GUERRA DO VIETNÃ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

1914 – 1918.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
A descolonização da África
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Vietcongues (guerrilheiros comunistas do sul)
REVOLUÇÃO CUBANA.
1ª Guerra Mundial.
Coexistência pacífica (1953 a 1960)
HIROXIMA&NAGASÁQUI Pedro Alexandre nº7.
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
GUERRA FRIA: CORRIDA ARMAMENTISTA/ESPACIAL
‘‘A Emboscada’’ Anos 60 Grupo ‘‘Os cotas’’
Retratos do Vietnam Enquanto nos deliciamos
Curso Direito à Memória e à Verdade
2º Guerra Mundial.
Descolonização Afro-Asiática
Os Conflitos durante a Guerra Fria
2ª Guerra Mundial.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
Movimento Revolucionário 8 de Outubro
Trabalho De História.
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
A Guerra do Vietnã.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
O caso da Indochina Domínio Francês desde o século XIX;
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
A humilhação e reação dos norte-americanos
GUERRA DO VIETNÃ 9º Ano A e B – (3º Bimestre)
Os primeiros movimentos de independência
Revoluções do Século XX (II)
Faça o teste dos 35 anos do golpe militar no Chile Teste seus conhecimentos sobre esse fato que marcou a história latino-americana. Entrar.
História “Guerra Fria”.
HISTÓRIA Guerra Fria 9º ano
Conflitos quentes da Guerra Fria
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Características e Conlfitos
GUERRA DO VIETNÃ.
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Guerra Fria.
Contexto Histórico: Com o fim da II Guerra tem início a disputa entre capitalistas e comunistas pela hegemonia no poder (bipolaridade). A geração pós-guerra.
A GUERRA FRIA
Para saber mais E fazer a diferença.
Descolonização Afro-Asiática
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GUERRA FRIA.
Alunos: Eduardo Falchetti Sovrani Vilmar Ibanor Bertotti Junior.
GUERRA DA CORÉIA ( ).
Descolonização Afro-asiática
1 Samora Moisés Machel Brad Wagenaar & Anya Raj May, 2015.
GUERRAS NA GUERRA FRIA Jonatas Carvalho. GUERRA DA COREIA – 1950 – Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo)
GUERRAS: COREIA E VIETNÃ
Nomes: Vinícius pinheiro
1959 a 1975 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Aula 21 EUA e a Guerra do Vietnã
Transcrição da apresentação:

GUERRA DO VIETNÃ

Com a rendição da França em 1954, após a derrota em Diem-Biem-Phú, o Vietnã vislumbrou a liberdade. Entretanto, no acordo de paz, assinado em Genebra, os derrotados franceses, com apoio dos EUA, forçaram a divisão do país.

O Vietnã do norte ficou com os comunistas,e o Vietnã do sul com os capitalistas. Em1956 uma eleição estava prevista. Frente a uma possível vitória do líder comunista, Ho Chi Minh, os EUA apadrinharam o sulista Ngo Dinh Diem.

Protesto dos monges budistas contra o governo de Ngo Diem em 1963. Ngo Diem deu início a um regime de repressão. Em 1960 a oposição organizou a guerrilha (Frente de Libertação Nacional – FLN ou vietcongues) Protesto dos monges budistas contra o governo de Ngo Diem em 1963.

Em 1961, John Kennedy enviou observadores militares para a região Em 1961, John Kennedy enviou observadores militares para a região. Em 1963, a CIA patrocinou um golpe contra o impopular Diem e colocou no lugar uma junta militar. O envolvimento dos EUA crescia paulatinamente.

Em 1964, comandantes de dois destróieres declararam-se atacados por lanchas norte-vietnamitas em águas internacionais do golfo de Tonquim (O Incidente do Golfo de Tonquim). Em represália, Lyndon Johnson, sucessor de Kennedy, ordenou o bombardeio de bases navais do Vietnã do Norte e começou a preparar a intervenção.

Em 1964, o país tinha 21 mil soldados norte-americanos, quatro anos depois, já havia 550 mil.

Após 1967, sucederam-se combates diretos com os guerrilheiros, bombardeio de Hanói e de outras cidades do norte, além de ataques aéreos a aldeias e a áreas florestais, sobre as quais foram lançados desfolhantes e napalm, para queimar as árvores usadas como proteção pelos guerrilheiros.

Entre os anos de 1962 e 1970, os EUA despejaram toneladas de um forte herbicida chamado de Agente Laranja – TCC – sob as florestas do Vietnã do norte, no intuito de expor os soldados inimigos escondidos. Na época, havia muito poucas pesquisas sobre o TCC, e ninguém de fato sabia quais poderiam ser as conseqüências de sua utilização como arma de guerra. Mesmo assim os EUA utilizaram essa arma indiscriminadamente.

Massacre de My lay No ano de 1968, os soldados da Companhia Charlie receberam uma missão: “limpar” a aldeia de My Lay dos “Gooks” (lodos – soldados vietcongues).

Em 1968, durante as comemorações do ano-novo lunar, os soldados comunistas, liderados pelo general Giap, atacaram a embaixada dos EUA em Saigon e várias bases e postos militares da região. O ataque (Ofensiva de Ted), foi contido pelos norte-americanos, mas a ofensiva provou a vulnerabilidade dos americanos e sinalizou uma possível vitória dos comunistas. As torturas dos soldados inimigos capturados era comum em ambos os lados.

Em 1969, o recém-eleito presidente nos Estados Unidos, Richard Nixon, iniciou o projeto de “vietnamização” da guerra. Dos 550 mil combatentes em 1968, apenas 334 mil permaneceram na Ásia em 1970. Richard Nixon

A jovem Phan Thi Kim Phuc é atingida por napalm durante o bombardeios a vila de Trang. Em 8 de junho de 1972, um avião da Força aérea do Vietnã do Sul despejou napalm sobre uma suposta posição vietcongue. As vitimas eram, na verdade civis (Tragédia de Trang Bang).

Em março de 1972, os norte-vietnamitas lançaram uma grande ofensiva em diversas frentes. Os Estados Unidos responderam com o lançamento de minas em todas as baías e portos do Vietnã do Norte e intenso bombardeio do país (Bombardeio Natalino).

Em outubro de 1968 começaram em Paris as negociações formais para um armistício. Em abril de 1975, um ano após o “Cessar Fogo”, negociado pelo Tratado de Paris, grupos humanitários levaram a cabo no Vietnã a Operação Babylift, que visava retirar do país crianças orfãos.

Em 30 de abril de 1975, Saigon caiu sem luta Em 30 de abril de 1975, Saigon caiu sem luta. Horas antes, helicópteros dos EUA promoveram um frenético resgate dos últimos funcionários e soldados da embaixada em Saigon.