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Sistemas Distribuídos

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Apresentação em tema: "Sistemas Distribuídos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Distribuídos
05/04/2017 Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 08

2 Objetos Distribuídos Tópicos Orientação a Objetos Java DCOM Padrões
05/04/2017 Objetos Distribuídos Tópicos Orientação a Objetos Java DCOM Padrões Aplicação Exemplo

3 DCOM ORB (Object Request Broker) específico para OLE/ActiveX
Como CORBA, separa a interface de um objeto de seu implementação Interfaces declaradas usando uma IDL TypeLibrary: repositório de interfaces

4 DCOM (cont.) Um objeto DCOM suporta uma ou mais interfaces
Servidor de objetos deve implementar a interface IClassFactory, que fornece mecanismos para instanciar objetos

5 DCOM - Servidores de Objetos
In-process Rodam no mesmo processo que seus clientes Implementados como bibliotecas de ligação dinâmicas (DLLs)

6 DCOM - Servidores de Objetos (cont.)
Out-of-process locais Rodam em processo distinto do de seus clientes Comunicação através de Lightweight RPC (LRPC)

7 DCOM - Servidores de Objetos (cont.)
Out-of-process remotos Comunicação através de RPC semelhante ao DCE (Distributed Computing Environment), como em CORBA Assim, a comunicação entre uma aplicação cliente e um servidor de objetos, local ou remoto, é transparente

8 DCOM - Comunicação Do ponto de vista do cliente, o acesso a membros de uma classe é feito através de ponteiros para os elementos da interface Como é feita a comunicação com servidores out-of-process?

9 DCOM - Com. (cont.) O barramento gera objeto de comunicação (proxy object) Proxy recebe chamada e converte em RPC Na outra ponta (lado servidor), stub object faz ação inversa ao proxy object Semelhante a CORBA!

10 DCOM Um componente pode encapsular vários outros, escondendo-os dos processos externos Interface única inteiramente consistente

11 DCOM Mecanismos de encapsulação Por delegação (“clonagem”)
Componente externo encapsula outros componentes e reimplementa a interface de cada um deles O componente externo redireciona chamadas para o membro correspondente do componente encapsulado (cont...)

12 DCOM Mecanismos de encapsulação Por delegação (cont.) (cont...)
O componente externo delega ao componente encapsulado a responsabilidade de executar o serviço requisitado (cont...)

13 DCOM Mecanismos de encapsulação (cont.) Por agregação
Agrega objetos encapsulados dentro do objeto externo e disponibiliza interface diretamente para as aplicações clientes

14 Processamento Distribuído baseado em Objetos
Iniciativas de Padronização ODP/ISO CORBA/OMG DCOM/Microsoft (“padrão” Microsoft - base instalada)

15 ODP Open Distributed Processing Comunicação aberta - OSI
Interfaces de HW padrão Protocolos de comunicação Processamento distribuído aberto - ODP Plataformas-padrão de suporte ao processamento distribuído Baseado em objetos Encapsulação/Interfaces Reutilização de componentes

16 ODP Pontos de Vista Empresa - impacto nos sistemas da empresa
Informação - fluxo de informação Computacional - interação entre componentes Engenharia - componentes de suporte, plataforma Tecnologia - tecnologia utilizada, incluindo hardware

17 OMG Object Management Group 1000+ empresas
Comprometido com desenvolvimento de tecnologia de objetos CORBA - Common Object Request Broker Architecture Plataformas: Orbix/IONA, Visibroker/Visigenic, ... Versão 2.0: interoperabilidade de ORBs/plataformas

18 CORBA (cont.) Cooperação para desenvolvimento/incorporação de novos componentes + CFPs (Call For Proposals) Basic services Common facilities (horiz. & vert.) Integração com ODP Ex: IDL comum

19 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas
ANSA (Advanced Networked Systems Architecture) Conforme ODP ANSAware Visões: Computacional Engenharia

20 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas Principais objetivos
Reuso de software Metologia baseada no paradigma de objetos Suporte de alto nível a multimídia Independência de S.O. Abertura

21 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas Usuários em potencial
Músicos Críticos Analisadores de discurso

22 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas Componentes Arquitetura

23 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas
Componentes de Arquitetura Trader NodeManager

24 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas (ex: música)
Componentes de Aplicação Básicos AudioServer (dispositivos E/S: auto-falante e microfone) AudioStorageServer VoiceRopeServer

25 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas
Componentes de Aplicação (cont.) Aplicação MusicPlayer MusicAnnotator

26 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas Interfaces principais
AudCtrl - abre novo canal de áudio Audio - dados Ass - manipula arquivo Vrs - manipula banco de dados Callback - notificação de eventos aos clientes Rate - sincroniza/controla relógios lógicos

27 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas Interfaces gráficas
AudioControl - volume de E/S MusicPlayer - controle remoto (play, pause, skip, stop) e relógio (direção e velocidade) Annotator - controle de anotações (posição, tipo (paused, continuous), duração) e relógio Os relógios nas GUIs mostram a sincronização entre os componentes

28 Aplicação Exemplo Anotação de Mídias Contínuas Sincronização
Buffering no Servidor de Dispositivo (AudioServer) Compensação de atraso RateControl Relógios lógicos Threads (operação em background) Separação entre controle de dispositivo e ratecontrol é importante para manter abertura

29 Aplicação Exemplo Principais contribuições
Modelo de construção de aplicações multimídia Suporte de alto nível a MM Desenvolvimento conforme ODP


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