I LEVANTAMENTO NACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Autores: Ronaldo Laranjeira, Ilana Pinsky,
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O Uso de Drogas e as Mulheres
Epidemiologia das Dependências Químicas
XIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria
III Seminário Internacional de Justiça Terapêutica Capacitação em Justiça Terapêutica Justiça Terapêutica: um programa judicial de redução do dano social.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Álcool.
CEBRID Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas
SUICÍDIO.
Estudo de cunho Etnográfico.
Proposta Levando em conta a crescente onda de banalização do problema das drogas e do álcool, seja na mídia, ou no meio acadêmico, este breve estudo pretende.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Dr. Sérgio de Paula Ramos Psiquiatra e Psicanalista
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
II Seminário Internacional
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
TELECOMUNICAÇÕES - ROAMING
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
SÃO PAULO IBOPE – Nov/07 a Jan/08.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Indicadores do Mercado
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Campinas Índice Drogas Mais Presentes Análise de Leitos Públicos
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Diagnóstico Sócio-Demográfico Participativo da População Sateré-Mawé.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
PAULÍNIA - SÃO PAULO Localização km da Capital; Emancipação - 28 de fevereiro de 1964; População – hab.; REPLAN – Maior Pólo Petroquímico.
Impactos da Decisão do STF
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Sumário Metodologia Resultados Parciais Objetivo Planejamento
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Vulnerabilidades para que o adolescente se envolva com drogas
Equipe Brasil: Universidade Federal de São Paulo
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Projeção da população por sexo e idade: Brasil
Transcrição da apresentação:

I LEVANTAMENTO NACIONAL SOBRE PADRÕES DE CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ENTRE POPULAÇÕES INDÍGENAS

OBJETIVO Conhecer a realidade do consumo de álcool e outras drogas e seu impacto na vida das comunidades indígenas, visando a implementação do “Projeto de Prevenção do Uso de Álcool entre as Populações Indígenas”.

POPULAÇÃO PESQUISADA 11 comunidades indígenas 07 (sete) etnias diferentes 1.455 índios, de ambos os sexos, moradores em aldeias 18 a 64 anos, inclusive

REALIZAÇÃO SENAD - FUNAI - UNIFESP Coordenação Geral – SENAD Coordenação dos trabalhos em campo – FUNAI Equipe UNIFESP: um (01) Médico Psiquiatra três (03) Antropólogos um (01) Geógrafo um (01) Psicólogo

EQUIPE SENAD - FUNAI - UNIFESP

TERAPIA COMUNITÁRIA - UFCE SENSIBILIZAÇÃO TERAPIA COMUNITÁRIA - UFCE Técnica de trabalho em grupo; Abordado o tema “álcool e outras drogas” através das discussões dos problemas, das dificuldades vivenciadas pela comunidade, da partilha de experiências, valorizando a cultura, a articulação e o fortalecimento das redes locais na busca de alternativas aos seus próprios problemas.

LEVANTAMENTO DE DADOS Dados sócio-demográficos, de saúde, de educação, de trabalho e de moradia; Diversidade cultural x uso de álcool e outras drogas; Prevalência do uso de álcool e outras drogas; Padrão de consumo de álcool e outras drogas; Associação entre o uso de álcool e outras drogas e suicídio.

ALDEIAS PESQUISADAS

CONSUMO DE ÁLCOOL 38,4% dos entrevistados consomem bebidas alcoólicas; Por gênero: 50% homens 21% mulheres

INTERESSE DE PARAR DE BEBER 49,7% gostaria de parar de beber TENTATIVA DE PARAR DE BEBER 46,7% dos entrevistados tentaram parar de beber (8% procurou ajuda); Ajuda: 29% família, 22% médico, 18% igreja, 7% amigos)

BEBIDAS MAIS CONSUMIDAS Total - 67,6% cerveja Por gênero: 69,8% homens 63,2% mulheres   Total - 41,9% cachaça Por gênero: 51,7% homens 21,4% mulheres Total - 14,8% vinho Por gênero: 13% homens 18,7% mulheres

FREQUÊNCIA DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS Das Pessoas que bebem: 30,8% bebem em um ou dois dias por mês; 28,4% bebem em três ou mais dias por mês (38,4% homens e 13,2% mulheres).

IDADE DE INÍCIO DE CONSUMO DE ÁLCOOL População geral de adolescentes (12 a 17 anos): 13,9 anos População geral de adultos jovens (18 a 25 anos):15,3 anos

FAIXA-ETÁRIA DE MAIOR CONSUMO 18 e 24 anos – 39,3% 25 e 34 anos - 40,4%

LOCAIS ONDE BEBEM 35,6% bebem dentro das terras indígenas; LOCAIS DE COMPRA DE BEBIDAS 57% adquirem a bebida fora das terras indígenas - nos centros urbanos e nas rodovias. Embora seja proibido por lei a venda de bebidas alcoólicas aos índios, Lei Federal nº 6.001 de 1973, Estatuto do Índio.

ABUSO E DEPENDÊNCIA - GÊNERO 44,1% referem uso abusivo de bebidas alcoólicas (homens 41,1% e mulheres 49,8%); 22,9% referem dependência de álcool (homens 28,7% e mulheres 11,9%).

IDÉIAS SUICIDAS TENTATIVA DE SUICÍDIO 10,5% dos entrevistados pensou em suicídio nos últimos doze meses; Dentre os que pensaram em suicídio, a maior parte (43,1%) é de pessoas que bebem. TENTATIVA DE SUICÍDIO Dentre os que pensaram em suicídio, 81,7% tentaram efetivamente; Destes que tentaram o suicídio nos últimos doze meses 41,6% eram usuários de álcool.

DE ÁLCOOL POR OUTRAS PESSOAS    EXPERIÊNCIAS DECORRENTES DO USO DE ÁLCOOL POR OUTRAS PESSOAS 43,41% teve problemas na família devido ao beber de outro 40,5% sofreu insultos verbais por alguém alcoolizado 21,5% foi empurrado/agredido por alguém alcoolizado 12,2% foi passageiro de motorista que bebeu em excesso 11,2% teve a propriedade destruída por alguém alcoolizado

53,7% sugeriu que o outro buscasse ajuda    EXPERIÊNCIAS DECORRENTES DO USO DE ÁLCOOL POR OUTRAS PESSOAS 53,7% sugeriu que o outro buscasse ajuda

OUTRAS DROGAS CONSUMIDAS Bahia: maior prevalência de consumo de maconha - 12% Na população geral: 8,8% reportam o uso na vida de maconha Amazonas: maior prevalência do consumo de cocaína - 3% Na população geral - 2,9% reportam o uso na vida de cocaina

DECRETO nº 6.117 ANEXO II 5. Referente à redução da demanda de álcool por populações vulneráveis: 5.3. Implementar o “Projeto de Prevenção do Uso de Álcool entre as Populações Indígenas”, visando à capacitação de agentes de saúde e de educação, assim como das lideranças das comunidades indígenas, para a articulação e o fortalecimento das redes de assistência existentes nas comunidades e nos municípios vizinhos.

Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte Secretaria Nacional Antidrogas Muito Obrigada ! Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte Secretária-Adjunta Secretaria Nacional Antidrogas dpt@planalto.gov.br www.obid.senad.gov.br