Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

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Transcrição da apresentação:

Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje: Visão Espírita do

Fontes de Consulta Atividades de socorro a en-carnados e desencarnados, desenvolvidas por uma grande equipe espiritual, sob o comando de Dr. Be-zerra de Menezes, no carnaval de 1982, no Rio de Janeiro

Fontes de Consulta Contém o relato de socorro espiritual a trabalhadores do evangelho, encarnados, que passavam por grandes perigos

Carnaval

(Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 52 Manoel P. Miranda) Origens do Carnaval 1. Nas festas populares dos povos antigos, que se entregavam aos prazeres coletivos; 2. Nas festas romanas, chamadas saturná-lia, quando se imolava uma vítima humana, previamente escolhida; 3. Nas bacanálias, da grécia, quando era homenageado o deus Dionísio. Dr. Bezerra de Menezes (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 52 Manoel P. Miranda)

(Enciclopédia e Dicionário, Abrahão Koogam e Antônio Houaiss) Significado do Termo Saturnália ou saturnal = festas romanas em honra de saturno, nas quais predominava a licenciosidade; orgia. (Enciclopédia e Dicionário, Abrahão Koogam e Antônio Houaiss)

Significado do Termo Bacanália ou bacanal = festim dissoluto; de- vassidão; orgia. Festas antigas em honra de baco.

Justificativa do Evento O verbete “carnaval” foi composto com a pri- meira sílaba das palavras carnis vallis (a car- ne nada vale). Necessidade de descarrega-rem-se as tensões e recal-ques, segundo alguns estu-diosos do comportamento e da psiquê. Dr. Bezerra de menezes (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 52 - Manoel P. Miranda)

(Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 52 - Manoel P. Miranda) A razão do Carnaval “Expressiva faixa da humanidade terrena transita entre os limites do instinto e os pró-dromos da razão, mais sequiosos de sen-sações do que ansiosos pelas emoções su-periores. Natural que se permitam nesses dias, excessos que reprimem por todo o ano, sintonizados com entidades que lhes são afins. É de lembrar porem, que muitos se apresentam, nos dias normais, como dis-cípulos de Jesus.” (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 52 - Manoel P. Miranda)

Influência Negativa da TV “O advento da televisão... Trouxe, para a inti-t midade doméstica, altas cargas de informações, que nem sempre podem ser digeridas com facili-dade. ...Propiciando-se assistam programas por-tadores de carregadas mensagens negativas. (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 193/194. Manoel P. Miranda)

Influência Negativa da TV “Quando vai desligada a TV, nem sempre se liberta da película, de cujo conteúdo emo-cional participou, ou das últimas notícias que recebeu, como é natural, agita-se du-rante o processo do sono, detendo-se nas cogitações não superadas ou partindo em direção das sugestões que foram captadas, com sérios distúrbios para o equilíbrio, a paz pessoal”. (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 193/194. Manoel P. Miranda)

Explicações para a Legalização “Mais recentemente, foram encontradas ou-tras explicações para a legalização das ba-c canais publicas, sob os holofotes po- derosos da mídia, como sejam as do turismo, que deixa lucros nas cidades pervertidas e cansadas de luxúria”. (Entre Dois Mundos. Cap. 4 - Manoel P. Miranda - Divaldo Franco)

De onde vem a inspiração Fantasiosa? “Muitos fantasiados ha- viam obtido inspiração para suas expressões grotescas, em visitas ás regiões inferiores do além, onde encontravam larga cópia de deformidades e fantasias de horror” (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 51. Manoel P. Miranda – Divaldo Franco)

(Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 137 - Manoel P. Miranda) Concentração Mental e dos que, por qualquer razão, se sentiam impedidos, afeta-va para pior a imensa área de trevas, ao tempo em que esta influenciava os seus mantenedores...” “A grande concentração mental de milhões de pessoas, na fúria carnavalesca, irradia-ções dos que participavam ativamente, en-louquecidos, (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 137 - Manoel P. Miranda)

(Entre Dois Mundos. Pag. 61 - Manoel Philomeno de Miranda Obsessões Coletivas “Nesse período, instalam-se lamentáveis obsessões coletivas que entorpecem multidões, dizimam existências, alucinam valiosos indivíduos que se vinculam a formosos projetos dignificadores” (Entre Dois Mundos. Pag. 61 - Manoel Philomeno de Miranda

Infestação Espiritual “Em face dos desconcertos emocionais que os exageros festivos produzem nas criatu-ras menos cautelosas, há uma verdadeira infestação espiritual pertubadora da socieda-dade de terrestre, quando legiões de espíritos in-felizes, ociosos e per-versos, são atraídas e sincronizam com as mentes desarvoradas. (Entre Dois Mundos. Pag. 61 - Manoel Philomeno de Miranda)

(Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 24, 51 e 112 - Manoel P. Miranda) A população Invisível 1. A população invisível ao olhar humano era acentuadamente maior que a dos encar-nados. 2. Disputavam entre si a vampirização das ví- timas encarnadas, que eram telecoman-dadas. 3. Estimulavam a sensibilidade e as libações alcóolicas de que participavam. (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 24, 51 e 112 - Manoel P. Miranda)

(Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 24, 51 e 112 - Manoel P. Miranda) A população Invisível 4. Ingeriam drogas, utilizando-se dos com-parparsas no corpo físico. 5. Se interligavam a desmandos e orgias la-mentáveis. 6. Uns magotes desenfreados atacavam os burlescos transeuntes, transmitindo-lhes induções nefastas; (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 24, 51 e 112 - Manoel P. Miranda)

(Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 24, 51 e 112 - Manoel P. Miranda) A população Invisível 7. Davam início, assim, a processos nefan-dos de obsessões demoradas. 8. Misturavam-se espíritos de aspecto bes-tial e lupino, verdugos e técnicos de vam-pirização do tônus sexual, em promiscui-dade alarmante com inúmeros encarna-dos. (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 24, 51 e 112 - Manoel P. Miranda)

(Entre Dois Mundos. Cap. 4 - Manoel Philomeno de Miranda Afinidade “Acurando a vista, podia perceber que, não obstante a iluminação forte, pairava uma nuvem espessa onde se agitava outra mul-tidão, porém, de desencarnados, mesclan- do-se com as criaturas terrestres de tal for-ma permeada, que se tornaria difícil estabe-lecer fronteiras delimitadoras entre uma e outra faixa de convivência. (Entre Dois Mundos. Cap. 4 - Manoel Philomeno de Miranda

VÍTIMAS DO SOFRIMENTO FUTURO “Tornando insuportável a situação de cada uma dessas vítimas voluntárias do sofri-mento futuro, os parasitas espirituais que se lhes acoplam, os obsessores que os domi-nam, explorando suas energias, atiram-nos aos abismos da luxúria cada vez mais des-gastante, do aviltamento moral, da violên-cia, a fim de mantê-los no clima próprio, que lhes permite a exploração até a exaustão de todas as forças. (Entre Dois Mundos. Cap. 4 - Manoel Philomeno de Miranda

Dificuldade para adaptar-se a vida normal “Passada a onda de embriaguez dos sen-tidos, os rescaldos da festa se apresenta-rão nos corpos cansados, nas mentes into-xicadas, nas emoções desgovernadas e os indivíduos despertarão com imensa dificul-dade para adaptar-se à vida normal. Ne-cessitando prosseguir a busca das mesmas sensações viciantes. (Entre Dois Mundos. Cap. 4 - Manoel Philomeno de Miranda)

Dificuldade para adaptar-se a vida normal

Consequências Moléstias graves se instalam. Comportamentos morais se alteram sob o açodar dos apetites desmedidos. Distúrbios afetivos surgem após tais ilu-sões que passam. Soçobros financeiros ficam em cobran-ças demoradas;

Consequências 5. Homicídios tresvariados, suícidios aluci- nados, paradas cardíacas por excesso de movimentos e exaustão de forças; 6. Desencarnação por abuso de alcool dro- gas; excesso de velocidade, etc.

O Espírita e o Carnaval “Muitos espíritas, ingenuamente, julgam que a participação nas festas de momo, tão do agrado dos brasileiros, não acarreta ne-nhum mal a nossa integridade psico-espiri-tual. Infelizmente, porém, a realidade é bem diferente. Isso seria imaginar poder mergu-lhar em uma poça de lama e sair dela sem se sujar.

Mediunidade no Carnaval “No ambiente convulsionado por pensamen-tos de sexo, drogas, alcool, naturalmente que o médium terminaria por assimilar altas cargas de fluidos perniciosos que lhe pertu-bariam o equilíbrio, tornando-se fácil presa de situações e influências nefastas.” (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 167 - Manoel P. de Miranda)

(Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 52 e 53 - Manoel P. de Miranda) A festa terá fim um dia ? “Vestígio da barbárie e do primiti-vismo ainda reinantes nos dias de hoje, um dia desaparecerão da Terra, quando a alegria pura, a jovialidade, a satisfação, o júbilo real substituírem as paixões do prazer violento e o homem houver despertado para a beleza, a arte, sem agre-ssão nem promiscuidade.” (Nas Fronteiras da Loucura. Pg. 52 e 53 - Manoel P. de Miranda)

Opinião de Emmanuel “Nenhum espírito equilibra-do em face do bom senso, que deve presidir a existên-cia das criaturas, pode fa-zer apologia da loucura ge-neralizada que adormece as consciências nas festas carnavalescas. (Psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier em Julho de 1939 / Revista Internacional de Espiritismo, Janeiro de 2001)

(Conduta Espírita – André Luiz – Chico Xavier) Opinião de André Luiz “O espírita deve afastar-se de festas lamentáveis, como aquelas que assinalam a pa- ssagem do carnaval, inclusi-ve as que se destaquem pe-los excessos de gula, desre-gramento ou manifestações exteriores espetaculares. (Conduta Espírita – André Luiz – Chico Xavier)

Exortação aos Espíritas “Reconhece-se o verdadei-ro Espírita pela sua transfor-mação moral, e pelos esfor-ços que faz para domar suas más inclinações. (ESE. Cap. XVII, item. 4 – Allan Kardec)

Bibliografia Livro Entre os Dois Mundos. Divaldo Pereira Franco, pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda. Livro Nas Fronteiras da Loucura. Divaldo Pereira Franco, pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda. Do livro: Conduta espírita - espírito André Luiz. Mensagem Sobre o Carnaval : autor: Chico Xavier (médium) Emmanuel (espírito) Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec