compreensão das dores e aflições íntimas vividas por cada qual. Higienizado e limpo, surge um plano psíquico favorável à promoção do autoencontro e deste, a abertura para a provocação de mudanças íntimas, compreensão de que todos somos instrumentos ativas na construção da própria vida e responsáveis pelos próprios atos e escolhas.

Ressaltamos que a evangelização pode ser vista como uma proposta terapêutica para a alma. Este olhar faculta o entendimento das possibilidades de recepção dos ensinamentos evangélico-doutrinários. Por analogia, é como se no espírito existissem “receptores sensoriais” capazes de se ligar às lições de esperança, misericórdia e amor de Deus, convertendo-as em sinais ou energias capazes de serem entendidas e assimiladas pela alma. Assim toda gota de amor que verte sobre aqueles corações, são possibilidades reais de melhoria no terreno íntimo.

Quando acolhemos o “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15) é preciso munir-se de fé, confiança em Deus e arregimentar valores morais e espirituais para que esta empreitada de amor seja feita com caridade, no trabalho e serviço em nome de Deus, sabendo que estaremos como semeadores a semear a semente divina. Esta semente de luz cairá no terreno íntimo do coração do outro, mas irá com parcela de nosso magnetismo (o que estamos oferecendo?); a germinação, no entanto, dependerá da individualidade de cada qual para que o crescimento, floração, frutificação se faça ao tempo de cada um.