Da queda da monarquia à formação da URSS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO RUSSA.
Advertisements

Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Emerson Guimarães.
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
SOCIALISMO Sociedade igualitária
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Temas de História.
Revolução Russa..
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Bolcheviques x Mencheviques
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
A Revolução Russa. Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias.
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REVOLUÇÃO RUSSA
A Revolução Russa.
Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX
O Início do Socialismo Real
Revolução Russa 1918.
Revolução russa No final do século XIX, a Rússia não havia passado pelas reformas ocorridas na Europa Ocidental a partir do fim da Idade Moderna. Na política,
Clique para prosseguir! 
Professor Fabio.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
O fim do império e o surgimento da URSS
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 1
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Revoluções do século XX (I)
Conceitos Históricos: socialismo, revolução
REVOLUÇÃO RUSSA.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
SOCIALISMO.
Revolução Bolchevista Revolução Socialista
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Lênin retorna do exílio – TESES DE ABRIL “Paz, terra e pão”.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA HISTÓRIA GERAL
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
A NEP. Terminada a guerra civil (inícios de 1921) com a vitória dos bolcheviques, a Rússia encontrava- se numa situação de crise generalizada Trotsky.
Revolução Russa Rússia.
A REVOLUÇÃO RUSSA Uma revolução perdida.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
Revolução Russa Alan.
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Rússia e Europa Oriental
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
PROLETARIADOS DE TUDO MUNDO, UNI-VOS!.  SOCIALISMO  SUBSTANTIVO MASCULINO  POL. DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA QUE PREGA A COLETIVIZAÇÃO DOS MEIOS DE.
R EVOLUÇÃO R USSA. Império Russo 170 milhões de pessoas. 50% pessoas de outras nacionalidades. Vasto território – da Europa a Ásia Opressão do Czar –
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair REVOLUÇÃO RUSSA (1917)  DEFINIÇÃO: Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.  ANTECEDENTES:
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
Transcrição da apresentação:

Da queda da monarquia à formação da URSS. REVOLUÇÃO RUSSA   Da queda da monarquia à formação da URSS.

Definição: Causas: Objetivo: É considerado um dos eventos mais importantes do século XX (1917). Propôs a construção de uma nova sociedade igualitária, baseada no marxismo. Causas: Fome, miséria, pauperização das camadas populares. 1ª Guerra Mundial. Autoritarismo de Czar Nicolau II. Desigualdade social gerada pelo modo de produção capitalista. Objetivo: Construir novas regras sociais, novos valores comportamentais, um novo conjunto de valores éticos e morais eliminando os resquícios burgueses e conduzindo o homem na direção do Comunismo.

Contexto histórico No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura. 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas). Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. Czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia.

Domingo sangrento e os sovietes No ano de 1905, Nicolau II mostra a face repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes que exigiam melhores condições de vida e trabalho de modo pacífico. Se iniciava a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a Revolução Socialista na Rússia, bem como a queda da monarquia czarista.

Bolcheviques e Mencheviques Menchevique (do russo menshe, que significava “minoria”)  facção que realizava uma interpretação ortodoxa/tradicional dos conteúdos do pensamento marxista. Acreditavam que a burguesia deveria liderar a nova república a ser constituída após a queda do Czar Nicolau II. Dessa forma, as forças produtivas seriam devidamente ampliadas para que uma revolução socialista acontecesse décadas mais tarde.

Bolcheviques (do russo bolshe, que significa “maioria”), sob a liderança de Vladimir Lênin, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores. A revolução proletária seria a responsável pelas transformações que modernizariam a economia russa e daria fim a desigualdade social. Segundo os mencheviques, a revolução na Rússia teria uma condução particular àquilo que fora proposto pelo marxismo.

A Revolução Russa de outubro de 1917 Com Kerenski (governo provisório instituído após abdicação de Nicolau II) no poder pouquíssimas reformas foram promovidas na Rússia. Então, os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o Socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores. Lênin também retirou o País da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).

A formação da URSS Após a revolução, foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP (Nova Política Econômica). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.

A política econômica de Stalin empreendeu: A coletivização das propriedades agrárias com a criação das propriedades estatais e as propriedades coletivas. Incentivou o desenvolvimento de indústria de base a partir do financiamento dos setores de educação e tecnologia. No campo da política externa, Stálin recebeu apoio internacional de diversos partidos comunistas espalhados pelo mundo. O governo Stalin

2ª Guerra Mundial No contexto da Segunda Guerra Mundial (1939– 1945), o regime stalinista teve que combater a oposição dos regimes nazifascistas contrários ao Comunismo e ao Socialismo. Tendo decisiva participação nos destinos deste conflito internacional, o governo soviético se consolidou no cenário político estabelecendo várias zonas de influência política, ideológica e econômica culminando na instalação da ordem bipolar (Guerra Fria).