Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O Transformador

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Transcrição da apresentação:

Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O Transformador 6021 . Fontes de alimentação Autor Nome do Aluno

Laboratório Objetivos: Observar as características óhmicas do transformador; Interpretar o funcionamento do transformador; Verificar as caraterísticas elevadores e redutoras de tensão no transformador; Utilizar correta e adequadamente o equipamento de instrumentação e medida.

Laboratório Indique quais os valores óhmicos do primário e de secundário do seu transformador: ? Primário Secundário

Laboratório A resistência do primário, é superior à do secundário? R:

Laboratório O transformador medido, é formado por duas bobinas? R:

Laboratório Quando o transformador tem maior quantidade de espiras no secundário, eleva a tensão e simultaneamente reduz a corrente. A relação é direta entre a quantidade de espiras e a tensão. Para a corrente a relação é inversa, à quantidade de espiras.

Laboratório O mesmo transformador, pode ser utilizado como elevador ou redutor de tensão, dependendo da forma como se liga.

Laboratório Efetue as medições de tensão indicadas, e anote dentro do círculo respetivo o valor medido. ? Primário Secundário

Laboratório Efetue as operações indicadas: ? espiras no primário por cada uma do secundário. ?

Laboratório O transformador anterior, considera-se elevador de corrente? R:

Laboratório O transformador anterior, considera-se elevador de tensão?

Laboratório No transformador ideal, a potência do primário é igual à potência do secundário? R:

Laboratório Com recurso ao osciloscópio, efetue a seguinte medição. R1 = R2 = ? Primário Secundário 230V AC

Laboratório Imagem da medição realizada anteriormente.

Laboratório Preencha os seguintes valores, referentes ao primário do transformador: Valor de pico a pico = ? Valor de pico = ? Valor eficaz (RMS) = ? Valor médio = ? Frequência = ? Período = ?

Laboratório Preencha os seguintes valores, referentes ao secundário do transformador: Valor de pico a pico = ? Valor de pico = ? Valor eficaz (RMS) = ? Valor médio = ? Frequência = ? Período = ?