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1 Programação Orientada aos COMponentes Quartas à Tarde no DEI 12 de Abril de 2000.

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Apresentação em tema: "1 Programação Orientada aos COMponentes Quartas à Tarde no DEI 12 de Abril de 2000."— Transcrição da apresentação:

1 1 Programação Orientada aos COMponentes Quartas à Tarde no DEI 12 de Abril de 2000

2 2 Componentes Agenda Introdução Tutorial Casos Práticos –I2S: Reengenharia via COM –IDT: Engenharia usando COM

3 3 Programação As Grandes Promessas não reinventar a roda –Reutilização –Interoperabilidade Facilidade de Manutenção –Flexibilidade –Evolução

4 4 Programação Evolução da Programação Linguagem máquina Programação estruturada POO Unidade estrutural ProgramaSubrotinaObjecto Relação com nível anterior _Unidade de Programa delimitada Subrotinas + memória local persistente DependênciasProcessadorLinguagem prog. (bib. suporte)

5 5 Programação Problemas Identificados Reutilização –Diferenças linguagens de programação –Diferenças entre versões do mesmo compilador –Controlo de versões Interoperabilidade –Diferenças entre compiladores e linkers –Diferenças entre arquitecturas

6 6 Programação Problemas Identificados (cont.) Flexibilidade –Incompatibilidades entre bibliotecas –Isolamento das funcionalidades –Controlo de versões –Necessidade de recompilação completa da aplicação Evolução –Incompatibilidades entre bibliotecas –Diferenças entre versões do SO & hardware –Necessidade de recompilação completa da aplicação

7 7 O Que Se Pretende Programação

8 8 Componentes Conceitos Genéricos Componente –Unidade de execução que encapsula funcionalidades Interface –Ponto de acesso às funcionalidades do componente

9 9 Componentes Componentes & Interfaces interface IAritBasica { long Adicionar(long iN1, long iN2); long Subtrarir(long iN1, long iN2); long Multiplicar(long iN1, long iN2); long Dividir(long iN1, long iN2); }; interface IAritAvancada { long Potencia(long base, long expoente); }; coclass CoAritmetica { [default] interface IAritBasica; interface IAritAvancada; };

10 10 Arquitectura Geral Componentes

11 11 Componentes Vantagens Reutilização Interoperabilidade –Arquitectura (hardware + S.O.) –Linguagem de programação Actualização de componentes sem recompilação da aplicação ou até mesmo sem reinicialização Controlo de versões Encapsulam detalhes de implementação

12 12 Componentes Modelos de Componentes COM, DCOM, COM+ CORBA Java / RMI

13 13 COM Introdução Standard binário –Reutilização em grande escala (sem código fonte) –Suporte multi-linguagem Parte integrante do SO Windows DCOM para plataformas não-Windows Auto-activação! Auto-desactivação! (usando ATL/MFC)

14 14 COM Introdução (cont.) Localização transparente Múltiplas interfaces por objecto Interfaces standard –Persistência; Notificação; Structured storage; etc. Programação com abordagem procedimental (stateless) Serviços –Transacções; Eventos; invocação Off-line; etc.

15 15 COM Programação de Aplicações Componente –definir um interface utilizando IDL –atribuir CLSID e identificador programático –gerar código proxy/stub –implementar métodos da interface –Tratar de contagem de instancias Servidor –Implementar "class factory" Registar Classes de componentes Cliente –criar instância do objecto e obter ponteiro de interface –invocar métodos

16 16 COM Programação COM/ATL (Visual Studio) Criar Componentes usando wizard –definir um interface utilizando wizard –implementar métodos da interface VS Regista automaticamente as Classes Cliente –criar instância do objecto e obter ponteiro de interface –invocar métodos

17 17 Conclusões Componentes


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