Mudanças de Uso da Terra na Amazônia: Implicações Climáticas e na Ciclagem de Carbono Instituto do Milênio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTIMATIVAS DAS DIMENSÕES ESPACIAIS,
Advertisements

Foto: Bart Kruijt Ciclo de Nitrogênio em Florestas Secundárias da Amazônia: uma abordagem isotópica Michela Figueira Lab. Ecologia Isotópica – CENA/USP.
Alterações Climáticas Um problema de todos
Qualidade da Atmosfera
BIOMAS BRASILEIROS.
A UFPa e o Projeto LBA: uma Parceria Estratégica para a Amazônia
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
422 OBSERVAÇÕES DE CLIMA E FLUXOS TURBULENTOS SOBRE O CERRADO sensu stricto E CANA-DE-AÇÚCAR Robinson I. Negrón Juáreza, Humberto Ribeiro da Rochaa, Osvaldo.
Projeto Seca Floresta.
Variações climáticas contemporâneas
Tatiana Schor PROCAM/USP
CLIMAS DO BRASIL Tempo e Clima no Brasil Cavalcanti et al. (2009)
Divulgação e disseminação de conhecimento
Efeito estufa Natural A forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida.
Luiz José Maria Irias Cláudio Buschinelli
O Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia
O que é o projeto LBA? LBA é a sigla para o Experimento de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia. Liderado pelo Brasil, o LBA é o maior.
CLIMA DA TERRA: Processos, Mudanças e Impactos
Väder- och Klimatförändringar
1 MAAP 1.
PROGRESS IN TRAINING & EDUCATION 2005 Regina C.C. Luizão
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
CONVERSÃO DE FLORESTA TROPICAL EM PASTAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO BALANÇO HÍDRICO DA REGIÃO DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA. Kécio Gonçalves LEITE1, Carlos Mergulhão.
Medição do efluxo de CO2 do solo com câmaras automáticas
Palestrante: José Eustáquio Viola
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
Márcia Yamasoe, Antonio Manzi
Produção de material didático
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Estrutura de apoio ao LBA
REGIÃO NORTE EQUIPE Judson Geovane Fernanda Isabela Profª Alessandra 4ª A.
Aerossóis e precipitação durante o experimento SMOCC Theotonio Pauliquevis, Maria Lúcia Antunes, Paulo Artaxo, Alejandro Fonseca Duarte Laboratório de.
II CONGRESSSO DE ESTUDANTES E BOLSISTAS DO EXPERIMENTO LBA
Nelson XABREGAS 1, Paulo Monteiro BRANDO 1, Daniel Curtis NEPSTAD 1,2 1 – IPAM Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia 2 – The Woods Hole Research.
Variabilidade de crescimento e idade das árvores da floresta Amazônia Simone Ap. Vieira; Diogo Selhorstb, Plínio B. De Camargoa, Niro Higuchic; Jeff Chambersd.
ANÁLISE DOS FLUXOS DE CO 2 ENTRE A VEGETAÇÃO E A ATMOSFERA EM ÁREAS DE PASTAGEM E FLORESTA NO ESTADO DE RONDÔNIA Anderson Teixeira Telles 1, Fernando L.
PROGRAMAÇÃO IIII Semana de Engenharia Florestal
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
Scientific Expedition, new rules for research by foreigners: José Manoel Saraiva Faria Regras que envolvem expedições científicas. Requisito legal para.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Alternativas para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia
Variação da composição isotópica do CO2 relacionada a fatores edafo- climáticos em florestas e pastagem da Amazônia Central Françoise Yoko Ishida Plínio.
Coordenação geral: Ima Célia Vieira – CBO / MPEG
Renata Gonçalves Aguiar
FLONA DE CAXIUANÃ - PARÁ
Comitê de Treinamento e Educação Projeto LBA
O Treinamento e Educação no Projeto LBA. Estudantes e jovens cientistas no Ano 2003 Gradua(n)do187 Mestra(n)do124 Doutora(n)do160 TOTAL471 = 30% do total.
ASPECTOS DA ESTRUTURA TERMODINÂMICA DA FLORESTA DE CAXIUANÃ DURANTE A ESTAÇÃO ÚMIDA Carlos José Capela Bispo 1 Leonardo D. A. Sá 2
CONCENTRAÇÕES DE CARBONO E NITROGÊNIO EM FOLHAS DE ÁRVORES EM DUAS FLORESTAS DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA BRASILEIRA, SOBRE SOLOS DE FERTILIDADE CONTRASTANTE.
EXPERIMENTO DE LARGA ESCALA DA BIOSFERA-ATMOSFERA NA AMAZÔNIA New activities and events LBA 2006 Flávio J. Luizão Escritório Central LBA INPA – Manaus,
Gás Carbônico Biomassa CO2 Efeito estufa Poluição CO2 Petróleo
Resultados e Discussão
XVI Reunião do CCI do LBA – Manaus 4-6/11/2004 Torre de São Gabriel da Cachoeira Trabalho de seleção do sítio experimental Antonio Nobre – INPA Arnaldo.
Banco de dados do projeto MilênioLBA Análise, tratamento e disponibilização O uso da informática é fundamental para o desenvolvimento dos projetos de pesquisas.
ALGUMAS REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O EXPERIMENTO DE GRANDE ESCALA DA BIOSFERA- ATMOSFERA NA AMAZÔNIA - LBA Carlos A. Nobre CPTEC/INPE, Cachoeira Paulista,
Conselho Diretor Comitê Científico Gerência Executiva Escritório Central INPA-Manaus Comitê do Sistema de Dados e Informações LBA-DIS Comitê de Treinamento.
Estratégias para a Amazônia
VARIAÇÃO SAZONAL DA BIOMASSA MICROBIANA-C E DA UMIDADE DO SOLO SOB DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS NA AMAZÔNIA CENTRAL O fluxo de CO 2 do solo é um dos.
Necessidades orçamentárias à manutenção da estrutura de apoio do LBA A.Manzi - MCT/INPA 19ª Reunião do CCI do LBA, Brasília, 18 e 19/05/06.
Introdução Resultados Metodologia Carbono da biomassa microbiana e fluxo de gases traço em solos sob cultivo de feijão irrigado e sob vegetação nativa.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Valor da Água: Análise Econômico-Ecológica das Relações Sociais e Ambientais na Bacia do Rio Purus UNICAMP/Instituto de Economia.
XI ENCONTRO DO LBA-ECO de Setembro de 2007 Salvador, BA.
O efeito radiativo de aerossóis de queimada e nuvens sobre o fluxo de CO 2 na Amazônia Universidade de São Paulo Instituto de Física Departamento de Física.
Land Use and Cover Change in Amazonia: Climatic Implications and Carbon Cycling Mudanças de Uso da Terra na Amazônia: Implicações Climáticas e na Ciclagem.
Transporte de material particulado originado em queimadas na Amazônia durante Setembro de 2004 Carlos Pires Paulo Artaxo,
Impactos na saúde humana de partículas emitidas por queimadas na Amazônia brasileira Guilherme Martins INPE/CCST Ignotti, E.;
Transcrição da apresentação:

