Segurança Rodoviária As crianças Hospital. Segurança Rodoviária As crianças Hospital.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção Rodoviária.
Advertisements

Folhetos Informativos
REGRAS DE SEGURANÇA DOCENTE: Luís Leal
A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EB1 MEIOS 2005 / 2006.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Segurança Rodoviária.
Câmara Municipal de Felgueiras
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Educação Rodoviária Aprender a ser PEÃO.
Prevenção Rodoviária.
Prevenção Rodoviária.
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Quando... Charles Chaplin.
Viva melhor no trânsito
Certa vez, um homem caminhava pela praia, numa noite de lua cheia...
O ESPELHO Uma história de Amor.
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
Prevenção e Segurança Rodoviária
15 Mandamentos da Cortesia ao Volante
Programa Escola Segura Polícia de Segurança Pública 1ª Divisão.
Vamos aprender as Regras de trânsito
EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA.
Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
DIRECIONE OS SEUS OLHOS
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Quando... Charles Chaplin.
Ética e Moral na formação dos filhos
OS CAMINHOS DE DEUS.
A Amizade Verdadeira "Você já se deu conta da importância dos amigos em sua vida? Caso ainda não, basta observar algumas circunstâncias e perceberá que.
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
  NOTÍCIAS DE LISBOA ZzCouto.
Clica para continuar.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Administração, Segurança e Território
O Caminho da da Felicidade Felicidade Ligue o som.
Ser Peão..
Autor do Texto: H. J. Brown
Teste os seus conhecimentos sobre os gatos.
Conhecer a Cristo Lucas 8:
Olhe para frente quando estiver em dificuldade...
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
Quando... GRUPO FRATERNIDADE PP-2-053
Por Onde Começar Letícia Thompson.
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
EU SOU O JOÃO PEÃO!...  .
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Professora: Paula Silva Físico-química 9º Ano
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Vamos aprender algumas regras de trânsito.
Prevenção Rodoviária.
Sustentabilidade na Terra
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Novo do Código da Estrada
ACESSIBILIDADE ÀS VEZES É DIFÍCIL CIRCULAR ESCOLA ALERTA EB23 Aires Barbosa.
Sinais de trânsito.
EDUCAÇÃO - TRÂNSITO - CIDADANIA
Escola Municipal Monteiro Lobato
Lei n.º 72/2013 Plataforma Oasisnet - Conteúdos concebidos por José Soares 1 Objetivos gerais: Analisar e debater as alterações ao Código da Estrada; Atualizar.
PROGRAMA ESCOLA SEGURA O que é? O Programa Escola Segura é uma iniciativa conjunta do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Educação que.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-
PREVENÇÃO RODOVIÁRIA.
Alterações ao Cód. Estrada 2014 Cat.AlteraçõesDescrição Pág. Livro Conceito Novo conceito de Utilizador vulnerável Peões e velocípedes, em particular crianças,
EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO RODOVIÁRIA
EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Segurança Rodoviária As crianças Hospital

Visão A criança não vê como um adulto O campo de visão da criança é mais estreito do que o do adulto; Devido à pequena estrutura, não consegue ver por cima dos veículos estacionados, por isso fica escondida e pouco visível aos olhos dos condutores; Confunde “ver” e “ser visto”; Demora cerca de quatro segundos a distinguir se um veículo está a circular ou parado; Confunde as noções “volume” e “distância”: um automóvel parece-lhe normalmente mais afastado de si do que um camião.

Audição A criança não entende como os adultos Não detecta facilmente de onde provêm os sons e só atribui significado aqueles cuja proveniência consegue identificar; Os ruídos próprios do quotidiano distraem-na; Distingue com dificuldade os ruídos do trânsito mais significativos e uma viatura “silenciosa” é como se não existisse; Só escuta os ruídos que interessam e só reage a um de cada vez.

Relação causa-efeito Não é entendida pela criança Não domina a sequência lógica dos acontecimentos numa base de relação causa/efeito: o sinal luminoso indica a mudança de direcção do veículo; A compreensão da relação causa/efeito desenvolve-se na criança a partir da repetição sucessiva de experiências reais; Por esta razão, não pensa na distância de paragem de um veículo: julga que um veículo pode parar imediatamente no local em que se encontra, desde o momento em que o condutor apoia o pé no travão.

