1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz www.ecodiesel.com.br Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

Potencialidade das Matérias-Primas Brasileiras
Unidade de biodiesel da Petrobras
Consumo de Diesel, Rotas Tecnológicas e Normatização
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Energias Químicas no Cotidiano
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
ACV – Uso no projeto de processos
Perspectivas para o Biodiesel no Brasil
Estimativa do Potencial Energético
Maurício Guimarães Sabbag Aspectos ambientais na
Resumo dos Workshops anteriores
Resumo dos Workshops anteriores
IONOR Indústrias Oleoquímicas do Nordeste
Ildes Ferreira de Oliveira Secretário
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
A Cadeia Produtiva do Etanol
Combustível limpo e inovador
Combustível limpo e inovador
Rio de Janeiro – outubro/2005
Processo de Produção Industrial de Biodiesel
Workshop de Co-produtos do Biodiesel - MCT
Grupo 4- Energia de Biomassa
Biomassa.
Biomassa.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Introdução Artigo Biodiesel GFAAS. Introdução Artigo Biodiesel GFAAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Departamento de Engenharia Química UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE Departamento de Química GOVERNO.
João Pessoa – PB Março, 2005 João Pessoa – PB Março, 2005 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT
O BIODIESEL.
PROGRAMA PARANAENSE DE BIOENERGIA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO BIODIESEL PROJETOS TECNOLÓGICOS DE COOPERAÇÃO.
REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Antonio José de Figueiredo
PROJETO DE PROCESSAMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL DO ESTADO DE SERGIPE
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
PROGRAMA AMAPAENSE DE BIODIESEL Admilson Torres Coordenador de Difusão Tecnológica Brasília, 29 e 30 de março de 2005 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO.
Universidade Federal de Mato Grosso
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Rede Baiana de Biocombustíveis
PROGRAMA NACIONAL DE BIODIESEL Instituto de Tecnologia de Pernambuco
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
VALORIZAÇÃO CATALITICA DA GLICERINA DA PRODUÇÃO DO BIODIESEL EM DIOIS
Agronegócio no Brasil e no mundo
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
FONTES DE ENERGIA.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Professores: Aline De Bona e Humberto Oliveira
Helena Morão / Paulo Cipriano Escola Secundária Campos de Melo Covilhã / Castelo Branco 10ºAno / Física e Química BioInjectores 7.
Drª. Simoni M. Plentz Meneghetti
Obtenção e acompanhamento cinético através da transesterificação enzimática utilizando gordura animal Ciências Agronômicas/Ciências Biológicas/Matemáticas.
ESTADO DA ARTE Estudos sobre a produção de biodiesel indicam que a tecnologia de produção mais utilizada é o processo de transesterificação. Em relação.
Combustível limpo e inovador Eduardo Cavalcanti & Vera Maria Bini
Programa Biodiesel no Rio Grande do Norte
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
Energia Renovável Biomassa.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Porcentagem de água contida no óleo
Bio-Challenge Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SÍNTESE DE ÉSTERES ALQUÍLICOS A PARTIR DO ÓLEO DE GIRASSOL UTILIZANDO ALCÓXIDOS. Caroline Pacheco Garcia e Dra Rachel Feverzani.
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E PROSPECÇÃO DE PLANTAS NATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO ESTADO DO AMAPÁ Valéria Saldanha Bezerra pesquisadora Embrapa.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
Desenvolvimento de Processos Químicos
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Palestra: Aproveitamento Energético de Resíduos de Alimento
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade Estadual de Santa Cruz Grupo Bioenergia e Meio Ambiente

2 Fortalecimento da Rede Baiana de Biodiesel e projeto de unidade industrial para a produção de biodiesel – CT-ENERG / FAPESB Objetivos específicos relacionados com produção: Otimizar a transesterificação etílica e o processo de purificação do biodiesel, tendo dendê e mamona como matérias-primas; Elaborar um projeto de uma planta comercial de produção contínua de biodiesel para implantação na Região Metropolitana de Salvador;

3 Experiência em produção 1 ) Descrição da estrutura - Unidade piloto de transesterificação, instalada em galpão de 200 m 2, com dois reatores (principal e secundário), automatizada para a realização da transesterificação de óleos e gorduras vegetais in natura e residuais e capacidade de produção de até 1400 Kg/dia de biodiesel. - Laboratórios equipados com balança analítica, estufa, aparelho de vaso fechado para determinação de ponto de fulgor, cromatógrafo a gás, colorímetro, espectrômetro infravermelho, densímetro, corrosividade ao cobre, analisador de enxofre, ponto de entupimento, viscosímetro, centrífuga*, destilador à vácuo*, titulador automático*, forno mufla*. * em fase de aquisição UESC / UNIFACS

4 Experiência em produção 2 ) Equipe diretamente envolvida com produção - Profa. Ana Maria de Oliveira – UESC - Profa. Rosenira Serpa da Cruz – UESC - Prof. José Adolfo de Almeida Neto - UESC - Profa. Mônica de Moura Pires – UESC - Prof. Jaenes Miranda Alves - UESC - Valéria Alves Rocha – UESC - Geórgia Silva Xavier – UESC - Prof. Leonardo S. G. Teixeira - UNIFACS - Prof. Ednildo Andrade Torres - UFBA

5 Experiência em produção Rotas tecnológicas (catalisadores, álcoois, condições da reação, purificação do biodiesel) – laboratório e planta piloto (1400 L/dia) Avaliação ambiental (ACV, biodegradabilidade) Aproveitamento da glicerina (biogás e compostagem) Economicidade

6 Experiência em produção 3 ) Atividades relacionadas com produção Otimização da produção de biodiesel em planta piloto usando OGR e metanol (Laudos: INT, TECPAR, IPT, CENPES, SGS, Analytik Service Gesellschaft). Otimização da reação de transesterificação usando óleos de dendê, soja, mamona e gordura animal (FAPESB, FINEP). Desenvolvimento de catalisadores heterogêneos para a produção de biodiesel (BNB). Avaliação e otimização de processos de purificação de biodiesel, em nível de bancada (resinas, coalescedores, lavagens). Modificação da planta piloto da UESC para transesterificação com etanol (FAPESB).

7 Experiência em Produção 3 ) Atividades relacionadas com produção Planta piloto para produção de biodiesel a partir de gorduras residuais e/ou óleo de dendê (Fundação Escola Politécnica da UFBA ) Desenvolvimento dos processos de transesterificação química e biológica de óleos vegetais para produção de biodiesel (FAPESB) Mapeamento de empresas geradoras de OGR em Salvador para produção de biodiesel ( Nordeste Generation) Produção de Biodiesel através da transesterificação enzimática: uma alternativa autosustentável (FAPESB). REDES: RENOMA, RECOMBIO

8 Dificuldades Importação dos padrões cromatográficos para acompanhamento das reações; Metodologias analíticas que atendam à diversidade de matérias- primas. Sugestões Realização de um evento científico, em 2006, para apresentação dos resultados em produção de biodiesel. Promover uma maior interação entre os grupos de pesquisa. Obrigada pela atenção!