Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Advertisements

O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Recuperação Semestral de Geografia (6º anos)
Agentes modificadores do relevo
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
O misterioso supercontinente
Placas Tectonicas.
Colégio Marista Patos de Minas
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
Catástrofes naturais 2010/2011
A Dinâmica da Litosfera
Recuperação Trimestral de Geografia
Terremotos e Maremotos no Japão
Nota Final = 60% (Média das Provas) + 40% SF
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Gabarito 2ª etapa Capítulo6 A dança dos continentes.
Professora Fernanda Landim
A Dinâmica da Litosfera:
Estrutura Interna da Terra
Água e Sociedade Trabalho realizado por: Leandro Quintans Nº 17
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
Nome: Matheus Rizzo Jordão Nº22 4º A
Planeta Terra - Estruturas
Nome: Nathalia Nº26 4ª ano A
A superfície e o interior da Terra
Placas Tectônicas.
Professora: Marise Rabelo
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Revista Eletrônica N° 5 Nome: Felipe Rittes 6° ano B.
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Trabalho de geografia Equipe01
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
“É cruel e humilhante verificar que construções, que tantos anos e esforços custaram ao Homem, se destruam num minuto.” Charles Darwin, 1835.
Vulcanismo Ana Karina Maduro N°04.
Vulcanismo: Terremotos e tsunamis.
CAPÍTULO 04 – O PLANETA POR DENTRO E POR FORA
Professora: Alexsandra Ribeiro
Geografia.
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Patric Santana Silva nº 16
JAPÃO Terremoto.
no Brasil e em Bebedouro
Nathaly Barboza Almeida de Castro.
Revista Eletrônica Emily _ n° 03 _ 6° B Vulcões Tsunamis.
A Terra e seus fenômenos
Trabalho realizado por: Miguel Vilela N:8 Turma: CEF IOSI
Geografia.
Novo Endereço fylipeafa.wordpress.com
João Francisco Galera Monico FCT/Unesp
Revista eletrônica Nome: Gabriela n° 7 6BF Índice.
Terremoto de 5,2 graus ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo
Dinâmica interna VideoVersion=290
Estrutura geológica no Brasil
Teoria da Deriva dos Continentes
Estrutura da Terra. Profº. Carlos Viana.
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano As camadas da terra e seus elementos

As camadas da Terra e seus elementos CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos As camadas da Terra e seus elementos Crosta, também chamada litosfera. Manto Externo. Manto interno (envolve o núcleo) formado principalmente de silicato de magnésio e ferro; é pastoso. Imagem : Mats Halldin/GNU Free Documentation License Núcleo externo formado principalmente de ferro derretido. Núcleo interno de ferro sólido. ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Núcleo: o centro da Terra é de ferro O núcleo é a porção central do nosso planeta. Ele tem cerca de 3400 quilômetros de espessura. Possui duas partes: O núcleo interno e o núcleo externo. O núcleo interno é um imenso cristal de ferro sólido. O núcleo externo é líquido, pois é formado de ferro derretido. O núcleo interno tem uma temperatura de cerca de 6000 graus Celsius e está imerso no núcleo externo. Acredita-se que o núcleo interno gira no mesmo sentido e um pouco mais rápido que a Terra. Saiba mais A Geologia é a ciência que estuda a evolução da Terra desde a sua formação, há cerca de 4,5 bilhões de anos, até os dias de hoje.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Manto: pastoso, fervente e em constante movimento Envolvendo o núcleo, existe uma grossa camada pastosa com cerca de 2900 quilômetros de espessura: o manto. O manto terrestre é formado de magma, uma mistura fervente principalmente de silicato de magnésio e ferro. O manto tem temperatura aproximada de 3500 °C. O magma e o núcleo externo estão em constante movimento. Isso acontece porque o calor do núcleo interno (sólido) se propaga para o núcleo externo (líquido) e para o magma pastoso, criando movimentos de subida e descida nessas partes líquida e pastosa.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Crosta: a camada superficial A crosta terrestre começa logo acima do manto; é também chamada litosfera. A espessura da crosta terrestre varia entre 10 e 70 quilômetros. Lembrando que, para atingir o ponto mais profundo da Terra, teríamos que imaginar um percurso de 6370 quilômetros, você pode concluir que a crosta terrestre não passa de uma delicada “casca” externa. Os principais elementos químicos que formam a crosta são o oxigênio, o silício e o alumínio. Em menores proporções, a crosta também contém ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e enxofre, entre outros. Saiba mais As placas tectônicas ficam em constante movimento. Esse movimento é impulsionado pelo magma, que constitui o manto terrestre.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos A crosta terrestre tem três camadas: rocha matriz, subsolo e solo (a) Solo: camada em que se desenvolvem os vegetais, podendo ou não ser rico em substâncias nutritivas à vida das plantas; Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por Carlosblh/GNU Free Documentation License (b) subsolo: camada pobre em substâncias nutritivas; nele podem ser encontradas reservas de minério como, por exemplo, o ferro; (c) rocha matriz: parte da rocha que deu origem ao subsolo e ao solo. Fonte:http://www.oocities.org/collegepark/residence/1937/solo2.jpg

