CORBA Apresentação do Padrão CORBA Maurício Maron Mendes099210139 Ramiro Pereira de Magalhães099210155.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Terminologia Definicao Construção Exemplos
Advertisements

Sistemas Distribuídos Baseados em Objetos
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Software
RMI-IIOP.
Desenvolvimento em Camadas
Comunicação Distribuída
Conceitos do Servidor Funcionamento Básico do Servidor Tarefas necessárias para estabelecer um servidor para receber requests do Cliente.
Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas
Sistemas Distribuídos CORBA
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
1 Arquitetura CORBA Repositório de Implementação Repositório de Interface cliente programa cliente proxy ORB Core ou invocação dinâmica servidor ORB Core.
Comunicação Entre Objetos Distribuídos
1 Serviços CORBA. Serviços CORBA. Funcionalidades que podem ser utilizadas por objetos distribuídos. Naming Service (Serviço de Nomes) Event and Notification.
Comunicação Inter-Processos
Objetos Distribuídos Padrão CORBA
DAS Sistemas Distribuídos para Automação Industrial
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA EM JAVA Verão/2001
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Objetos Distribuídos para WEB Prof. Paulo Fernando da Silva FURB – Universidade Regional de Blumenau Pós-Graduação em Desenvolvimento WEB.
Sistemas Distribuídos
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Middleware e Sistemas Distribuídos
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Tecnologia de Informática
Arquitetura CORBA e Objetos Distribuídos
Tópicos de Sistemas de Informação A
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Integração com Banco de Dados
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
CORBA e Desenvolvimento Baseado em Componentes
Arquitetura Cliente /Servidor
Sistemas Distribuídos
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 07.
Concorrência e Java RMI
Desenvolvimento Rápido de Aplicação (RAD)
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05.
Administração e Integração de Redes em Sistemas Distribuídos
Tecgraf PUC-Rio maio de 2011 Principais conceitos de CORBA.
TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos ???? Sumário  Arquitectura de Gestão SNMP  Arquitectura de Gestão OSI/TMN  Novas Arquitecturas.
CORBA Commom Object Request Broker Architecture Conhecendo o Padrão da OMG 3º Engenharia da Computação Vitor C. Tamarozi Romeu L. Furlan Júnior Prof. Edson.
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Java RMI João Gabriel (jggxm).
Processos.
RMI - JAVA.
Comunicação.
Troca de Mensagens Programação concorrente
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
Objetos Distribuídos para WEB Prof. Paulo Fernando da Silva FURB – Universidade Regional de Blumenau Pós-Graduação em Desenvolvimento WEB.
Os paradigmas do uso da informática nas empresas década de 50: mainframe Um grande computador centralizado, ao qual os usuários se dirigem (fisicamente)
RMI Objetos Distribuídos Luiz C. D´oleron SCJP
Java – Remote Method Invocation (RMI)
26/10/10 Sistemas Distribuídos 1 DAS Sistemas Distribuídos para Automação Industrial Trabalho 2ª Semestre de 2010 Professor: Joni da Silva Fraga.
Projetando Objetos com Responsabilidades
Infra-Estrutura para Computação Distribuída
Conceitos do Cliente Funcionamento Básico do Cliente Como Clientes acessam e usam Objetos Distribúidos.
Computação Distribuída João Bosco Mangueira Sobral CORBA Common Object Request Broker.
Desenvolvimento Global de Software
Programação com Objetos Distribuídos – CMP167 – Prof. Cláudio Geyer CORBA Artigo – Programming with Object Groups in CORBA Por Pascal Felber e Rachid Guerraoui.
RMI Remote Method Invocation
Flávia Rainone - 1 Computação Paralela com CORBA.
Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre Aula 1 Prof. Me. Humberto Moura
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Introdução ao SCS Tecgraf PUC-Rio Setembro de 2013.
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Sistemas de Informação Bruno Cruz Jessica Rodrigo Aragão – ASP.NET MVC 3.
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Principais conceitos de CORBA.
SOCKET - É um canal de comunicação entre processos que estabelece uma conexão entre eles na forma de cliente-servidor. Por meio de sockets, os computadores.
Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.
Transcrição da apresentação:

