AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO PROF VICENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

1 – Antecedentes/causas (década de 30):
1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
As origens do mundo atual
A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
2a. Guerra Mundial Formação de alianças Aliados Inglaterra França
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
A GUERRA FRIA.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Guerra Fria.
Infográfico - Muro de Berlim
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Guerra Fria Guerra Fria
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Reconstrução e Politica de Blocos
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
II Guerra Mundial.
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
GUERRA DA CORÉIA ARTILHARIA EUA E CORÉIA DO SUL
Guerra Fria ( ) Características.
O fim da URSS.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
- Em 6 e 9 de agosto de 1945, o presidente dos EUA, Henry Trumann, ordenou o bombardeio atômico sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No.
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
História “Guerra Fria”.
Guerra Fria Webster Pinheiro.
Conceitos Históricos: Capitalismo, socialismo, Ideologia
Professor Ulisses Mauro Lima O MUNDO APÓS A 2ª Grande Guerra
Características e Conlfitos
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
Capitalismo versus Comunismo
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
Guerra Fria.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
GUERRA FRIA.
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
Transcrição da apresentação:

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA

A GUERRA FRIA 1 – Vitória da URSS contra o Nazismo AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA 1 – Vitória da URSS contra o Nazismo 2 - Avanço comunista nos paises do leste europeu e no extremo oriente 3 – Multiplicação de partidos comunistas na maioria dos paises capitalistas (Europa e América) 4 – Movimentos anti-colonialista de inspiração comunista na maioria das colônias dos paises capitalistas da Europa Ocidental.

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA

A GUERRA FRIA EUA – aumentou seu poderio econômico militar e político AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA EUA – aumentou seu poderio econômico militar e político EUA – não sofreu destruição interna e teve uma perda humana mínima na guerra. EUA – possuem no inicio do pós guerra mais de 80% da reserva de ouro do planeta. O capitalismo liberal sofre em sua área de influência severas críticas por não ter resolvido problemas dos paises pobres.

A GUERRA FRIA Conferência de Potsdam - reversão das anexações alemãs AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA Conferência de Potsdam - reversão das anexações alemãs - pagamento de 20 bilhões de dólares - julgamento dos criminosos de guerra - expulsão das populações germânicas - ocupação e divisão da Alemanha e de Berlim - Fronteira da Alemanha e Polônia – linha Oder-Neisse - Aceleram-se as desconfianças entre EUA e URSS.

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE

A GUERRA FRIA Organização da ONU Tratados do pós-guerra AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA Organização da ONU Tratados do pós-guerra - Conferência de Potsdam - Divisão da Alemanha e divisão de Berlim - Julgamento de Nuremberg - Julgamento de Tókio O caos europeu – fome, desemprego e acertos de contas contra os colaboracionistas.

CONFERÊNCIA DE POTSDAM AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE CONFERÊNCIA DE POTSDAM ATLEE (ING) TRUMAM (EUA) STALIN (URSS)

TRIBUNAL MILITAR INTERNACIONAL AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE TRIBUNAL MILITAR INTERNACIONAL O tribunal de Nuremberg decretou 11 condenações à morte, 3 prisões perpétuas, 2 condenações de 20 anos de prisão, uma de 15 e outra de 10 anos. Hans Fritzsche, Franz Von Papen e Hjalmar Schacht foram absolvidos.

GUERRA FRIA AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA LIVRO 4 PROF VICENTE FAT MAN LITTLE BOY NAGASAKI HIROSHIMA

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA PRES. TRUMAN DECIDIU USAR A BOMBA ATÔMICA

A GUERRA FRIA Presidente Harry S. Truman AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA Presidente Harry S. Truman -Participou da Conferência de Potsdam -Criou a CIA (Central Inteligencia Agencia) -Criou a Doutrina Truman “O combate sem fronteiras a influência do comunismo” -Financiou a organização do governo da Coréia do Sul -Invadiu a Coréia -Permitiu e estimulou a Campanha Macartista

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos da América, em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter a expansão do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista.

A GUERRA FRIA Doutrina Truman AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA Doutrina Truman apoiar todos os países ou grupos de pessoas dentro dos países que queiram manter-se no sistema capitalista. Ajuda econômica e militar para a Grécia e Turquia. Plano Marshall e Plano Colombo Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã Derrubada de Mossadeg no Irã, etc

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA LIVRO 4 PROF VICENTE GUERRA FRIA Em 29 de Agosto de 1949 a União Soviética testou a sua primeira bomba nuclear em Semipalatinsk no Cazaquistão. Cientistas do Projecto Manhattan tinham avisado há tempo que a URSS haveria de criar a sua própria bomba nuclear. Mesmo assim, o efeito deste facto no pensamento e planejamento militares nos EUA foi enorme.

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE GUERRA FRIA DIVISÃO DA ALEMANHA DE ACORDO COM A CONF. DE POTSDAM

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA BERLIM EM 1945

A GUERRA FRIA Macartismo Campanha de denúncias e AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA Macartismo Campanha de denúncias e perseguições a todas as pessoas que falassem ou fizessem qualquer coisa que fosse julgada favorável aos comunistas. Prejudicou milhares de cidadãos americanos. Foi modelo para outros países. JOSEPH MaCARTHY

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA No dia 19 de Junho de 1953, na prisão de Sing Sing, Ossining, Nova Iorque, Julius Rosenberg e a sua mulher Ethel Greenglass Rosenberg foram os primeiros civis norte-americanos a ser executados na cadeira elétrica acusados de espionagem.Conhecidos pelas suas tendências comunistas, foram julgados sob a acusação de passar segredos atômicos para os soviéticos. As provas não foram conclusivas e houve sérias dúvidas que o casal fosse culpado. Sempre reclamaram inocência. Porém, como se vivia o auge da histeria da "ameaça vermelha" na década de 50 do século passado, foram condenados e executados.

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE GUERRA FRIA PONTE AEREA PARA SUPRIR BERLIM

GUERRA FRIA AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA LIVRO 4 PROF VICENTE O SPUTNIK

AULAS 6,7 E 8 CMB/PREVEST/HISTÓRIA 2009 LIVRO 4 PROF VICENTE A GUERRA FRIA BERLIM DIVIDIDA E O MURO DE BERLIM - 1961

GUERRA FRIA URSS 1961 – TZAR BOMB