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Rocha matriz. É a camada mais inferior da crosta. A rocha matriz ou rocha-mãe se formou com base no resfriamento da parte mais superficial do manto; é a rocha matriz que originou as outras duas camadas acima dela (subsolo e solo). Subsolo. É a camada que fica entre a rocha matriz e o solo; contém fragmentos de rocha originados da rocha matriz. O subsolo fornece ao homem muitos recursos naturais como carvão, petróleo e vários tipos de minérios (minérios de ferro, de alumínio, de cobre, de prata, etc.). Solo. É a camada mais fina da crosta terrestre. Fica na superfície externa da crosta. O solo se formou com base na desintegração de fragmentos das rochas do subsolo. É essa fina camada que garante o desenvolvimento das plantas, conforme veremos adiante. Questão Responda: Por que o estudo do interior da Terra é chamado “indireto”?

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Os movimentos das placas tectônicas Ainda que as placas tectônicas estejam se movimentando, quase nunca percebemos isso. Portanto, sobre as placas tectônicas estão apoiados os continentes, esses imensos blocos da litosfera terrestre não cobertos pelos oceanos. Mas, nas placas tectônicas, também se apoia o solo do fundo dos oceanos, mares, rios e lagos. Explicando a deriva continental Inicialmente havia na superfície terrestre um único continente; esse supercontinente, que os cientistas chamam de Pangeia, foi aos poucos se separando em blocos; os grandes blocos separados deram origem aos continentes atuais; a deriva continental não cessa, mas esse movimento é tão pequeno que não podemos percebê-lo. Saiba mais Deriva continental, fenômeno de flutuação dos continentes sobre o magma. Significa arrasto, salto.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Animação mostrando separação da Pangeia Imagem : Tbower/Serviço Geológico dos Estados Unidos/Domínio público Imagem : Kieff/GNU Free Documentation License

