Gravidez na adolescência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Advertisements

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e.
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem..  
Oh, não! OUTRA VEZ sopa de legumes! queixou-se o lobo, que já era velhinho. Quem me dera ter uma ovelhinha aqui à mesa. Fazia já um belo ensopado de.
Entrevista Entrevista realizada por: Joana Raquel Gomes De Castro e
Tente ler sem chorar!!!.
FICAR DOS ADOLESCENTES
OLÁ, CRIANÇAS. VOCÊS SABEM QUAL É O VALOR MAIS ALTO QUE PODEMOS PAGAR
Casar é como ir a um restaurante com as amigas:
A Boneca e a Rosa Branca.
Rotina....
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isentos de conhecer e difundir a mensagem... 
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
O PODER DA ORAÇÃO.
CÂNCER DE MAMA “PARA LEVAR EM CONTA”.
Gravidez na adolescência
A BONECA.
Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Gravidez na Adolescência
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Aguarde a rolagem automática dos slides....
AMOR MAIÚSCULO FORMATAÇÃO : Isis TEXTO ADAPTADO : Autoria desconhecida
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
CASADOS...  .
Paintings by Willem Haenraets
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
AMOR MAIÚSCULO.
Ética e Moral na formação dos filhos
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro,
João e Mário ..
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
ABORTO “O direito à vida!” Marina Stocco Turma: 212.
Mensagem do Velho ao Moço Ligue o Som
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem... 
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Gravidez na Adolescencia
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Entrevista.
O Melhor Ginecologista
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
A Carta do ex-marido para ex-mulher...
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
SITUAÇÕES.
Adolescência: Conflito entre gerações
Era uma vez uma menina ajuizada. Chamava-se Menina Vírgula
Colégio Estadual Antônio Gonçalves
PARA PARAR E PENSAR.
Para os Meus 3 amigos.
AMOR MAIÚSCULO FORMATAÇÃO : Isis TEXTO ADAPTADO : Autoria desconhecida
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem...
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Sexualidade Daniela e Henrique. Sexualidade Que idade tens? 14.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
O tabagismo na escola Ilustrações e diálogos: Sandra Gomes, 5º H.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Transcrição da apresentação:

Gravidez na adolescência Trabalho realizado por: Danela Gouveia Jessica Gonçalves Maria Fevereiro

Introdução O nosso grupo realizou este trabalho na área curricular não disciplinar de formação cívica. O trabalho fala sobre a gravidez na adolescência.

A Gravidez A gravidez é o desenvolvimento do feto no útero da mulher, esta mudança faz com que a barriga e os seios da mulher aumentem durante os 9 meses que este se desenvolve. Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-fWlGc3mmUu4/TcLXAgGOwtI/AAAAAAAAAAg/G6zGQyIweYY/s640/ciclo.jpg

Primeiros sinais A menstruação não aparece; O peito fica mais delicado; Há perda de energia; Pressão na bexiga; Stress; Rejeição de cheiros; Irritabilidade

Principais causas O uso de drogas e bebidas alcóolicas afeta os efeitos dos métodos contraceptivos; A vontade da adolescente de afirmar-se como adulta; Um pouco também para contrariar as regras impostas pelos pais e a regra social do acto sexual só depois do casamento; Para “prender” o namorado.

Aborto Aborto induzido: Aborto causado por uma acção humana. Aborto espontâneo: Aborto causado por uma ocorrência acidental ou natural. Aborto terapêutico: Aborto causado para preservar a saúde da grávida ou para dar fim a uma gestação que resultaria numa criança com problemas graves ou até fatais.

Causas A causa mais comum é que nesta altura da vida ter uma criança para alimentar, para cuidar pode tornar-se um peso muito grande. O medo da reacção dos pais, ser alvo de crítica na sociedade entre outros faz com que a adolescente recorra ao aborto.

Principais consequências Cancro da mama, Cancro do útero e/ou dos ovários; Gravidez etiópica; Complicações imediatas como hemorragias, infecções e convulsões; Esterilidade; Alcoolismo; Abuso de drogas; Negligência ou abuso infantil; Divórcio e Instabilidade nas relações afectivas; Suicídio; Problemas emocionais;

Entrevista a uma adolescente grávida

Perguntas: Engravidou por acidente ou porque quis? Qual foi a reacção dos seus pais? E dos pais do seu namorado? Com quantos anos engravidou? O seu parceiro aceitou bem, o facto de estar grávida? Pensou em abortar? Os seus amigos apoiaram-na? Abdicou de alguma coisa na sua vida? Como está a ser a experiência? Arrependeu-se de ter engravidado? Pensa em casar?

Engravidou por acidente ou porque quis? R: Por acidente. Qual foi a reacção dos seus pais? R: Hum… Como os meus pais estavam sempre a pedir um netinho à minha irmã mais velha e apesar de eu ainda ser muito nova, os meus pais apoiaram--me sempre, pois também já namorava com o JP (namorado) à bastante tempo.

E a reacção dos pais do seu namorado? R: Os pais do meu namorado não reagiram lá muito bem, até chegaram a pô-lo fora de casa e tudo… Com quantos anos engravidou? R: 19 anos.

O seu parceiro aceitou bem, o facto de estar grávida? R: Estava um pouco nervosa quando foi para lhe contar, pois conheci raparigas que também engravidaram muito novinhas e os namorados queriam que elas abortassem, ou então “acabavam com elas”… Mas quando lhe contei, ele hesitou um pouco, ficou espantado e nervoso… Mas acabou por aceitar bem.

Pensou em abortar? R: O pensamento passou-me pela cabeça, pois tinha receio de contar aos meus pais… Depois falei com o JP e ele disse logo que não. Eu também não queria e a minha irmã não me deixou, assim como os meus pais.

Os seus amigos apoiaram-na? R: Sim sim, claro… Também ficaram espantados não é? (risinhos) Mas sim apoiaram-me muito!

Abdicou de alguma coisa na sua vida? R: Sim, algumas. Por exemplo, o facto de não ter concorrido para a polícia, pois ia ganhar o meu próprio dinheiro. Mas eu não fui porque iria passar muito pouco tempo com o Rodrigo ( filho), por isso tive que desistir.

Como está a ser a experiência? R: Hum… Está a ser óptima, serviu para ganhar juízo, para pensar melhor na vida. Gosto muito do meu filho.

Arrependeu-se de ter engravidado? R: Claro que não! Tenho um filho lindo… (risinhos) É a melhor coisa que me podia ter acontecido e tu (Jéssica) também vais sentir o mesmo quando fores mãe. (risinhos)

Pensa em casar? R: Como todas as raparigas (risinhos). Mas só pensarei em casar quando tiver mais condições e quando for mais velha.

Nota: Esta jovem não foi filmada nem identificada porque nos pediu para manter o anonimato.

Entrevista à mãe de uma adolescente

Entrevista a uma adolescente

http://www.bebecomsaude.com/os-primeiros-sinais-da-gravidez.html http://www.alamedadigital.com.pt/n4/pop_consequencias.php Enciclopédia “A psicologia e voçê” de Leonore Tiefer