CORBA Apresentação do Padrão CORBA Maurício Maron Mendes Ramiro Pereira de Magalhães

CORBA Antes do Corba - Aplicações monolíticas Rodavam em um mainframe, sendo que os usuários utilizavam “terminais burros” para executar as aplicações. O processamento era totalmente feito no mainframe. - Aplicações cliente-servidor Popularizaram-se na década de 90. A aplicação cliente era dotada da interface com o usuário e regras de negócio e o servidor da persistência. - Aplicações 3+-camadas (n-camadas) Está se popularizando principalmente para o desenvolvimento de sistemas de grande porte, distribuindo-o em, pelo menos, 3 camadas: interface, negócio e persistência.

CORBA Exemplo de Aplicação Multicamada

CORBA Vantagens - Excelente separação entre as interfaces com usuário e a lógica do sistema proporciona facilidades de mudanças caso haja alguma Redefinição de estratégia de armazenamento (afetará pouco as camadas intermediárias e nada as camadas-cliente) - Mudanças nas implementações dos objetos podem não afetar as interfaces CORBA. - Faz uso de técnicas já conhecidas e praticadas por programadores: encapsulamento, polimorfismo, reuso... -Permite utilizar linguagens de programação mais adequadas para o desenvolvimento de cada sistema isoladamente. - Permite especialização de equipes de desenvolvimento, reduzindo custos no desenvolvimento do sistema.

CORBA Considerações Vale a pena desenvolver minha aplicação com CORBA? - Você dispõe de recursos (monetários e humanos)? Tempo? - Qual o tamanho do seu sistema? - Várias pessoas vão acessá-lo ao mesmo tempo? Este acesso exigirá muito do banco de dados? E da camada de negócios? - Como as aplicações clientes vão estar se conectando? - Você pretende reutilizar seu sistema, ou vendê-lo para vários consumidores (que usam sistemas operacionais diferentes)? - Você é capaz de manter seus dados seguros de ataques?

CORBA Como funciona

CORBA Arquitetura Básica CORBA

CORBA Stub IDL Para acessar uma operação sobre um objeto, o cliente precisa chamar e estar estaticamente ligado a um stub correspondente; A interface stub conduz o ORB direto para o domínio de programação da aplicação: o cliente interage com objetos servidores (remotos) chamando suas operações como se tivessem chamando operações de objetos locais.

CORBA ORB (Object Request Broker) Abrange toda a infraestrutura de comunicação necessária para identificar e localizar objetos, tratar o gerenciamento de conexão e a entrega dos dados; A funcionalidade básica fornecida pelo ORB consiste em passar os pedidos dos clientes para as implementações dos objetos em que eles são chamados; Um ORB usa uma referência de objeto para identificar e localizar objetos, de forma que ele possa direcionar os pedidos para ele. Se o objeto referenciado existe, o ORB permite que o dono de uma referência de objeto peça serviços a ele.

CORBA Esqueleto IDL Para qualquer chamada, seja via stub ou via invocação dinâmica, depois de passar pelo ORB, o "pacote" com os argumentos enviados pelo cliente chega ao Adaptador de Objetos e é em seguida "aberto" através de um skeleton no lado do servidor. O skeleton recria a requisição em seu próprio espaço de endereçamento; As invocações passam através do skeleton vindas do Adaptador de Objetos em direção à implementação do objeto (servidor); as solicitações voltam pela rotina de retorno correspondente.

CORBA Códigos-fonte - Definição IDL interface objeto_exemplo{ void metodo_do_objeto(in Boolean a); } - Utilização do Objeto objeto_exemplo *x = objeto_exemplo::_bind(“meu_obj_exemplo”); x->metodo_do_objeto (0);

CORBA Links