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Distribuição Geográfica dos terremotos A maioria dos terremotos acontece em regiões localizadas sobre as bordas das placas tectônicas. É aí que geralmente o movimento das placas causa um deslocamento da crosta terrestre ou sua quebra, provocando terremotos. Atualmente, os países sujeitos a terremotos situam-se nos limites que separam as placas tectônicas em movimento. Imagem : USGS/Serviço Geológico dos Estados Unidos/ Domínio Público Distribuição da principais placas tectônicas.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Terremotos As placas tectônicas movem-se continuamente. De maneira geral, os movimentos das placas são imperceptíveis. Às vezes, porém, podemos senti-los; são os chamados sismos, também conhecidos como tremores ou terremotos. A crosta terrestre está sujeita a tensões compressivas, ou seja, continuamente existem forças comprimindo as rochas da crosta. Tensões compressivas Figura 1:Crosta terrestre sujeita a tensões.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Essas tensões se acumulam lentamente, deformando as rochas. Quando a resistência das rochas é vencida, ocorre uma ruptura, gerando vibrações que se propagam em todas as direções. Figura 2: Deformação das rochas. Saiba mais Sismógrafos As ondas sísmicas são detectadas nas estações sismográficas por aparelhos chamados sismógrafos.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos O ponto inicial da ruptura que está no interior da crosta é chamado hipocentro, e sua projeção na superfície recebe o nome de epicentro. A maioria das rupturas não atinge a superfície. Ruptura Hipocentro ou foco Epicentro Casas trincadas Figura 3, Fonte: Teixeira, Wilson et al.Decifrando a Terra.São Paulo: Oficinas de Textos,2001. Figura 3, Fonte: Teixeira, Wilson et al.Decifrando a Terra.São Paulo: Oficinas de Textos,2001.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Imagem : Dan Gallard/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Em 19 de Setembro de 1985, numa quinta-feira, às 7h19, a Cidade do México foi abalada por um sismo de magnitude 8.1 na escala Richter, com epicentro em 17.6 N e 102.5 W, no Oceano Pacífico, próximo de Lázaro Cárdenas, Michoacán. Trinta e seis horas depois, ocorreria uma réplica de magnitude 7.3 na escala Richter. Terremoto México, 1985.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Imagem : Content Providers: CDC/United States Department of Health and Human Services/Public Domain Após mais de dois minutos, a Terra deixou de tremer, e, a essa altura, parte do centro da cidade estava em ruínas. Entre as construções destruídas, contam-se várias escolas, cerca de 100 mil habitações, o edifício da emissora Televisa, vários edifícios governamentais e alguns hospitais. O número de vítimas foi estimado em 9500 mortos (havendo algumas fontes que apontam até 35000 mortos), 30000 feridos, e 100000 desalojados. As equipes de socorro terão salvo cerca de 4000 pessoas, incluindo recém-nascidos de um hospital. Terremoto México, 1985.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Tsunami Um tsunami (em japonês: 津波, lit. "onda de porto") ou maremoto (do latim: mare, mar + motus, movimento) é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados. Por causa do imenso volume de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras. Sismos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos O Sismo ocorreu a 26 de dezembro daquele ano, por volta das oito da manhã na hora local da região de seu epicentro, em pleno oceano (devendo por isso ser designado como maremoto), a oeste da ilha de Sumatra, nas coordenadas 3,298°N (latitude) e 95,779°O (longitude). O abalo teve magnitude sísmica estimada primeiramente em 8,9 na Escala Richter, posteriormente elevada para 9,0, sendo o sismo mais violento registrado desde 1960 e um dos cinco maiores dos últimos cem anos. Ao tremor de terra, seguiu-se um tsunami de cerca de dez metros de altura, que devastou as zonas costeiras (veja animação embaixo). O tsunami atravessou o Oceano Índico e provocou destruição nas zonas costeiras da África Oriental, nomeadamente na Tanzânia, Somália e Quénia. Imagem : David Rydevik/Public Domain Tsunami de 2004 Tailândia.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Imagem : Philip A. McDaniel/U.S Federal Government/Public Domain O número de vítimas, que era de aproximadamente 150.000, elevou-se para 220.000 quando o governo da Indonésia suspendeu as buscas a 70.000 desaparecidos e incluiu-os no saldo de mortos no desastre. Tsuname no Sudeste Asiático, 2004

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Imagem : U.S. Navy/U.S. Federal Government/Public Domain Japão - Sismo e tsunami de Sendai de 2011 ou sismo e tsunami de Sendai (designado oficialmente Grande Terremoto do Leste do Japão) foi um sismo de magnitude de 8,9 MW com epicentro ao largo da costa do Japão, ocorrido às 5h46 UTC (14h46 no horário local) de 11 de março de 2011. O epicentro foi a 130 km da costa leste da Península de Oshika, na região de Tohoku, com o hipocentro situado a uma profundidade de 24,4 km. O sismo atingiu o grau 7 — a magnitude máxima da escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão — ao norte da Prefeitura de Miyagi, grau 6 em outras prefeituras e 5 em Tóquio. Tsunami Sendai ,2011.

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Vulcões Quando as placas tectônicas se movimentam, pode haver erupções vulcânicas; por meio dessas erupções, o magma chega à superfície e é derramado pelos vulcões, sob a forma de lava quente. A maior parte dos vulcões está localizada nas bordas das placas tectônicas. O vulcanismo provoca várias catástrofes, como morte de pessoas e destruição de lugares. Ainda assim, as cinzas vulcânicas podem promover a fertilidade do solo nos arredores das áreas afetadas. Saiba mais Magma e lava A lava difere do magma por não conter alguns dos seus constituintes gasosos ou seus elementos químicos originais, pois os constituintes podem sofrer modificações quando em contato com a atmosfera e com a mudança de temperatura.

Erupção Gunung Rinjani. CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Erupção do Monte Santa Helena, 1980. Erupção Gunung Rinjani. Imagem : Oliver Spalt/GNU Free Documentation License. Imagem : Austin Post/Serviço Geológico dos Estados Unidos/Domínio público.