Mudanças de Uso da Terra na Amazônia: Implicações Climáticas e na Ciclagem de Carbono Instituto do Milênio

1.Investigar os impactos climáticos decorrentes das alterações de uso de solo na Amazônia. 2.Medir o fluxo líquido de carbono em florestas primárias, secundárias, áreas alagadas e áreas de pastagem em regiões com diferentes padrões ambientais. 3.Medir a sazonalidade do fluxo de carbono e seus forçantes climáticos em torres em Caxiuanã, Bragança, Manaus, Rondônia, Ilha do Bananal e Mato Grosso. 4.Medir o fluxo de carbono como CO2 e outras espécies em larga escala, utilizando medidas em aeronaves e técnicas meteorológicas de larga escala. 5.Estudar as alterações nos mecanismos de formação de nuvens na Amazônia decorrentes do desmatamento, e suas implicações climáticas regionais. 6.Medir o fluxo de compostos orgânicos voláteis, aerossóis carbonáceos e material orgânico na chuva e estimar sua importância na ciclagem de carbono. 7.Estudar alternativas de uso de solo que minimizem o impacto ambiental do processo de ocupação da Amazônia. 8.Avaliar o impacto de mudanças de uso de solo sobre a qualidade da água em bacias hidrográficas de micro e mesoescala em Rondônia. 9.Quantificar as emissões de carbono em queimadas na Amazônia, para subsidiar o inventário nacional de emissões de gases de efeito estufa. 10.Avaliar os danos ao ecossistema proveniente das concentrações de ozônio e material particulado. 11.Fortalecer grupos de pesquisas ambientais da região Amazônica, nas universidades e Institutos de pesquisa, com cursos de formação e disseminação técnico-científica. MilenioLBA scientific objectives

