Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As origens do mundo atual
Advertisements

A GEOGRAFIA DO PODER.
O BRASIL E A CRISE DE 1929 O café representava 71% das exportações brasileiras e os grandes compradores eram os Estados Unidos. Outros produtos que compunham.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Socialismo.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
GEOPOLÍTICA ESTUDA AS RELAÇOES DE PODER QUE SE DÃO NO ESPAÇO
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Guerra Fria.
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria Guerra Fria
Reconstrução e Politica de Blocos
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
REVOLUÇÃO RUSSA
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
Capítulo 01 – A Geopolítica Mundial
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
Capítulo 19 – O comércio internacional
Organizações Internacionais Mundiais
História “Guerra Fria”.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Guerra Fria Webster Pinheiro.
Professor Ulisses Mauro Lima O MUNDO APÓS A 2ª Grande Guerra
O mundo após a II Guerra Mundial
Fluxos Migratórios.
Gustavo Giuseppe Medeiros
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
Guerra Fria.
Organizações Internacionais
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
Capitalismo versus Comunismo
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
NOVA ORDEM MUNDIAL.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
O mundo dividido na era da Globalização
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
A nova regionalização do mundo
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
GUERRA FRIA.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra UNIDADE III – MUNDO CONTEMPORÂNEO: ECONOMIA E GEOPOLÍTICA Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra 1 – A reordenação geopolítica. 2 – A reordenação econômica. 3 – A tentativa de reordenação política internacional no pós-guerra. 4 – O mundo da Guerra Fria. Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra UNIDADE III – MUNDO CONTEMPORÂNEO: ECONOMIA E GEOPOLÍTICA Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra 5 – O mundo pós-Guerra Fria. 5.1 – Uma ordem multipolar ou unipolar? 6 – Nova ordem ou nova desordem? 6.1 – Conflito “Norte” X “Sul” 7 – Migrações e novos conflitos Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

1 – A reordenação geopolítica Ao final da Segunda Guerra Mundial, a derrota das forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e, ao mesmo tempo, o enfraquecimento econômico, militar e político do Reino Unido e da França levaram o mundo a um período de grandes transformações econômicas e geopolíticas denominado GUERRA FRIA. A guerra iniciou em 1947. Durante esse período, o mundo foi marcado pela bipolarização de poder entre EUA e União Soviética, que buscavam ampliar suas zonas de influência.

1 – A reordenação geopolítica Para isso mergulharam em uma acirrada corrida armamentista. O conflito bélico asseguraria mútua destruição. Os EUA: foram os grandes vencedores. Perderam poucos combatentes. Conseguiram manter intactas suas cidades, indústrias e propriedades agrícolas. Aumentaram a produtividade industrial. Acumularam vultuosas reservas.

1 – A reordenação geopolítica A UNIÃO SOVIÉTICA: Mais de 20 milhões morreram (a maioria civis). Grande parte das indústrias, cidades e fazendas de seu país foi destruída. Não acompanhou a corrida tecnológica. Sua economia foi perdendo produtividade. Vitoriosos, os norte-americanos, empenharam-se em reorganizar o mundo capitalista sob sua hegemonia: aumentaram as exportações e difundiram sua tecnologia, cultura e moeda pelo mundo ocidental.

1 – A reordenação geopolítica Bloco ocidental, compreendia os países capitalistas, alinhados aos EUA. Bloco oriental, os socialistas (ou de economia planificada), alinhados à União Soviética. Era o conflito Leste X Oeste, marcado pelo antagonismo geopolítico-militar, e pela propaganda ideológica, já que cada uma das superpotências tentava disseminar seus valores e visões de mundo.

1 – A reordenação geopolítica A Guerra Fria estendeu-se até o desaparecimento dos seus principais símbolos: Queda do Muro de Berlim, em 1989.

1 – A reordenação geopolítica A reunificação da Alemanha, em 1990.

