A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Termometria Temperatura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Termometria Temperatura"— Transcrição da apresentação:

1 Termometria Temperatura
Grandeza que mede o grau de agitação das moléculas. Sólido Líquido Gasoso Calor Transmissão de energia quando existe diferença de temperatura entre corpos, sempre do mais quente ( maior temperatura) para o mais frio ( menor temperatura ).

2 Calor Sensível e Calor Latente
Qual a diferença em aquecer uma panela e um cubo de gelo com uma mesma fonte de calor? Calor Sensível: Quando a quantidade de calor causa apenas a variação da temperatura de um corpo. Calor Latente: Quando a quantidade de calor causa apenas a mudança de estado físico das moléculas.

3 Calor específico e Capacidade Térmica
Água tem capacidade térmica maior que a da areia, ou seja, leva mais tempo para aquecer e para resfriar. A areia tem capacidade térmica menor que da água, ou seja, leva menos tempo para aquecer e esfria rapidamente Isso ocorre porque são materiais diferentes e este comportamento se dá por causa do calor específico, ou seja, a água precisa de mais energia para aquecer que a areia.

4 Definições Calorias: unidade que utilizamos para medir energia térmica ( calor ). Quantidade de calor fornecida para elevar de 1 ºC a temperatura de 1g de águasob condições normais de temperatura e pressão. 1 cal = 4,2 J Calor específico: quantidade de calor suficiente para elevar a temperatura de 1g de uma substância de 1ºC. Capacidade térmica: quantidade de calor suficiente para elevar a temperatura de um corpo de 1ºC.

5 Escalas Termométricas
Para medir a temperatura de um corpo, utilizamos um instrumento chamado termômetro. Termômetro de Galileu

6 O Termômetro Tubo de vidro Escala Tubo capilar:
região de escape do líquido dilatado Estrangulamento: controle da fuga do liquido dilatado Mercúrio ou substância de baixo calor específico

7 Daniel Gabriel Fahrenheit 1686 - 1736
Montou um termômetro de vidro que em seu interior, havia um tubo capilar, que continha mercúrio, que na temperatura ambiente encontra-se no estado líquido além de apresentar baixo calor específico. O valor da temperatura seria a leitura da altura que o líquido atingiria dentro do tubo de vidro, de acordo com a escala adotada. Diz a história que ele admitiu como primeiro ponto de sua escala, a temperatura de uma mistura de água, gelo, sal e amônia que ele considerou como sendo a temperatura zero desta escala. O segundo ponto, seria a temperatura nesta escala, da temperatura do corpo humano que ele chamou de zero. Para melhorar tal escala e já utilizando a idéia dos pontos de gelo e vapor da água, para o gelo fundente, ele registrou o valor de 32ºF em sua escala e o de vapor, 212ºF.

8 Anders Celsius Anders Celsius, criou a sua própria escala mas, seus valores foram adotados como referência de dados à pressão atmosférica de 1 atm e ao nível do mar. As temperaturas para o estado fundente para o gelo seria a principio 100 graus e para vapor ele adotou zero. Um biólogo chamado Carlos Lineu, tratou por inverter tal escala, deixado o 0 ºC para o ponto de fusão e 100 º C o ponto de ebulição.

9 Willian Thomson Ou simplesmente Lord Kelvin. Dentre as escalas inventadas, é a que mais tem fundamento, pois Kelvin pensou que para registrar a temperatura zero, as moléculas não deveriam apresentar alguma movimentação. Na temperatura 0ºC, as moléculas apresentam movimento. Kelvin verificou através de alguns cálculos que para que o corpo apresente moléculas em total estado de repouso, seria a -273 ºC, o que ele atribuiu o 0 K, ou zero kelvin. Então a temperatura de vaporização da água seria de 373 K e a de fusão, 273 K. Tal escala é conhecida como a escala absoluta.

10 Conversão das escalas ºC ºF K 100 212 373 θc θF T Z X Y z x y 32 273

11 Simplificando os denominadores da igualdade por 20, obtemos:

12 Conversões 1. celsius para fahrenheit 2. celsius para kelvin

13

14 01. Nilna, Júlia e Jonas estudavam, no quintal da casa de Jonas, para a prova do professor Jack. O problema é que colocaram a mesa de estudos sem se preocupar com o Sol escaldante daquele dia. Jonas, porém, disse que a sensação de calor era de uns 45ºC. Existe um erro nessa observação de Jonas. Indique o erro cometido por ele e justifique a sua resposta. 02. Na questão anterior, converta 45ºC nas escalas Fahrenheit e Kelvin. 03. Paola decidiu criar a sua própria escala termométrica e para isso adotou como ponto de fusão, o valor -20 ºP e para ponto de ebulição, 120ºP. Determine o valor correspondente a 40°P nas escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin. 04. Letícia criou um problema em que uma temperatura na escala Celsius excede em quatro unidades o dobro do valor registrado na escala Fahrenheit. Determine este valor na escala Kelvin. 05. Converta as temperaturas abaixo como se pede: a) 35ºC em ºF e K b) -45ºF em ºC e K c) 200 K em ºC e ºF d) 108º F em ºC e K e) temperatura do estado febril de uma pessoa em ºF e K

15

16 Dilatação térmica Todo material quando sofre uma variação de temperatura apresenta variação tanto em seu comprimento, superfície ou volume.

17 Dilatação Linear Dilatação relacionada à variação de comprimento de um material, ou seja, variação apenas em uma direção, ou unidimensional.

18

19 Dilatação Superficial
Dilatação relacionada à variação da área de um material, ou seja, variação em duas direções, ou bidimensional.

20

21 Cálculo

22 Dilatação volumétrica
Dilatação relacionada à variação de volume de um material, ou seja, variação em três direções ou tridimensional.

23

24 Transmissão de Calor

25 Comportamento anômalo da água

26


Carregar ppt "Termometria Temperatura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google