Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Abordagem Entidade Relacionamento
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
DESENHO de BASE de DADOS RELACIONAL
UML Modelando um sistema.
MODELO RELACIONAL Transparências baseadas no capítulo 3 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e capítulo 7 do livro de ELMASRI e NAVATHE Juliana Amaral e Rodrigo.
O Modelo E-R Definição: Características
Funcionalidades de um SGBD
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Modelo Entidade-Relacionamento
Projeto de Banco de Dados
Maurício Edgar Stivanello
UML – MODELAÇÃO DA ESTRUTURA Professor Sandro Carvalho.
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Modelagem Orientada a Objetos
Introdução a Bancos de Dados
Prof. Carlos H. Marcondes
Modelagem de Sistemas de Informação
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados.
O.O.H.D.M. Modelagem Conceitual
Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento
Prof. Alfredo Parteli Gomes
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Introdução a Banco de Dados com exercícios de aplicação
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados
BANCO DE DADOS APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD
Bancos de Dados Projeto de BD
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Modelo de Dados Relacional
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
Introdução a Banco de dados
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Curso Técnico em Mineração
Análise e Projeto de Sistemas
Análise de Sistemas de Informação
Modelagem Visual de Objetos Com UML
Curso Técnico em Informática
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Modelagem Visual de Objetos Com UML
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
BANCO DE DADOS Aula 3 Josino Rodrigues Neto© Fundamentos em Banco de Dados.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 7. Análise e projeto orientados a objetos 7.1 Técnica de modelagem.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
Modelo Relacional Marcelo Mendes Manaus – 2015.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Arnaldo Rocha1995 BANCO DE DADOS Modelo Relacional.
Projeto de Banco de Dados
Banco de dados e tipos de programação
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Engenharia de Software Orientada a Objetos
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
O que é modelagem orientada a objetos?
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
 O Modelo E-R (Entidade-Relação)
Banco de Dados I 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Modelagem de Dados Aula 4. 2 Implementação de Entidades Não é aconselhável simplesmente transcrever os nomes dos atributos para nomes de colunas. Nomes.
Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI Diagrama de Entidade-Relação (DER) ou Entidade Associação (DEA) Representa as entidades envolvidas.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação para o gerenciamento de materiais, desenvolver um banco de dados relacional utilizando o MS-ACCESS.

Modelagem Um modelo é a abstração de alguma coisa, cujo propósito é permitir que se conheça essa coisa antes de se construí-la. Como um modelo omite detalhes não essenciais, sua manipulação é mais fácil do que a da entidade original. O modelo de objetos descreve a estrutura de objetos de um sistema sua identidade, seus relacionamentos com outros objetos, seus atributos e suas operações. Nossa meta na construção de um modelo é incorporar os conceitos do mundo real que sejam importantes para a aplicação.

Metodologia Orientada a Objetos É uma metodologia para desenvolvimento de software orientado a objeto e uma notação gráfica para representar os conceitos orientados a objetos. A metodologia consiste em construir um modelo de um domínio de aplicação e após adicionar-lhe detalhes de implementação durante o projeto do sistema.

Classes e Objetos Objetos: O objetivo da modelagem de objeto é descrever os objetos do sistema. Por exemplo: João, Inserto snmg12, aço 1045. Objeto é definido como um conceito, ou item com limites nítidos e que tem significado no problema alvo. Classes: Uma classe de objetos descreve um grupo de objetos com as mesmas propriedades (atributos), comportamento, relacionamento com outros objetos e semântica comuns. Pessoa, ferramenta, animal, empresa são todos classes de objetos. Cada pessoa tem uma idade, endereço, e pode trabalhar em alguma empresa.

Instâncias de Objetos Instância: É um caso particular de uma classe. João é uma instância da classe Pessoa. instância classe João Pessoa

Diagrama de Classes de Objetos Os diagramas de objetos fornecem uma notação gráfica formal para modelagem de objetos, classes e relacionamentos entre si. Diagramas de objetos são úteis na modelagem da abstração e no projeto do sistema. Atributos: Um atributo é um valor de dado mantido pelos objetos numa classe. Nome, idade, peso são atributos dos objetos da classe Pessoa.

Pessoa classe nome idade Classe e atributos

Associações Associações estabelecem os relacionamentos entre as classes.Uma associação descreve um grupo de conexões com estrutura e significado comuns. Por exemplo uma pessoa trabalha para uma indústria. Tem_capital nome País Cidade Associação 1-1 Multiplicidade:Especifica quantas instâncias de uma classe podem se relacionar com uma instância de uma classe associada.