1 – A reordenação geopolítica O desmantelamento do Pacto de Varsóvia, em 1991. O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de maio de 1995 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, países que também ficaram conhecidos como bloco socialista. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, Varsória, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.

1 – A reordenação geopolítica A dissolução do império soviético, em 1991. Desde 1989, o antigo bloco socialista tem passado por grandes transformações. A União Soviética desmembrou-se assim como a Tchecoslováquia e a Iugoslávia.

1 – A reordenação geopolítica A Alemanha se reunificou. Cuba iniciou uma tímida abertura econômica. Seguindo o exemplo da China, o Vietnã restabeleceu relações diplomáticas com os EUA e acelerou sua abertura para o Ocidente. A divisão da Coréia é o último requício da Guerra Fria.

1 – A reordenação geopolítica

2 – A reordenação econômica Na Conferência de Bretton Woods, realizada em 1944 nos EUA, foi lançado um plano que visava garantir a reconstrução e a estabilidade da economia mundial após o término da guerra. Durante a Conferência foram constituídos os seguintes organismos:

2 – A reordenação econômica BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), mais conhecido como Banco Mundial – a ele caberia o financiamento da reconstrução dos países devastados pela guerra e, posteriormente, o financiamento a longo prazo de projetos visando ao desenvolvimento dos países-membros. FMI (Fundo Monetário Internacional) – a ele caberia zelas pela estabilidade financeira mundial, inclusive garantindo empréstimos a curto prazo a esses países quando estivessem com dificuldade para fechar seu balanço de pagamento.

2 – A reordenação econômica GATT (Acordo Geral de tarifas e comércio), que em 1995 passou a ser denominado OMC (Organização Mundial do Comércio), com a função de influenciar nas questões comerciais mundiais. Todos esses organismos criados atuam em cooperação com a ONU (Organização das Nações Unidas).

3 – A tentativa de reordenação política internacional no pós-guerra A ONU foi criada com o objetivo de preservar a paz e a segurança no mundo, além de promover a cooperação internacional para resolver questões econômicas, sociais, culturais e humanitárias. Sediada em Nova York. Durante a comemoração de 50 anos de fundação, em 1995, cogitou-se a possibilidade de ampliar o número de membros permanentes do Conselho de Segurança. Conta com vários órgãos. Os mais importantes são os seguintes:

3 – A tentativa de reordenação política internacional no pós-guerra A Assembléia Geral – congrega as delegações dos países membros (191 em 2003). Faz uma reunião por ano (pode haver, sessões de emergência), mas não decide sobre questões de segurança e cooperação internacional, apenas faz recomendações. O Conselho de segurança (órgão de maior poder da ONU) – formado por delegados de 15 países membros, dos quais 5 são permanentes e 10 eleitos a cada 2 anos.

3 – A tentativa de reordenação política internacional no pós-guerra (Continuação - O Conselho de segurança) O poder da entidade está concentrado nas mãos dos membros permanentes, que têm poder de veto. Qualquer decisão só é adotada na prática se houver consenso entre as cinco potências: EUA, Reino Unido, França, China e Rússia. Pode investigar disputas e conflitos internacionais ou dentro de um país. Propor soluções visando acordos de paz. Adotar sanções que vão desde o corte das comunicações ou das relações diplomáticas até o bloqueio econômico.

4 – O mundo da Guerra Fria Os norte-americanos constituíram blocos militares com o objetivo de impedir a expansão da zona de influência da União Soviética, a superpotência rival. Por outro lado, a União Soviética respondeu com a criação de uma aliança militar sob seu comando: o Pacto de Varsóvia. Delimitando, assim, sua zona de influência e seu principal mercado de arma.

4 – O mundo da Guerra Fria Até a década de 1960, a Alemanha Oriental atravessou períodos de crise econômica. Muitos berlinenses deixaram o setor oriental em busca de melhores oportunidades de trabalho no setor ocidental. Para acabar com esse êxodo, as autoridades orientais construíram o Muro de Berlim. Desde o fim da Guerra Fria, a importância dos blocos tem reduzido e aquelas que não foram extintas sofreram uma reestruturação.