Imitação A criança imita sempre os adultos Ela segue os maus exemplos dos pais, por exemplo: * quando não param antes de atravessar… * ou quando não olham para os dois lados da estrada antes e durante o atravessamento…

Ambiente seguro A criança tem, com frequência, a impressão de que está em segurança Sente-se segura numa passadeira e ignora que uma passagem protegida não elimina o perigo de um condutor a desrespeitar; Certas situações como uma brincadeira com os amigos, inspiram na criança uma sensação de segurança errada; Os ambientes familiares, como a zona perto de casa, dão á criança a confiança de que já não existem perigos no trânsito; Pensa que nada lhe poderá acontecer se os pais ou outros adultos, estiverem junto dela;

Para a criança os objectos não têm o mesmo significados que para os adultos; Para ela, a rua é um espaço onde pode brincar, sem o controle dos pais; A passagem de peões dita “protegida”: é aquela em que a criança pensa que nada de mal lhe pode acontecer; A criança, não teme a presença dos veículos, porque, para ela, eles assemelham-se a um ser humano. Por exemplo: os faróis com os olhos, a grelha com a boca e com os dentes, etc.

Morte A criança não acredita na morte, acredita na vida É como um jogo, com frequência brinca como se tivesse morta, depois levanta-se e continua a brincar, porque diz que está viva. Portanto, não têm medo de morrer. Mas, sabe que os adultos a repreendem, se por causa dela os veículos tiverem de travar.

Cadeira As crianças, (com menos de doze anos ou com a altura inferior a 1,50m), devem utilizar SEMPRE cadeira, mesmo nos caminhos curtos.

Cinto Quem estiver no “popó”, quer nos bancos da frente quer nos bancos de trás, deve SEMPRE utilizar o cinto de segurança.

Airbag As crianças, (com idade inferior a 3 anos) só podem ser transportadas no banco ao lado do condutor se o airbag estiver desligado.

Andar a pé Circular com segurança: Circula sempre nos passeios e coloca-te do lado direito; Deste modo, quem circula do lado de fora do passeio está virado de frente para os veículos; Caso não haja passeio, circula do lado esquerdo, de frente para os veículos e o mais longe possível da faixa de rodagem; Quando circulares em grupo, em passeios estreitos, bermas ou em estradas sem berma ou passeio, caminha em fila indiana.

Atravessar a estrada Onde? Atravessa sempre a rua num local seguro: na passadeira; na passagem para peões junto a semáforos; em passagens protegidas superiores ou inferiores à via; Quando não houver estes locais: escolhe um local onde possas ver ao longe os veículos e onde sejas bem visível para os condutores, de modo a veres e a seres visto; Evita: locais junto a veículos estacionados, caixotes do lixo, arbustos ou outro tipo de obstáculos, que te possam esconder, assim como junto a curvas e em cruzamentos e entroncamentos sem passagens protegidas.

Atravessar a estrada Como? Depois de escolheres o local mais seguro para atravessar, pára antes do lancil ou borda do passeio, ouve e vê bem o trânsito que circula; verifica se os veículos estão a circular a alta ou baixa velocidade e se estão perto ou longe do local onde vais atravessar; Se estiveres para atravessar numa passadeira, coloca-te do lado direito para não te encontrares com os peões, que atravessam no outro sentido; Olha à esquerda, à direita e novamente à esquerda para observares quais os sentidos do trânsito e saberes de onde podem surgir os veículos; Deixa passar todos os veículos e prepara-te para atravessar, apenas quando todos os veículos tiverem passado ou parado;

Procura os olhos do condutor e faz-lhe sinal, para que ele perceba que pretendes atravessar e espera que ele te ceda passagem. Mesmo assim, confirma se, do outro lado da estrada, não se aproxima nenhum condutor que ainda não te viu; Não corras, pois podes tropeçar e cair; atravessa a direito e nunca na diagonal, pois assim permaneces menos tempo na faixa de rodagem; Enquanto atravessas, continua a olhar à esquerda, até ao meio da via e à direita, desde o meio da via até ao outro lado. Continua a olhar e ver se vem algum condutor com intenção de ultrapassar na passadeira, sem te ver.

Realização: Alexandre Galambas André Ferreira Guilherme Galambas Agradecimentos: António Galambas Ofélia Galambas Pedro Liberto Sofia Bernardes Programas: Internet Microsoft Word Microsoft Power Point