A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Termologia Prof. Raphael Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Termologia Prof. Raphael Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 Termologia Prof. Raphael Carvalho

2 Tá mesmo cara, eu tô com muito Calor!
Cara, tá quentão aqui, né?

3 OBJETIVOS DA TERMOLOGIA
Estudar os fenômenos relativos às manifestações de um tipo de energia que pode produzir aquecimentos, resfriamentos ou mudanças de estado físico nos corpos que a cedem ou recebem.

4 ASPECTOS MACROSCÓPICOS E MICROSCÓPICOS
O estudo macroscópico se restringe aos aspectos globais do sistema tais como volume,temperatura, pressão e outras propriedades que podemos perceber pelos nossos sentidos. O estudo microscópico se restringe a grandezas que não podemos perceber pelos nossos sentidos: a energia das moléculas.

5 Energia Térmica Todos os corpos possuem partículas que estão em constante movimento denominado agitação térmica. A energia térmica é a soma das energias cinéticas das partículas de um corpo.

6 A festa está “pegando fogo”, vejo todo mundo agitado!
Temperatura Temperatura (T) é a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo ou substância. Temperatura mais alta Maior agitação térmica Menor agitação mais baixa A B TA > TB A festa está “pegando fogo”, vejo todo mundo agitado!

7 Calor Equilíbrio Térmico
Dizemos que dois ou mais corpos estão em equilíbrio térmico quando eles se encontram com a mesma temperatura. Calor É energia térmica em trânsito de um corpo para outro ou de uma parte para outra desse mesmo corpo, trânsito este provocado por uma diferença de temperaturas. O calor sempre flui da região (ou corpo) de maior temperatura para a região (ou corpo) de menor temperatura. VEJA Eu já estou em equilíbrio térmico com o ambiente! TA> TB A B Calor

8 Depois de um certo tempo:
Lembre-se Fluxo de calor Menor temperatura Maior temperatura Depois de um certo tempo: Equilíbrio térmico Mesma temperatura

9 ESCALAS TERMOMÉTRICAS
Uma escala termométrica é um conjunto de valores numéricos em que cada valor está associado a uma certa temperatura. MEDIÇÃO DA TEMPERATURA Para medir a temperatura, recorre-se ao fenômeno da dilatação térmica, ou seja, à variação de dimensões que os corpos sofrem quando sua temperatura se altera.

10 TERMÔMETROS Um termômetro é basicamente constituído de um termoscópio (ou seja, um indicador da dilatação térmica) e de uma escala termométrica. Termômetro de máxima e mínima Termômetro clínico Termômetro digital Termômetro bimetálico

11 PONTOS FIXOS FUNDAMENTAIS
1º PONTO FIXO – PONTO DO GELO Temperatura na qual a água congela. Gelo e água estão em equilíbrio térmico, sob pressão normal 2º PONTO FIXO – PONTO DO VAPOR Temperatura na qual a água entra em ebulição, sob pressão normal.

12 ESCALA FAHRENHEIT Alguns anos mais tarde, Daniel Gabriel Fahrenheit ( ), físico alemão, criou o primeiro termômetro contendo mercúrio. Ponto do Gelo 32º F Ponto do Vapor 212º F Curiosidade Para o ponto 0, Fahrenheit utilizou a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia e, para o ponto 100, a temperatura do corpo humano.

13 ESCALA CELSIUS A escala termométrica mais usada no mundo, inclusive no Brasil, foi criada pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701 – 1744) e oficializada em 1742 por uma publicação da Real Sociedade Sueca. Ponto do Gelo 0º C Ponto do Vapor 100º C Curiosidade Celsius utilizou o valor 0 para o ponto de ebulição e o valor 100 para o ponto de congelamento da água. Foi um biólogo sueco, chamado Lineu, quem inverteu essa escala, tornando-a tal como a conhecemos hoje.

14 ZERO ABSOLUTO LORDE KELVIN
É o limite inferior de temperatura de um sistema, na qual qualquer substância não tem absolutamente nenhuma energia cinética para fornecer, isto é, a agitação das partículas é praticamente nula. LORDE KELVIN A escala absoluta de temperatura foi criada na segunda metade do século XIX pelo físico inglês William Thomson Kelvin, verificando experimentalmente a variação da pressão de um gás a volume constante.

15 Nossa, como é bom aprender!
ESCALA ABSOLUTA Nossa, como é bom aprender! Ponto do Gelo 273 K Ponto do Vapor 373 K Algumas Observações Importantes Não existem valores negativos de temperatura na escala absoluta. Na prática o zero absoluto é inatingível. A partir de 1967, convencionou-se não usar “grau” para essa escala. Assim 20 K, por exemplo, lê-se 20 Kelvins.

16 A temperatura hoje é de 83º F
Está quente ou frio? A temperatura hoje é de 83º F

17 CONVERSÕES ENTRE AS ESCALAS
simplificando Variações de Temperatura

18 Mudança de estado Físico

19 Mudança de estado físico

20 Propagação de Calor

21 Propagação de calor A propagação de calor acontece de três maneiras diferentes: - Condução; - Convecção; - Irradiação.

22 - Condução O calor passa de molécula a molécula; É próprio para os sólidos; Não ocorre no vácuo.

23 - Convecção: Ocorre nos fluídos com o deslocamento de partículas. Não ocorre no vácuo.

24 - Irradiação: Quando o calor é transmitido por ondas eletromagnéticas. Única que ocorre no vácuo.

25 DILATAÇÃO TÉRMICA

26 Conceitos Dilatação térmica
Quando aquecemos um corpo, aumentando sua energia térmica, aumentamos o estado de agitação das moléculas que o compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume do corpo. Este fenômeno é conhecido como dilatação térmica. A dilatação térmica ocorre não só quando aquecemos um corpo, mas também quando o resfriamos.

27

28 Exemplos ...

29

30

31

32

33

34 DILATAÇÃO LINEAR 1 DIMENSÃO

35 FIM!!!


Carregar ppt "Termologia Prof. Raphael Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google