Doutoranda: Cláudia Turra. INTRODUÇÃO NP magnéticas → agentes de contraste em RM Óxidos de Fe FeCo, FePt, FePd → fortes propriedades magnéticas dissolução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Magnetismo Básico Pequenas partículas Aplicações Próxima
Advertisements

Volumetria de Neutralização
Alternativas para aumentar a produtividade na atividade leiteira
DOMINGOS, Cátia 1 ; FARINHA, Diogo 2 ; FERREIRA, Mariana 3 ; LAMY, Ana 1 ; CABRAL, Guadalupe 4 ; SILVA, Zélia 4 1 Escola Secundária da Amadora, 2 Colégio.
Fraccionamento celular e cultura de células
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Cálculo Estequiométrico.
NANOCOMPÓSITOS APLICADOS À ADSORÇÃO DE HIDROGÊNIO E BIOTECNOLOGIA
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
SOLUÇÕES.
PERFIL HEMATOLÓGICO, HEMOSTÁTICO E BIOQUÍMICO DE EQÜINOS SUBMETIDOS À ADMINISTRAÇÃO ORAL DE MELOXICAM Regina de Cássia Veronezi1, Armen Thomassian2, Cynthia.
LACIFID Propriedades termoluminescêntes e EPR do cristal de zoisita natural Laboratório de cristais iônicos filmes finos e datação Instituto de Física.
Cultura Celular a Curto Prazo BIO Citogenética Básica
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Mastocitomas em cães M.V. Vívian Rocha de Freitas
Base na composição química
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Sustained Loss of a Neoplastic Phenotype by Brief Inactivation of MYC
Anemias Megaloblásticas
A fosfátase alcalina preocupa-se com a gordura? José Miguel Gomes, Luís Flores Santos, Luís Azevedo Maia Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina.
Albumina Monitoria de Bioquímica e Laboratório clínico
CIRROSE HEPÁTICA E COMPLICAÇÕES
Misturando as coisas....
Trabalho Energia.
Força Total Cálculo Estequiométrico.
MASSAS MEDIDAS
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
QUÍMICA João Neto.
Natalia Philadelpho Azevedo 9⁰ período
Televisão: a tecnologia por detrás do écran
ESTRUTURA CELULAR Hepatócitos organizados em placas com a espessura de apenas uma célula e separadas entre si por espaços vasculares chamados sinusóides.
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico ALBUMINA
MASSAS MEDIDAS.
Princípios de Eletroquímica
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
ENGENHARIA AMBIENTAL QUÍMICA APLICADA.
O Laser co2 Fracionado.
Fosfatase Ácida Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Preparo do Inóculo para o Processo Fermentativo Industrial
Universidade Federal da Bahia DCTM – Departamento de iência e Tecnologia dos Materiais GEMAC – Grupo de Estudo em Materiais de Construção Avaliação do.
Bioquímica do sangue O sangue é um fluido corporal cuja função principal é a estabelecer a comunicação entre os diversos órgãos e e tecidos de um organismo.
Cálculo Estequiométrico.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
INTERPRETAÇÃO DOS GASES SANGÜÍNEOS ARTERIAIS (GSA)
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
PRODUÇÃO DE MOLIBDÊNIO-99 EM MEIO AQUOSO
Doutoranda: Cláudia Turra. INTRODUÇÃO TCO – Óxidos Condutores Transparentes Substituição dos ITO’s – In 2 O 3 :Sn Materiais já usados: ZnO:Al (AZO) e.
PRODUÇÃO DE MOLIBIDÊNIO-99 EM MEIO AQUOSO
Doutoranda: Cláudia Turra. Introdução FETs – Field-effect transistors SiNW – Silicon Nanowires FETSiNW Detecção (biomoléculas Bioeletricidade)
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
Laboratório de Biomateriais Ortopédicos - LABIMO
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Micro-sensores de gás de baixa potência usando um misto de nanopartículas de SnO2 e MWCNTs para detectar gases NO2, NH3, e xileno para aplicações de.
1 Nanotecnologia Mestrandos: Amanda Lima Daniele Aimi Denise Baldissera Ricardo Lorenzoni Professoras: Dra. Marta Palma Alves Dra. Renata Raffin Dra. Solange.
Grupo 2 - Nanotecnologia
Graziele Fonseca de Sousa
Doutoranda: Cláudia Turra. Introdução Filme Lacrimal Constante fluxo - rearranjo reorganização fisiologia/proteção Pouca informação sobre o espalhamento.
Toxicidade Crónica Aguda.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Termogenesis no frio e na obesidade. No frio: Qual seria a contribuição da SERCA e da UCP para a termogenesis? Estariam as duas proteínas se comunicando.
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
Histologia e seus métodos de estudo
Prof. MSc. Rodrigo Alves do Carmo
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Hipertermia magnética no tratamento do câncer Gilberto Nunes.
Transcrição da apresentação:

