Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O Transformador 6021 . Fontes de alimentação Autor Nome do Aluno
Laboratório Objetivos: Observar as características óhmicas do transformador; Interpretar o funcionamento do transformador; Verificar as caraterísticas elevadores e redutoras de tensão no transformador; Utilizar correta e adequadamente o equipamento de instrumentação e medida.
Laboratório Indique quais os valores óhmicos do primário e de secundário do seu transformador: ? Primário Secundário
Laboratório A resistência do primário, é superior à do secundário? R:
Laboratório O transformador medido, é formado por duas bobinas? R:
Laboratório Quando o transformador tem maior quantidade de espiras no secundário, eleva a tensão e simultaneamente reduz a corrente. A relação é direta entre a quantidade de espiras e a tensão. Para a corrente a relação é inversa, à quantidade de espiras.
Laboratório O mesmo transformador, pode ser utilizado como elevador ou redutor de tensão, dependendo da forma como se liga.
Laboratório Efetue as medições de tensão indicadas, e anote dentro do círculo respetivo o valor medido. ? Primário Secundário
Laboratório Efetue as operações indicadas: ? espiras no primário por cada uma do secundário. ?
Laboratório O transformador anterior, considera-se elevador de corrente? R:
Laboratório O transformador anterior, considera-se elevador de tensão?
Laboratório No transformador ideal, a potência do primário é igual à potência do secundário? R:
Laboratório Com recurso ao osciloscópio, efetue a seguinte medição. R1 = R2 = ? Primário Secundário 230V AC
Laboratório Imagem da medição realizada anteriormente.
Laboratório Preencha os seguintes valores, referentes ao primário do transformador: Valor de pico a pico = ? Valor de pico = ? Valor eficaz (RMS) = ? Valor médio = ? Frequência = ? Período = ?
Laboratório Preencha os seguintes valores, referentes ao secundário do transformador: Valor de pico a pico = ? Valor de pico = ? Valor eficaz (RMS) = ? Valor médio = ? Frequência = ? Período = ?