1) INPA – Flávio Luizão. Nutrientes e fluxo de carbono na Amazônia Central. 2) UFPa - Júlia Cohen, Desmatamento na região leste da Amazônia e seus forçantes climáticos e ciclagem de carbono 3) MPEG – Ima Vieira. Dinâmica da paisagem e recuperação de ecossistemas florestais da Amazônia oriental. 4) MPEG – Maria de Lourdes Ruivo. Diversidade e funcionamento dos solos sob cobertura de floresta de terra firme, mangue nos sítios do LBA: Caxiuanã e Bragança. 5) EMBRAPA – Tatiana Sá. Alterações em componentes do balanço de carbono e na emissão de gases traço em função da substituição do sistema de produção agrícola de corte/queima pelo de corte/trituração/manejo de capoeira. 6) ULBRA/Instituto Ecológica/IAGUSP – Divaldo Resende e Humberto Rocha. Medições dos fluxos de energia, carbono e hidrometeorologia na Ilha do Bananal. 7) UFAc - Alejandro Duarte. Influência dos processo radiativos em nuvens e aerossóis atmosféricos sobre as características da radiação solar local em Rio Branco. 8) UNIR/CENA-USP – Beatriz e Alex Krutsche - Biogeoquímica e influências antropogênicas em ecossistemas fluviais da Amazônia. 9) UFMT - Nicolau Priante. Fluxos de carbono em diferentes usos de solo no Estado do Mato Grosso. 10) IFUSP – Paulo Artaxo. Mudanças de solo na Amazônia e suas implicações climáticas. 11) DCA/IAG/USP - A transição da estação seca para chuvosa em Rondônia e efeitos no balanço de radiação, propriedades de nuvens e estrutura da atmosfera. 12) LQA/IPEN - Luciana V. Gatti. Alteração da composição atmosférica com a mudança de uso do solo na Amazônia. 13)INPE - Antonio Manzi. Fluxos de carbono e energia em áreas de pastagem e florestas em Rondônia. MilenioLBA is organized in 13 sub-projects, each one with its own budget controlled by the project coordinator. These 13 sub-projects are:

Áreas de pesquisas do Projeto MilênioLBA: 1) Estado do Pará, com as áreas de Bragança, Santarém e Caxiuanã; 2) Região norte de Manaus, 3) Estado do Acre; 4) Rondônia, 5) Mato Grosso; 6) Ilha do Bananal.

Indicadores de produção científica dos sub-projetos do MilênioLBA (*) Sub projeto, Instituição e coordenador Membros participantes da equipe Artigos publicados ou submetidos Apresentação de trabalhos em congressos Bolsistas no projeto Sub 1 – INPA – Flávio Luizão Sub 2 – UFPa – Júlia Cohen Sub 3 – MPEG - Ima Vieira 3273 Sub 4 – MPEG - Lourdes Ruivo 7526 Sub 5 – Embrapa – Tatiana Sá Sub 6 – ULBRA/IAG-USP – H. Rocha e Divaldo Resende Sub 7 – UFAc – Alejandro Duarte 5135 Sub 8 – UNIR/CENA - Alex Krusche Sub 9 – UFMT – Nicolau Priante Sub 10 – IFUSP – Paulo Artaxo Sub 11 – IAG/USP – Maria Assunção F. Silva Dias Sub 12 – IPEN – Luciana V. Gatti Sub 13 – INPE – Antonio Manzi Total

First year MilenioLBA milestones Importation of equipments: Importation of about US$1million dollar equipments, 95% already in Brazil. Dozens of important items, most of them expanding analytical capability in Amazonia. 5 new eddy-correlation systems; C,N,O analyzer; Setup of a complete ion chromatography system in Ji-Paraná, Rondonia; Setup of a VOC analysis lab at IPEN, coupled to a VOC lab at EMBRAPA, Belem. Scientific issues: Research agenda being 100% implemented. Help the support and operation of the LBA towers at: Caxiuanã, Bragança, Manaus, Sinop, Alta Floresta, Rebio Jaru, Abracos Tower. Helped the large SMOCC and Dry-to-wet season campaigns; Mesoescale campaign in Pará. CNPq MilenioLBA and other scholarships About 35 students directly pay by the CNPq MilenioLBA quota; About other Master and PhD students in several areas with FAPESP, CNPq, and CAPES~scholarships

1. Continuation of the activities on the scientific agenda; 2. Instalation and operation of all newly imported equipment 3. Instalation and operation of the wetland tower in Bananal 4. Work on LBA Integration of results on all 5 scientific topics 5. IntegraLBA: Major integrated experiment in 2004 Planned activities Full first year report as well as 13 sub-project reports available at ftp://gepa-server.if.usp.br/MilenioLBA