Doutoranda: Cláudia Turra

INTRODUÇÃO NP magnéticas → agentes de contraste em RM Óxidos de Fe FeCo, FePt, FePd → fortes propriedades magnéticas dissolução gradual dosmetais Marcação celular Entrega de fármacos Agentes de contraste em RM Hipertermia magnética localizada

INTRODUÇÃO NP magnéticas do tipo core shell - revestimento de sílica in vitro NP de 2 O 3 → imagens in vitro 2 O 3 > 2 O 4

INTRODUÇÃO - OBJETIVOS Sintetizar NP de 2 O 3 do tipo core shell revestidas com PEG Estudos in vitro e in vivo de toxicidade e imagens de RM Adição de AF (in vitro): estabilidade marcação de células de câncer – morte seletiva in vivo: contraste para imagens do tipo T2 de RM tipo T2 toxicidade não observável

METODOLOGIA Síntese de NP core shell de 2 O 3 Síntese de NP de FePt Oleyamina (99%) Ácido oleico (99%) 1,2-hexadecanodiol (90%) 1-octadeceno (99%) Pt(acac) 2 98% Fe(CO) 5 Sigma-Aldrich Deposição térmica partindo do Pt(acac) 2 e Fe(CO) 5 → caroço Crescimento de uma camada de Fe por injeção de Fe(CO) 5 Atmosfera aquecida a 180 ◦ C + fluxo de O 2 por 2h = oxidação → Fe 2 O 3 Dispersão em diferentes solventes orgânicos

METODOLOGIA Cultura de células Células de carcinoma humano do tipo KB Células HeLa Células hepáticas Células de câncer de mama Crescidas em meios de cultura específicos

METODOLOGIA Modelos tumorais Ratos Balb/c injetados com 2x10 6 células em 60 μ L de PBS no ombro direito da fêmeas Volume de 60 mm 3 Dieta livre de folato por duas semanas antes da inoculação do tumor

METODOLOGIA Imagens de RM in vivo Injeção intravenosa com 2 O 3 -PEG ou 2 O 3 -PEG-FA (34 mg/kg de Fe) Scanner clínico de 3T com bobina especial para pequenos animais Parâmetros específicos

METODOLOGIA Hematoxicilina e eosina Ratos não tratados (controle) e injetados com as NP foram sacrificados após 1 e 20 dias da injeção Órgãos (fígado, pulmões, baço, rins, coração e tumores) retirados Fixados em formalina 4% e coloridos com H e E e PSB Examinados em microscópio digital

METODOLOGIA Bioquímica sérica e análise de sangue Ratos injetados com as NP foram sacrificados após 1, 7 e 20 dias da injeção para coleta de sangue 0,8 mL de sangue por animal foi coletado antes

RESULTADOS E DISCUSSÕES Síntese via Efeito Kirkendall Difratometria de raios-X: picos característicos de cristal FCC

RESULTADOS E DISCUSSÕES Estruturas core shell 2,6 nm2,3 nm imagem TEM

RESULTADOS E DISCUSSÕES 51 nm

RESULTADOS E DISCUSSÕES Caráter superparamagnético 15

RESULTADOS E DISCUSSÕES Imagens de RM T2 de soluções de 2 O 3 -PEG com ≠ [ Fe]

RESULTADOS E DISCUSSÕES Células KBLiberação de LDH

RESULTADOS E DISCUSSÕES + - [NP] = 100 μg/mL RM – 3T Temperatura ambiente - 26% - 73% - 25% - 28% 63%

RESULTADOS E DISCUSSÕES

pH = 8,

RESULTADOS E DISCUSSÕES Células KB Toxicidade > para NP-PEG-DOX Células HeLa Toxicidade < para NP-PEG-DOX

RESULTADOS E DISCUSSÕES

- 37% - 14% - 63% 34 mg/kg de Fe

RESULTADOS E DISCUSSÕES PEG PEG+FA

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Bioquímica Albumina/globulina

RESULTADOS E DISCUSSÕES

CONCLUSÕES produção e caracterização de NP de 2 O 3 PEGuiladas NP do tipo core-shell – material para entrega de fármaco e contraste para RM in vitro – entrega de fármaco e morte celular seletiva in vivo – contraste para imagens de RM baixa citotoxicidade estudos futuros - efeitos terapêuticos da DOX + citotoxicidade a longo prazo superfície da NP com engenharia apropriada – potencial agente de contraste para imagens T2 + utilização molecular in vivo + aplicações terapêuticas