UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 3 – Transmissão Digital
Advertisements

Tecnologias IrDa e Bluetooth
A técnica de transmissão OFDM
PRINCÍPOS DE COMUNICAÇÕES
Técnicas de Modulação Todas as técnicas de modulação envolvem o deslocamento do sinal original, doravante denominado sinal modulador ou modulante, de sua.
ATENÇÃO Material Construído e Idealizado por Bruno Catiari
Redes de computadores Meios de transmissão.
Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA TSB -95
Amostragem/Reconstrução
Funções Próprias e Resposta em Frequência dos SLITs
Sensores de corrente e tensão
Comunicação de Longa Distância
por Fernando Luís Dotti
Camada Física O nível físico fornece as características mecânicas, elétricas, funcionais e de procedimento para ativar, manter e desativar as conexões.
Prof. Eduardo Leivas Bastos
Comunicação de longa distância
TE-072 Processamento Digital de Sinais I
Comunicações Digitais
Fibras Óticas São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos de luz modulados. Consiste de um cilindro de vidro, envolvido por uma camada.
Banda passante do meio físico
Sinais e tipos de transmissão;
MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO
Roosevelt de Lima Sardinha
Telefonia Móvel Além do 4G
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Mídias de transmissão UC: Laboratório de Redes I
Redes de Computadores e Internet
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
Parâmetros normalizados Parâmetros normalizados Frequência normalizada Constante de Propagação Normalizada Contraste (abertura numérica)
Fundamentos de Análise de Sinais
Fundamentos de Telecomunicações
Grupo Diego Esteves Mariana Maso Gabriela Murakami Paulo Scopacasa
Redes de Banda Larga sem Fios
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Comunicação de Longa D i s t â n c i a.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Disciplina: Redes de Computadores I Prof. João Paulo de Toledo Gomes
Comunicação de Dados Através da Rede Elétrica
DSL – Digital Subscriber Line
CCNA 1 – Teste de Cabos.
Transformada de fourier (ft)
Noções de WLAN Disciplina de Redes de Computadores II
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Orthogonal Frequency Division Multiplexing - OFDM
Fundamentos de Tecnologias Wireless – Parte 2
Processamento de Sinais
Comunicação de informação a longas distâncias
Prof.: Cássio C. Cardoso Pós-Graduado em Gestão de Telecomunicações
Modulação e Multiplexação
Índice Modulação Modulação - Portadora Modulação Amplitude Frequência
Um pouco de história… Maxwell (1831–1879) previa a existência de ondas electromagnéticas, idênticas às ondas luminosas. A sua teoria foi muito contestada.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Modulação Trabalho Realizado por: João Santos Disciplina de:
Princípios de Comunicação Conceitos de FM (1ª. Parte)
COFDM Technical Review. Porque FDM ? Porque ele é resistente ao efeito multipath.
Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados
POWER LINE COMMUNICATION(PLC)
Power Line Communications
Topologia de Redes e Transmissão de informações
Prof. José Mauricio Neto
Redes e Manutenção de Computadores
Processamento de Sinais
Modulação Disciplina: Comunicação de Dados Ano lectivo: 2014/2015
Tecnologia em Gestão da TI
Processamento de Sinais
MIMO “Multiple Input Multiple Output” Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas João Luiz Reis Ferreira 6º período Engenharia de Computação e Informação.
Introdução teórica – Demodulação AM-DSB-FC
Comunicação de Longa Distância (Portadoras, Modulação e Modems) Marcello / Rogério Tecnologias e Mídias Digitais 25/03/2002 Sair Windows.
Fundamentos de Redes de Computadores
1820 – Oersted verifica experimentalmente que uma corrente eléctrica cria um campo magnético. Até então, a electricidade e o electromagnetismo eram realidades.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÕES II 3º Avaliação - OFDM Aluno: Sammuel Rubens Amaro de Oliveira Reis Professor: Cláudio Muniz

O que é OFDM ? OFDM é uma sigla que vem do inglês “Orthogonal Frequency-Division Multiplexing” que traduzindo seria algo como “Multiplexação por Divisão de Freqüência Ortogonal”. Ou seja, é um método de modulação baseado na idéia de multiplexação por FDM onde múltiplos sinais são enviados em diferentes freqüências, por isso requer uma banda larga, com multiportadoras que oferece desempenho superior sobre os mais antigos e tradicionais métodos de modulação que utilizam apenas uma portadora.

Analogia I Cada furinho do chuveiro é um como um sub-canal que junto com os demais compões um canal principal

Uma outra forma de ver a mesma coisa é imaginar a FDM como sendo um caminhão que carrega toda a informação dentro da carroceria e a OFDM como sendo vários caminhões menores que carregam a mesma informação separadamente. Analogia II

A Importância da Ortogonalidade f(t)=sen(mwt)xsen(nwt) f(t)= cos(m-n)/2 - cos(n+m)/2

A Transmissão de Símbolos em OFDM Para evitar a ISI entre os símbolos OFDM, uma solução é inserir um intervalo de guarda entre estes símbolos. Se o intervalo de guarda for maior que o atraso máximo do canal pode-se garantir que não haverá a presença de ISI no sistema.

ODFM utilizando a Transformada Discreta de Fourier No principio a modulação para implementar a OFDM era feita através de osciladores. Tal implementação torna-se complexa e cara, já que estes equipamentos são difíceis de serem implementados. Uma simplificação significativa foi substituir bancos de osciladores pela Transformada de Fourier Discreta (TFD) para gerar as portadoras

Meios de implementação da FFT  ASIC¹ Menor, rápida, pouco consumo de energia Porem sem flexibilidade  Micro-controladores ou DSP¹ Altamente programáveis Relativamente lentos, precisam de periféricos adicionais  FPGA¹ Combinam as vantagens e limitações de varias soluções Pode ser programado por uma estação radio base com novas funcionalidades; Embora um pouco mais caro, apresenta a melhor solução

Relação entre os custos e benefícios das diversas formas de se implementar as FFTs e IFFT’s

Vantagens da OFDM  resistência contra dispersão óptica  resistência contra multi-percursos usando intervalo de guarda  robustez aos efeitos da seletividade em freqüência  resistência contra burst de ruído  maior robustez ao ruído impulsivo

Desvantagens da OFDM  o problema de picos de potencia  A envoltória do sinal de transmissão OFDM pode apresentar altas excurções de amplitude  A OFDM é vulnerável a desvios de freqüência  Pode haver problemas de sincronização da freqüência entre o receptor e o transmissor

Conclusão  A OFDM é uma técnica que vem sendo usualmente utilizada em sistemas de comunicação sem fio, principalmente em ambientes em que existe propagação por multipercursos.  Os estudos recentes em OFDM hoje em dia são para atingir melhores taxas de transmissão, aprimoramento da técnica e eliminação da dificuldade de implementação. Entre as causas dos problemas de implementação e de eficiência da OFDM pode-se citar o tamanho do prefixo cíclico, os deslocamentos de freqüência e o sincronismo.