Estrutura interna de um vulcão e seus elementos CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Estrutura interna de um vulcão e seus elementos Cratera Cone Lava Magma Câmara Magmática Chaminé secundária Piroclastos Imagem : Luigi Chiesa/Public Domain

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Vamos Pensar? Onde começa a crosta terrestre? Qual o outro nome que ela recebe? Quais as características do núcleo da Terra? O que são as placas tectônicas? O que elas sustentam sobre si? O que determina o movimento das placas tectônicas? Imagem : Lilyu/ WTF Public License

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Vamos Pesquisar? Por que no Brasil a atividade sísmica é pouco intensa? De que forma os cientistas podem conhecer o interior da Terra? Qual o profissional especialista na análise das ondas sísmicas? O que são bombas piroclásticas? Imagem : Morburre/GNU Free Documentation License

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos Atividades Extra Experiência -VULCÃO EM ERUPÇÃO MATERIAL NECESSÁRIO: - Copo de iogurte vazio; - barro; - tintas; - bicarbonato de sódio; - colher de chá; - colher de sopa; - corante alimentar vermelho; - detergente; - vinagre. COMO FAZER: 1. Molde o barro à volta do copo de iogurte vazio em forma de cone vulcânico. Deixe secar bem o barro e pinte-o a gosto para que pareça um vulcão. 2. Coloque duas colheres de chá de bicarbonato de sódio no copo que agora é a chaminé do vulcão. 3. Coloque umas gotas de corante alimentar e de detergente dentro do copo-vulcão. 4. Faça agora a contagem decrescente do dez até ao zero e coloque uma colher de sopa de vinagre dentro do copo vulcão: observe-o entrar em erupção! O CIENTISTA EXPLICA: Para o vulcão entrar em erupção, o que você fez foi uma reação química: juntando um sólido como o bicarbonato com um líquido como vinagre, obtém-se um gás (bolhinhas que se formaram). O detergente é usado para criar mais espuma e o corante para que a espuma se pareça com lava verdadeira. Fonte: http://www.cienciadivertida.pt/

CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental As camadas da Terra e seus elementos REFERÊNCIAS BARROS.C.; PAULINO.W.R.; Ciências, O meio Ambiente 5ª Série. 64. ed. Editora Ática-2001. CRUZ.J.L.C.; Projeto Araribá: Ciências 6º Ano/Obra,concedida, desenvolvida e produzida pela Ed. Moderna-2006. CECÌLIA. V.; Ciências: Terra e Universo, 5ª Série, 1. ed. Curitiba: Positivo, 2004. http://pt.wikipedia.org http://commons.wikimedia.org www.portalsaofrancisco.com.br http://www.cienciadivertida.pt/

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   2 Mats Halldin/GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jordens_inre.jpg 17/09/2012 6 Autor desconhecido/Disponibilizada por Carlosblh/GNU Free Documentation License http://en.wikipedia.org/wiki/File:Estructura-suelo.jpg 9A Kieff/GNU Free Documentation License http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pangaea_continents.png 9B Tbower/Serviço Geológico dos Estados Unidos/Domínio público http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pangea_animation_03.gif 10 USGS/Serviço Geológico dos Estados Unidos/Domínio Público http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Placas_tect2_pt_BR.svg 14 Dan Gallard/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Terremoto_1985.jpg 15 Content Providers: CDC/United States Department of Health and Human Services/Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Seisme_mexico.jpg 17 David Rydevik/Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:2004-tsunami.jpg 18 Philip A. McDaniel/U.S Federal Government/Public Domain http://en.wikipedia.org/wiki/File:US_Navy_050102-N-9593M-040_A_village_near_the_coast_of_Sumatra_lays_in_ruin_after_the_Tsunami_that_struck_South_East_Asia.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   19 U.S. Navy/U.S. Federal Government/Public Domain http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:SH-60B_helicopter_flies_over_Sendai.jpg 17/09/2012 21A Austin Post/Serviço Geológico dos Estados Unidos/Domínio público http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:MSH80_eruption_mount_st_helens_05-18-80-dramatic-edit.jpg 21B Oliver Spalt/GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rinjani_1994.jpg?uselang=pt-br 22 Luigi Chiesa/Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spaccato_vulcano.png 23 Lilyu/ WTF Public License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lilyu_-_what.svg 24 Morburre/GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Computerposition.jpg