Multiplicidades Cliente Pedido Associação 1-N UM para UM (1:1) A cada ocorrência de uma instância corresponde uma e somente uma ocorrência de outra instância. Uma linha sem símbolo de multiplicidade significa associação ”um-para-um” UM para MUITOS (1:N) A cada ocorrência de uma instância corresponde uma ou mais ocorrências de outra instância. Cliente Pedido faz Associação 1-N

MUITOS para MUITOS (N:M) fornecedor Produto fornece O reconhecimento e entendimento de um relacionamento será extraído do ambiente observado, e não arbitrados. Uma regra que seja verdadeira para um ambiente X pode não ser verdadeira em outro ambiente Y. Sempre o ponto de partida para a análise e leitura do relacionamento descrito deve ser um elemento individualizado. MUITOS para MUITOS (N:M) A cada ocorrência de uma instância corresponde uma ou mais ocorrências de outra instância e vice-versa. A bola sólida é o símbolo para expressar muitos, significando zero ou mais.

Auto-relacionamento 1-n Auto-relacionamento caracteriza um caso especial onde os participantes do relacionamento são do mesmo tipo. Este relacionamento pode ser 1:1, 1:N ou N;N. Pessoa Auto-relacionamento 1-n representa

Atributos de associações Atributos das associações: É uma propriedade de cada relacionamento estabelecido. fornecedor Produto fornece Quantidade

Generalização e Especialização Herança Generalização é o relacionamento entre uma classe e uma ou mais versões refinadas dela veículo moto carro caminhão

Agregação Parte-todo, agregação:Um objeto é feito de componentes. Os componentes fazem parte do agregado. atividade funcionário projeto função

Passos do Modelo de Objetos Identificar as classe de objetos:entidades físicas e conceitos. Normalmente correspondem a substantivos. Descarte classes desnecessárias. Identificar as associações: qualquer dependência entre duas classes. Normalmente correspondem a verbos. Descarte associações desnecessárias. Identificar as multiplicidades das associações. Identificar os atributos, propriedades dos objetos. Identificar os atributos dos relacionamentos, se houver Refinamento com herança se for necessário. Montar o Diagrama de Objetos.

O setor de RH de uma empresa necessitar operar as seguintes informações: Cada empregado está lotado em um departamento, tem um cargo de carreira e pode ter gratificação; Para o cadastramento de um empregado são registrados: matrícula, nome, endereço, telefone, cargo, departamento, salário, filiação, data de nascimento, naturalidade e CPF; Para cada dependente do empregado são registrados: nome, data de nascimento, grau de parentesco e escolaridade; Ao longo do tempo de emprego, o empregado pode ter diversas promoções e é necessário ter um histórico dos cargos ocupados pelo mesmo;

Banco de Dados Coleção computadorizada de dados operacionais, armazenados, que servem para suprir as necessidades de múltiplos usuários dentro de uma ou mais organizações. Coleção de dados operacionais, armazenados, usados pelos sistemas de informação de uma empresa específica.

Vantagens dos Bancos de Dados Menor redundância, se cada aplicação possui os seus próprios arquivos de dados, então dados de uso comum serão forçosamente redundantes e duplicados nos diversos arquivos destas aplicações. Menor inconsistência nos dados, se um mesmo fato de mundo real acha-se registrado em mais de um lugar, então existirão certos instantes em que ocorrerão inconsistências entre estas entradas. Segurança Integração Padronização Integridade

Sistema Gerenciador de Banco de Dados ORGANIZAÇÃO: estrutura de dados refletindo as múltiplas visões dos usuários. ACESSO: métodos de acesso permitindo o armazenamento, recuperação e disseminação dos dados. CONTROLE: segurança, recuperação, edição e validação dos dados garantindo a integridade.

Modelo Relacional de Dados Tabelas

MT-ALUNO NM-ALUNO CPF CD-CURSO DT-NASC CD-CIDADE Conceitos No modelo relacional, os dados são representados em forma de tabelas (relações), ou seja, através de linhas(tuplas) e colunas(domínios) CHAVE PRIMÁRIA CHAVE EXTERNA TUPLA MT-ALUNO NM-ALUNO CPF CD-CURSO DT-NASC CD-CIDADE ATRIBUTOS RELAÇÃO

Chaves Primária: Conjunto de atributos que identificam univocamente cada ocorrência de um objeto. Ex: Aluno  matricula Candidata: Conjunto de atributos que identificam univocamente cada ocorrência de um objetos.Ex: Aluno  matricula e CPF Estrangeira: Atributo de um objeto e que é chave primária de um outro objeto.Ex: # Curso como atributo da entidade aluno

Mapeamento Para cada ENTIDADE, construa uma RELAÇÃO com os atributos da entidade e com as chaves correspondentes #A A

Para cada RELACIONAMENTO 1:N, inclua como atributo do lado “N” a chave primária do lado “1”

Para cada RELACIONAMENTO N:N, construa uma relação com os atributos do relacionamento, tendo como chave a concatenação das chaves das entidades relacionadas N A B C #A #B

Bibliografia Cougo P., Modelagem Conceitual, Editora Campus, 1997 Rumbaugh J., Blaha M., Premerlani W., Eddy F., Lorensen W., Modelagem e Projeto Baseados em Objetos, Editora Campus, 1994.