Brincadeiras infantis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Basquetebol Inês Brás.
Advertisements

ACREDITAR Um viajante ia caminhando em solo distante, as margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem. Suspirou profundamente.
Ataque no basquetebol.
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
BRINCADEIRAS INFANTIS
O FUTSAL.
Êxodo 14, , 1 Naqueles dias, o Senhor disse a Moisés: "Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha. Quanto.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Futsal E. E. E. F. Rui Barbosa Nome:Carlos Alberto Meggiolaro Júnior
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Prevenção Rodoviária.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Jackson e taina e Danielly
FUTSAL.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
COMO SE ESCREVE ?....
Jogos Tradicionais Portugueses
A Moça das Maçãs.
A coleção de bonecas Vitor e Maria
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Introdução ao conceito de Multiplicação
BRINQUEDOS dos brinquedos A alegre história.
Floreios (acrobacias)
Jogos Tradicionais Portugueses.
Andava eu pela estrada da vida tempos atrás.
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Madier Vidal André Gnoatto Suzan Modsieski Maiara Sgrott Delaine Til Jhonatan Amorim Beatriz Muller Naísa Radtke Kamila Trainotti.
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
ANÁLISE SOBRE AS DIVERSAS MANEIRAS DE JOGAR FUTEBOL
Regras Básicas do Voleibol
A XÍCARA.
A face de cada carta apresenta dez expressões identificados por letras. A letra “A” é sempre uma adição, a letra “B” é sempre uma subtracção, a letra.
Jogos tradicionais portugueses
Escovação Infantil.
Estudo para reunião de célula
Era uma vez ………….
SELEÇÃO - USP HANDEBOL Feminino
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Linguagem Oral e Escrita
BASQUETEBOL.
Quando repenso em meu passado, percebo que nos momentos mais críticos da minha vida nunca estive sozinha. Como todo mundo um momento ou outro da existência,
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
SÉRIE “BRINCADEIRAS DE CRIANÇA”
Escola Marcelino Mesquita
COPA DO MUNDO 2014 EM VERSOS E PROSAS
SITUAÇÕES.
Brincadeira de roda Peixinhos.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
Anna Luiza Lopes Severo 5 4anoA
MANCALA Acadêmicas Alice Andrade Estela Maris Bussolo
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
Trabalho de Educação Física
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
Brincadeiras para Crianças
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
Rolagem Automática Terezinha de Jesus, com sapatinho branco e anel de vidro, foi no Itororó cirandar. Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar. Brincava.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A BRINCADEIRA DAS LETRAS Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) com imagens retiradas de
Império Romano Na pavimentação das estradas do império os romanos faziam desenhos para as crianças curiosas que se aproximavam brincarem. Idade Média.
Trabalho realizado por: Guilherme Gaspar Tomás Ventura Pedro Martins
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Antigas brincadeiras.
Transcrição da apresentação:

Brincadeiras infantis

Existem vários tipos de brincadeiras para diferentes idades, mas ao focar na fase infantil é possível dividir em cinco subitens.. Essa apresentação realizou uma seleção de brincadeiras para poder possibilitar ao leitor um apanhado geral dos diferentes tipos de brincadeiras existentes na nossa cultura.

Modelo 1° Brincadeiras que utilizam um objeto físico na sua prática; podendo ser uma boneca, bola, pandorga (pipa), pião, entre outros. Como brincar de bola: o jogo mais popular que se utiliza da bola é o futebol, que resumidamente tratasse de dois grupos (times) participantes, cada um com 11 jogadores, destes 2 são os goleiros que devem defender as goleiras, impedindo que o time adversário faça gols. Os times devem conduzir a bola (não podem usar as mãos) para a goleira do time adversário. O jogo profissional apresenta regras próprias que ocasionam empedimentos, pênaltis e prorrogação, por exemplo, o que normalmente não é considerado pelas crianças nas “peladas”, outra denominação do jogo.

Modelo 1° Brincadeiras em que o recurso utilizado são as habilidades verbais, tendo como principal brincadeira o trava línguas. Um exemplo de trava línguas é: “O rato roeu a roupa do rei de Roma, a rainha de raiva roeu o rabo do rato.”

Modelo 2° Os jogos atléticos, também conhecidos como jogos de competição, devem ser destacados, já que a criança brinca constantemente com essa modalidade; pega-pega, ovo podre e esconde-esconde são os principais exemplos. Como brincar de ovo podre: cada jogador risca um circulo no chão e se coloca dentro dele. Os círculos estão dispostos em círculo também e os jogadores ficam sentado no chão, de frente para o centro da roda.

Modelo 2° Uma criança fica fora da roda com um objeto que simule um ovo-podre. As crianças não podem olhar para trás, pois o ovo será colocado em no chão, nas costas de uma delas. Quando o ovo for colocado a criança fala “já fedeu”, então todos olham para trás para vem quem foi o escolhido. O escolhido deve pegar o ovo e correr atrás do que o colocou, enquanto esse deve tentar pegar o lugar do que levantou. Se é alcançado vai para o meio da roda. O jogo termina quando todos estiverem no centro da roda.

Modelo 3° As brincadeiras que utilizam recursos gráficos também estão presentes na fase infantil, sendo a amarelinha e caracol os principais exemplos. Os recursos utilizados para esse tipo de jogo são geralmente giz, hidrocor e até mesmo tinta.

Modelo 3° Como brincar de amarelinha: Primeiro deve ser desenhada no chão o modelo preferido do individuo, com aproximadamente 8 quadrados – tendo cada quadrado o número especifico – e, por fim, o céu. A criança deve jogar uma pedrinha nas casas numeradas, que seguem uma ordem crescente, e então pular ora num pé só ora nos dois pés, até atingir o céu sem pisar na casa que esta a pedra. Ao voltar pulando, ela deve resgatar a pedra.

Modelo 4° Por ultimo, destaca-se as brincadeiras que utilizam os recursos musicais, sendo eles as brincadeiras de roda e cirandas. Existem diversas brincadeiras com música, no entanto, seleciona-se apenas uma para exemplificar:

Modelo 4° A Ciranda Cirandinha é uma brincadeira com roda, no qual as crianças se localizam num grande círculo, sempre permanecendo de mãos dadas. Ao cantar a primeira quadrinha, as crianças devem rodar no sentido do ponteiro do relógio e a partir do momento em que a letra diz “vamos dar meia-volta” a roda muda o sentido. No final, a criança cujo nome foi citado deve ir pro centro da roda e falar um verso.

Modelo 4° “Ciranda, cirandinha, Vamos todos cirandar! Vamos dar a meia volta, Volta e meia vamos dar. O Anel que tu me destes Era vidro e se quebrou; O amor que tu me tinhas Era pouco e se acabou, Por isso dona ____(Dizer o nome de uma criança que esteja na roda)____ Entre dentro desta roda, Diga um verso bem bonito, Diga adeus e vá se embora.”