A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grécia o Berço da Civilização
Advertisements

A Grécia antiga não era formada por um estado unificado. Seu território era ocupado por diversas cidades autônomas. Elas eram chamadas de pólis, pelos.
UNIJÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
História Política de Roma
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.
Atenas Atenas foi fundada pelos jônios. A região, rodeada por montanhas, foi poupada da invasão dórica, um dos fatores do desenvolvimento da cidade. Seu.
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
Grécia Antiga Prof.Mario Nadaf.
Grécia Antiga.
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Cidades- estados gregas
A Civilização Grega ou Helênica
Política e Democracia na Grécia Antiga
Grécia Antiga Prof.Pizzolatto Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Grécia - Cultura e Sociedade.
O mundo grego e a democracia
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia.
ESPARTA.
Prof. Sidnei, O Belíssimo
Professor Edley
Ao longo dos tempos 2010/ º CPTER Trabalho Realizado por: Paulo Barbosa nº 15 Sérgio Antunes nº 19 Escola Secundária Nuno Álvares Área de Integração.
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
História
A Grécia Antiga.
A vida cotidiana na Grécia Antiga
Maxwel Pereira Graduando em Ciências Sociais (USP) Civilização Grega.
Grécia Antiga Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Grécia.
Atenas e Esparta.
Grécia Antiga.
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Entre Militares e Políticos
Tema da aula Grupo – Capítulo
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº Arthur de história e profº Ailton de Geografia Talita Carvalho n° 28.
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Cidades- estados gregas
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
Daniele Alvarez Grécia Antiga.
Profº João Luís Paiva Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Grécia “O legado da civilização Grega para a Civilização Ocidental é a própria Civilização Ocidental” (Bertrand Russell, Filósofo Inglês)
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES CRIPTOGRAMA
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
DISCIPLINA | PROFESSOR
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
Antiguidade grega e romana
GRÉCIA. CARACTERISTICAS GERAIS Relevo: montanhoso poucas planícies poucas terras férteis litoral recortado minas madeira Economia: Comércio.
A civilização grega: do esplendor à conquista Macedônica (p. 172 a 183) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as Guerras Médicas (p. 175) [2][2]
A origem da Civilização Grega 6º ano
CIVILIZAÇÃO GREGA: A RICA HERANÇA AO MUNDO OCIDENTAL.
Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.
Cidades- estados gregas
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
ESPARTA.
Professor: Geraldo M. Modesto
Transcrição da apresentação:

A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12

Esparta Esparta foi uma das principais Cidades-Estado da Grécia Antiga. Fundada pelos Dórios, povos guerreiros e violentos, na Península do Peloponeso, tornou-se uma sociedade militarista.

Sociedade Espartana A sociedade em Esparta era rigidamente dividida em três classes. E cada posição social era determinada pelo nascimento, ou seja, não havia mobilidade social em Esparta

Sociedade Espartana Esparciatas 5% Periecos 10% Hilotas 85% Espartanos, ricos donos de terras e escravos. Controlavam a política e o exército de Esparta Homens livres, comerciantes e artesãos, não eram considerados cidadãos e não possuíam direitos em Esparta Escravos pertencentes ao Estado espartano, trabalhavam no campo para sustentar a elite espartana

Política espartana Ápela – composta por espartanos com mais de 30 anos. Elegiam os membros da Gerúsia e do Eforato A Cidade de Esparta era governada por dois reis, o que caracteriza uma Diarquia Os Reis representavam os interesses da elite espartana. Além dos Reis, outras três instituições ajudavam a governar Esparta Gerúsia – Composta por espartanos com mais de 60 anos, possuíam o poder de criar leis Eforato – composto por 5 éforos que possuíam o dever e a obrigação de fiscalizar as ações dos reis de Esparta

Obs. sobre a Política Galerinha, é importante notar que a política em Esparta era exercida pela elite da cidade. Ou seja, só poderiam participar da política os espartanos. Assim, o resto da sociedade, além de não terem direitos políticos também não tinham seus interesses atendidos. Claro que isso gerava muita revolta entre Periecos e Hilotas, por isso o Estado espartano agia com muita violência quando combatia qualquer manifestação das classes mais pobres

Educação espartana Em Esparta, alguns valores eram ensinados desde a infância. Laconismo: falar pouco e apenas o necessário, não se criticava nada, apenas obedeciam. Xenofobia: ódio aos estrangeiros, inclusive pela cultura do “outro” Militarismo: a partir dos 7 anos de idade a criança recebia educação militar

Cultura Espartana Em Esparta, como já vimos, o militarismo era uma questão cultural. Além, dos homens, as mulheres também recebiam uma educação militarizada e podiam participar em alguns momentos da política, sendo ela muito valorizada nessa cidade Estado Periodicamente acontecia em esparta a Criptia, uma forma de controle populacional e treinamento militar para os novos guerreiros de Esparta, onde matavam-se milhares de Hilotas. Assim evitava-se períodos de fome e revoltas.

Educação Militar em Esparta https://www.youtube.com/watch?v=cXv9Iv9Kj3Q