Propagação(transmissão) do calor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Energia transferida entre dois sistemas, a diferentes temperaturas.
Transferências de energia
Transmissão de Calor.
Termologia Prof. Raphael Carvalho.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
AVALIAÇÃO MÓDULO I GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
TERMOLOGIA Revisão e cont.
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
Dilatação Térmica dos Líquidos
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor
Calor e TEMPERATURA.
Transmissão de Calor.
REVISÃO 2º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
Processos de Transmissão de Calor
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Propagação de Calor.
Termologia – Temperatura e Calor.
Alunos: Bruno Kurtz Julyana Schneider Rafael Motta EM-123
Mecanismos de transferência de calor
PROPAGAÇÃO DE CALOR Por: Roberto Bahiense..
Calor e Temperatura.
Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.
Termologia Professor John Disciplina Física E.
TERMOLOGIA.
Calorimetria AV1 – 4° BIMESTRE
Prof. Christian de Pinho Ramos
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
FÍSICA TÉRMICA.
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
O que vem ser a termologia,o que ela estuda ?
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO
Questionamentos iniciais:
CALOR! Energia em Trânsito
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Professor: Diones Charles
Energia, fenómenos térmicos e radiação
Calor.
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
Física II CALORIMETRIA
CALOR Transferência de energia
PROFESSOR THOMPSON JUSTA
Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
Termologia Professor John Disciplina Física E.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Calor, Primeira Lei da Termodinâmica e Transformações Gasosas
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II TRANSFERÊNCIA DE CALOR: CONCEITOS GERAIS Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira.
Termologia O que vem a ser termologia? O que ela estuda? Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos.
8.2 – Transmissão de Calor Site:
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Transmissão de calor. Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre.
Há três processos de transmissão de calor: Condução Térmica Convecção Térmica Irradiação Térmica.
Transcrição da apresentação:

Propagação(transmissão) do calor Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio

Como o calor se propaga? Se propaga de forma espontânea de um corpo de maior temperatura (mais quente) para outro de menor temperatura (mais frio).

Fluxo de calor É uma grandeza física definida pela razão entre a quantidade de calor Q que atravessa uma superfície S e o intervalo de tempo para atravessá-la. Unidades: SI: Usuais: W(watt) cal/s ou kcal/s 1W = J/s

Lei de Fourier. Verificou que o fluxo de calor depende dos seguintes fatores: Área da superfície; Diferença de temperatura entre os meios 1 e 2. Espessura da parede; Coeficiente de CONDUTIBILIDADE TÉRMICA (depende da natureza da substância);

A propagação do calor pode ocorrer por três processos diferentes A propagação do calor pode ocorrer por três processos diferentes. São eles: CONDUÇÃO CONVECÇÃO IRRADIAÇÃO

CONDUÇÃO TÉRMICA. É o processo de transmissão de calor em que: A energia passa ( se desloca) de molécula para molécula; As partes do corpo(matéria) NÃO sofrem deslocamento; Ocorre apenas agitação molecular; Ocorre principalmente em sólidos;

Exemplos: Os metais são bons condutores térmicos. Os principais isolantes térmicos são: água, gelo, ar, lã, isopor, vidro, borracha, madeira e serragem.

CONVECÇÃO TÉRMICA. É o processo de transmissão de calor em que: A energia é transferida através do transporte de matéria; Só ocorre em líquidos e gases;

Exemplos: Ar condicionado e aquecedor de ambiente: Ar condicionado

Se você quiser resfriar um ambiente, é ideal instalar o ar condicionado na parte superior de uma peça, pois, o ar frio desce (mais denso) e o ar quente sobe (menos denso) criando assim, uma corrente de convecção. E para aquecer um ambiente com um aquecedor térmico, qual é a melhor posição de instalação do aparelho?

Brisa marítima: Durante o dia a energia radiante do sol chega com a mesma potência térmica ao mar e a sua costa continental (areia+edificações+materiais que as compõem). Como o calor específico da água é muito maior que o da costa continental, a temperatura do ar na superfície da costa sobe mais rapidamente que o ar na superfície do mar. Essa diferença de temperatura origina a convecção: uma corrente de ar que vai do mar (mais frio, logo mais denso) vai para a costa(ar mais quente e menos denso).

Brisa terrestre: Ao anoitecer, a radiação térmica do sol deixa de atingir a costa e o mar, mas os dois continuam a emitir calor para o ar por irradiação e passam a resfriar-se. Como a capacidade térmica da costa é menor que a da água, a perda de calor da costa faz com que sua temperatura abaixe mais rapidamente que a do mar. Com o tempo, a temperatura do ar junto a costa torna-se menor que a do mar e as correntes de convecção invertem de sentido: sopram da costa mais fria para o mar mais quente.

Geladeira: O congelador que é o responsável pelo resfriamento interno da geladeira, fica na parte de cima. Ele resfria o ar próximo de si. Esse ar frio desce enquanto o ar quente, que está embaixo, sobe. Assim, produzem-se correntes de convecção, que mantém o interior da geladeira em constante resfriamento. Se ele ficasse na parte de baixo da geladeira, o ar resfriado permaneceria na parte inferior. E o ar que estivesse em cima continuaria quente, pois não desceria para poder ser resfriado pelo congelador.

IRRADIAÇÃO TÉRMICA É o processo de transmissão de calor em que: NÃO há transporte de matéria; Ocorre transporte de energia; Não há a necessidade de um meio material para que ocorra a propagação da energia térmica; Ocorre emissão de ondas eletromagnéticas (energia radiante);

Exemplos:

A garrafa térmica: É feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas, entre as quais é feito vácuo. Assim, minimiza-se a ocorrência de condução. A convecção é reduzida ao mínimo por meio da vedação da garrafa com tampa isolante. As faces externa e interna da garrafa são espelhadas para minimizar a irradiação, de dentro para fora, como de fora para dentro.

Estufa

Chaleira: Por condução o calor do fogo se propaga para a chaleira que está em contato com este e para a água que está em contato com a base da chaleira; Por convecção a água do fundo da chaleira se aquece, sua densidade diminui (fica mais leve) e ela sobe, enquanto a água fria da superfície (mais densa, pesada) desce para o fundo, gerando uma corrente de convecção; Podemos perceber que se tirarmos a chaleira do fogo e colocarmos a mão sem tocar embaixo da chaleira sentimos um aumento de temperatura, logo também ocorre a irradiação.

A lareira, o aquece uma sala principalmente por irradiação (fogo), mas também por convecção e condução.