Questões: Que elementos de percepção e de realidade surgem na primeira parte da historinha? O que eles representam? Faça uma livre interpretação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Sal da terra e Luz do mundo
Meu Universo.
Quais são as condições perfeitas para plantar um pé de feijão?
Fernando Pessoa.
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Irretocável Tenho cabelos loiros, pintados, para esconder os fios brancos. Não me lembro exatamente em que ano eles começaram a branquear...
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
MENSAGENS REFLEXIVAS NATUREZA, MÚSICA E REFLEXÃO
Clique para passagem de slides / ligue o som
Se você procura solução adequada ao seu problema, não olvide o grande remédio do Trabalho, doador de infinitos recursos, em favor do progresso do Homem.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Acho que deves gostar deste Power Point.
Os girassóis e nós.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
As nuvens de chuva envolvem o dia em uma guarnição de prata.
Trabalho de Filosofia Grupo 3
A MAIS BELA FLOR O estacionamento estava deserto quando me sentei para ler embaixo dos longos ramos de um velho carvalho. Desiludido da vida,
A INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Salmo 139 Bíblia Viva Salmo de Davi.
A Arte da Felicidade Dalai Lama.
By Roberto Romanelli Maia
«… cada ser humano tem, dentro de si, algo muito mais importante
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ! Ligue o som e use o mouse..
O QUE É A VIDA.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Eu e Você click.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Gillian MacBeth-Louthan
Sistema Piaget de Ensino
Rugas irretocáveis Tenho cabelos brancos lindos, reluzentes.
EDIÇÃO VERÃO 2009 / /12/200915/01/ /12/200922/01/ /01/201029/01/2010 AGENDA: (3ª EDIÇÃO)
Profª. Taís Linassi Ruwer
Eu achava que o SOM era muito importante então eu disse: Minhas orelhas, mãe.
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
ANJO NEGRO.
Era uma vez ………….
"És precioso aos meus olhos " (Isaias 43,4 ).
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Súplica pela proteção divina
Pensamentos Roberto Carlos.
Isso se chama amor....
Extremamente fiel Cecília Sfalsin.
ATRAÇÃO FATAL Clique Slides.
Medite agora neste lindo texto bíblico: SALMO 56
Observe o vazio dos meus olhos. Estranho e inexplicável. Ele já atravessou o espaço. Ele já fez o tempo correr.
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Isaías 6:1-8.
Aparência Montagem : Ulysses Freitas Texto de Silvana Duboc
Você Aprende....
As bases da ciência moderna
QUANDO VEJO QUANDO PERCEBO MEU CORAÇÃO MAIS UMA VEZ REZAR
6 6 POEMAS E 1 CANÇÃO.
Janelas….. Luz que entra, sombras que se iluminam, em jogos de cor….
" És precioso aos meus olhos..." (Isaias 43,4 ).
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
De vez em vez, quando olho na direção do céu, parece que ouço uma risada igual à minha.
A adoração que agrada a Deus
MEU CAMINHO MINHA ORAÇÃO Por: Irineu Fernandes.
David Hume (1711–1776).
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
As Palavras são a nossa forma de comunicação com as pessoas que estão em à nossa volta e são indispensáveis para uma vida em sociedade, mas o que poucos.
Não sei o estado de espírito em que hoje te encontras. Talvez hoje te sintas na pior. Não sei o estado de espírito em que hoje te encontras. Talvez.
CRIATIVIDADE Quando ocorreu a sua última idéia criativa? ( ) Nesta Manhã ( ) Ontem ( ) Na semana passada ( ) No mês passado ( ) No ano passado Qual foi.
Quem silencia minha noite? Faz madrugada meus pensamentos?
Transcrição da apresentação:

Questões: Que elementos de percepção e de realidade surgem na primeira parte da historinha? O que eles representam? Faça uma livre interpretação do que descobriu. Veja como a história continua. Quais são os elementos mais importantes? O que eles representam?

“Pensar não é sair da caverna nem substituir a incerteza das sombras pelos contornos nítidos das próprias coisas: é a claridade vacilante de uma chama pela luz do verdadeiro sol . É entrar no labirinto, ou, mais exatamente, fazer ser e aparecer um labirinto em vez de ficar “estendido entre as flores, voltado para o céu.” Cornelius Castoriadis

Atividades: Que relação existe entre o texto de Castoriadis e a história em quadrinhos? Imagine um final para a história.

“A natureza ama esconder-se.” Heráclito “ Todo homem que for dotado de espírito filosófico há de ter o pressentimento de que, atrás da realidade em que existimos e vivemos, se esconde outra, muito diferente, e que, por conseqüência, a primeira não passa de uma aparição da segunda.” Nietzsche

Atividades: Comente o final da historinha de Maurício de Sousa. Relacione a historinha às idéias de Heráclito e Nietzsche. O que há de igual? E de diferente?

Leia a seguir o poema de Caetano Veloso. A tua presença morena Caetano Veloso A tua presença entra pelos sete buracos da minha cabeça A tua presença Pelos olhos, boca, narinas e orelhas

Paralisa meu momento em que tudo começa A tua presença Desintegra e atualiza a minha presença Envolve meu tronco, meus braços e pernas É branca, verde, vermelha, azul e amarela É negra, negra, negra, negra, negra

A tua presença Transborda pelas portas e pelas janelas A tua presença Silencia os automóveis e as motocicletas Se espalha no campo derrubando as cercas

A tua presença É tudo o que se come e tudo o que se reza Coagula o jorro da noite sangrenta É a coisa mais bonita em toda a natureza

Mantém sempre teso o arco da promessa A tua presença morena, morena, morena, morena, morena. Atividades: De qual presença fala o poema de Caetano Veloso? Como essa presença é apresentada?

3. Quais são os sentidos envolvidos na percepção dessa presença? 4. Como o eu que se expressa no poema pensa as sensações que essa presença desperta nele? Redija um pequeno texto que responda às questões anteriores.

Quando tentamos compreender a realidade, buscamos formas corretas para pensá-la. Por exemplo: Tentamos distinguir semelhanças e diferenças. Procuramos critérios. Buscamos razões. Pensamos em exemplos e contra-exemplos. Examinamos alternativas.

Estabelecemos relações. Tiramos conclusões. Enfim, buscamos a coerência e a consistência e montamos raciocínios, redescobrindo sua estrutura e avaliando a validade de nossas conclusões.

Em resumo, queremos compreender a lógica das idéias, dos pensamentos, da argumentação. 5. Você diria que trabalhou seu pensamento logicamente nesta unidade? Justifique sua resposta.