5 – O mundo pós-Guerra Fria A partir de 1989, a humanidade assistiu, a uma série de acontecimentos até então impensáveis. A derrubada do Muro de Berlim nesse mesmo ano, bem como a reunificação da Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, em 1990. Em 1991, representantes dos países-membros do Pacto de Varsóvia formalizaram a sua dissolução. Era o fim do conflito Leste x Oeste.

5 – O mundo pós-Guerra Fria Em 1991 foi selada a desagregação da União Soviética. Após declarar a independência da Rússia, o presidente Boris Yeltsin reuniu-se com os chefes de Estado da Ucrânia e de Belarus criando a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), em substituição a exinta União Soviética. A CEI era composta por 12 ex-repúblicas soviéticas. É uma aliança de Estados independentes.

5.1 – Uma ordem multipolar ou unipolar? No mundo pós Guerra Fria, o poder é medido mais pela capacidade econômica: disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão-de-obra, nível de produtividade e índices de competitividade. Alguns países tiveram e continuam tendo ascensão tais como Japão, Alemanha e, mais recentemente, a China. Alguns pesquisadores afirmam que o mundo caminha para uma nova ordem multipolar. Enquanto outros afirmam que vivemos num mundo unipolar, pois os EUA continuam sendo o país mais poderoso do mundo.

6 – Nova ordem ou nova desordem? 6.1 – Conflito “Norte” x “Sul” O capitalismo é um sistema muito mais dinâmico, produtivo e competitivo. Com ele problemas como concentração de renda e desemprego estão se agravando. Especialmente, com a Revolução Técnico-científica e da globalização. O capitalismo gera então, acentuadas desigualdades sociais, sobretudo nos países subdesenvolvidos. Ocorrem também em menor proporção nos mais desenvolvidos. O conflito “Norte” x “Sul” é de natureza essencialmente econômica.

6 – Nova ordem ou nova desordem? 6.1 – Conflito “Norte” x “Sul” Divide-se o mundo em países desenvolvidos, designados como países do “Norte”, e subdesenvolvidos ou em desenvolvimento os do “Sul”. Tentando superar a assimetria na relação Norte” – “Sul”, governos de países em desenvolvimento têm se empenhado no aprofundamento da cooperação “Sul” – “Sul”, com o objetivo de aumentar o poder de negociação nos organismos internacionais com os países do “Norte”.

6 – Nova ordem ou nova desordem? 6.1 – Conflito “Norte” x “Sul”

7 – Migrações e novos conflitos Um grave problema decorrente da desigualdade entre o “Norte” e o “Sul” são as migrações em massa. Fenômenos esse cada vez mais preocupante por causa de suas dimensões sociais, econômicas, culturais e geopolíticas. A esse fluxo de imigrantes somou-se o de imigrantes dos antigos países socialistas.

7 – Migrações e novos conflitos Os migrantes dirigem-se principalmente para os EUA, Europa Ocidental e Japão, mas também aos ricos produtores de petróleo do Golfo. Com o fim da Guerra Fria, muitas tensões vieram à tona. Com a instauração de uma nova ordem geopolítica e econômica, emergiu uma série de novos conflitos étnicos, sociais e outros.

QUESTÕES PG 218 1 – O que foi a Guerra Fria? Qual foi a sua duração? 3 – O que são o Bird e o FMI? Qual foi o papel dessas entidades no período pós guerra? 5 – O que foi o conflito Leste x Oeste? 6 – O que é o conflito Norte x Sul? Por que ele apareceu mais nitidamente com o fim da Guerra Fria? 7 – Quais eram os principais símbolos da ordem mundial do período da Guerra Fria? 8 – Quais são as principais características da ordem mundial no período pós Guerra Fria?