COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Proposta Pastoral 2006.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
C C CONVERSÃO.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
Afinal, o que é PASTORAL da COMUNICAÇÃO?
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Congregação para a Doutrina da Fé
Bem-vindo/a.
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
TRIÊNIO EM PREPARAÇÃO AOS 70 ANOS DA PARÓQUIA
Sínodo sobre nova evangelização
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
Execução - Pistas de ação
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Documento Final de APARECIDA.
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
GRUPOS DE FAMÍLIAS.
Conselho Missionário Diocesano
COORDENADORES DE COMUNIDADE
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
A AÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA PAROQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – SANTA MARIA DE ITABIRA COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA Luis Gustavo de Oliveira

PREPARANDO A ASSEMBLEIA PAROQUIAL APRESENTAÇÃO PREPARANDO A ASSEMBLEIA PAROQUIAL Final de uma caminhada, cinco anos do Processo das SMP. Escolhas de novas Lideranças e a formação de todos. É hora de AVALIAR E REVER a nossa caminhada Pastoral Paroquial. Fizemos em Setembro, a ASSEMBLEIA COMUNITÁRIA?

COMUNIDADES DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA Objetivos Avaliar nossas prioridades Pastorais, à luz do que conseguimos viver em nossas comunidades e do Documento de Aparecida (DAp.) Para que possamos, concretamente, renovar e/ou revitalizar nossa Paróquia a fim de que seja mais participativa e missionária, com estrutura que atenda nossas justas necessidades.

Documento de Aparecida (4) eixos fundamentais para a renovação das paróquias: a) Espaço de encontro com Jesus Cristo: que as Paróquias favoreçam, realmente, o encontro profundo de cada pessoa com Jesus Cristo. b) Espaço de comunhão: que se tornem comunidades de comunidades, nas quais a comunhão eclesial aconteça. c) Espaço de formação: que ofereçam condições de aprofundamento da fé por meio de um sólido conhecimento da Palavra de Deus e dos conteúdos da fé; d) Espaço de desenvolvimento da missão: que saiam ao encontro dos afastados e evangelizem todos os ambientes que se tornaram indiferentes à mensagem do Evangelho.

Algumas pistas de orientação 1ª - Insistir na prática de uma igreja de comunhão e participação (DAp 304). Trabalho de equipe, em perspectiva “sinodal” (Caminhar juntos). 2ª - Favorecer o surgimento de novas comunidades (DAp. 179). As Comunidades Eclesiais de Base têm mais chance de manter vivas a amizade e a comunicação entre pessoas, o sentimento de ser bem acolhidas e o gosto de participar 3ª - Atender às demandas que emergem da subjetividade, a partir de Jesus Cristo (DAp. 479).

4ª - Avançar na construção de uma Igreja inculturada (DAp. 479).\ Valorizar os grupos específicos, segundo a etnia, a classe social, etc. respeitando as faces da multiforme cultura latino-americana: indígenas, afro e populares. 5ª - Prosseguir na missão do profetismo social da igreja (DAp.391). Apoio efetivo às pastorais sociais entendidas como “presença solidária da Igreja junto às pessoas e situações onde a dignidade e a vida são negadas ou ameaçadas.

Pistas de orientação 6ª - Recuperar as raízes espirituais e místicas do cristianismo (DAp. 99g). Ajudar o povo cristão a encontrar as referências autênticas de sua experiência religiosa: na Palavra de Deus, na celebração da Liturgia Eucarística e dos outros Sacramentos; na relação com a Igreja e na solidariedade com os pobres. 7ª - Investir na formação sistemática e de qualidade dos leigos (DAp.212). Incentivar a Pastoral da Juventude na educação da sua fé para que assuma seu compromisso missionário, formar catequistas capazes, com olhar especial para a catequese de adultos e favorecer a participação dos homens e pais de família na Igreja. Estando el hombre elevado al orden sobrenatural, las virtudes naturales por sí solas no bastan, aunque son necesarias; y Dios concede al cristiano las virtudes teologales en el momento del bautismo, junto con la gracia. Las virtudes teologales son fe, esperanza y caridad. La fe es una virtud sobrenatural por la que -apoyados en la autoridad de Dios- creemos las verdades que ha revelado y la Iglesia nos enseña. La esperanza es una virtud sobrenatural por la que confiamos en que Dios nos dará la gloria mediante su gracia y nuestra correspondencia. La caridad es una virtud sobrenatural por la que amamos a Dios sobre todas las cosas -por ser quien es- y a nosotros y al prójimo por amor de Dios.

Algumas pistas de orientação 8ª - Promover uma nova Pastoral com olhos voltados para a cidade (DAp. 517k). 9ª - Dar atenção especial à dimensão ecumênica e ao diálogo inter-religioso (DAp. 227 e Jo 17, 21). O Ecumenismo não se reduz ao diálogo. Ele é movimento de busca da unidade perdida, ele supõe a conversão pela ação do Espírito, pois não existe verdadeiro ecumenismo sem conversão interior 10ª - Buscar a renovação pastoral e renovação missionária das comunidades.

Precisamos dar passos concretos! que se supere a pastoral de manutenção e se torne centro de irradiação missionária (DAp. 306); que se leve em conta a extensão territorial, a pobreza, a violência, a distribuição desigual de Sacerdotes na Igreja; que se fique atento às simulações O Missiólogo Paulo Suess destaca algumas mudanças fundamentais : que se agilize sua descentralização em setores (DAp. 372, 517, 518); que se agilize sua desburocratização (DAp. 203); que se promova a multiplicação de ministros qualificados (DAp. 513, 517,518); La caridad es la virtud más excelente de todas por ser la primera de las teologales, que son las virtudes supremas. Cuando se viven de verdad, todas las virtudes están animadas e inspiradas por la caridad. Como dice San Pablo, la caridad es "vínculo de perfección", la forma de todas las virtudes.

ASSEMBLEIA PAROQUIAL COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA Prioridades Avanços Caminhos/ desafios Lacunas/dificuldades Sugestões JUVENTUDE   SANTAS MISSÕES POPULARES FAMÍLIA El cristiano que intenta vivir una vida según Dios, cuenta con la gracia divina y las virtudes, es decir, con todos los medios para conseguir el fin al que Dios le llama. En consecuencia, con la ayuda de Dios y el esfuerzo propio ha de ir creciendo en la virtudes. Dios nunca abandona, y basta que luchemos para hacer el bien y vivir la caridad sobre todo que, como hemos dicho, consiste en amar a Dios con toda el alma y a nosotros y al prójimo por amor de Dios.

LINHA DE AÇÃO

Um propósito para avançar AONDE ESTAMOS NESSE MOMENTO DE RENOVAÇAO?

OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!!!