Encontro do Movimento Mineiro de Fé e Política Razões de Nossa Esperança Delze dos Santos Laureano Belo Horizonte – março/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Advertisements

O Sacramento do Matrimônio
Parábolas do Reino: 1- O tesouro escondido 2- A pérola de valor
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
DEMOCRACIA.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
A bendita entre as mulheres
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
(Socialismo Científico)
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
A vida do cristão no Espírito Texto bíblico – Romanos
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
07: Introdução ao Credo Apostólico
filho, segundo Dom Bosco.
Escolas de interpretação
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
O ESPÍRITO SANTO VOS RECORDARÁ TUDO O QUE
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XXI IGREJA VIVA. As coisas do mundo espiritual precisam ser destemidamente proclamadas por toda terra, do alto dos telhados,
Restaurados por Cristo – Mulher hemorrágica
Chiara Lubich – Abril de 2010
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
O I L U M N S Professor: Odair.
Vaso Insigne de Devoção
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Reino de Deus se não nascer de novo
O Sol e a Lua.
o departamento de reconhecimento
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
Adoração no livro do Apocalipse
Amor e Sexualidade.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Um encontro em Samaria. O Renascer da Esperança. João 4: 4-24
Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
A Hermenêutica na Idade Média
As possibilidades e os limites da razão
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
MANANCIAL DA VIDA! Paulo Roberto Gaefke.
O Coração de um Líder.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Jesus ama a sua família Série: Eu vivo pela minha família.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
Teoria Geral dos Sistemas
OS QUE NUNCA PARTEM Silvana Duboc.
Pensamentos Roberto Carlos.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Carta do Apóstolo Paulo
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Filosofia moderna.
2. O Cristo glorificado 10 DE OUTUBRO DE 2015
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
Anthony Giddens (1938, Londres), em sua obra teórica considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Do ponto de vista metodológico, realiza uma síntese.
Análise do livro: a identidade cultural na pós-modernidade Stuart hall
“História da Filosofia Contemporânea” 2012/2 Principais Características.
MAX SCHELER INTRODUÇÃO GERAL.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Na presença do Amor Pessoas que aprenderam a viver suas história de amor...
Transcrição da apresentação:

Encontro do Movimento Mineiro de Fé e Política Razões de Nossa Esperança Delze dos Santos Laureano Belo Horizonte – março/2014

“Parou à espera de que alguém respondesse, fê-lo uma voz feminina, Se não nos organizarmos a sério, mandarão a fome e o medo...” José Saramago Ensaio sobre a Cegueira

O que se pode esperar de um tempo de profundas mudanças? “A chegada de tantos cegos pareceu pelo menos trazer uma vantagem. Pensando bem, duas, sendo a primeira de uma ordem por assim dizer psicológica, na verdade é muito diferente estar à espera, em cada momento, de que se nos apresentem novos inquilinos, a ver que o prédio finalmente se encontra cheio, que a partir de agora passou a ser possível estabelecer e manter com os vizinhos relações estáveis, duradouras, não perturbadas, como sucedia até aqui, por sucessivas interrupções de recém chegados que nos obrigavam a reconstituir continuamente os canais de comunicação.” Excertos da mesma obra Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago.

Qual é o sentido de um tempo de profundas e constantes mudanças? “A segunda vantagem, esta de ordem prática, directa e substancial, foi terem as autoridades de fora, civis e militares, compreendido que uma coisa tinha sido fornecer alimentos para duas ou três dúzias de pessoas, mais ou menos tolerantes, mais ou menos predispostas, pelo seu pequeno número, a resignar-se perante ocasionais falhas ou atrasos da comida, e outra coisa era agora a repentina e complexa responsabilidade de sustentar duzentas e quarenta seres humanos de todos os jeitos, procedências e feitios em matéria de humor e temperamento.”

O necessário retorno ao debate sobre o universalismo Ainda faz sentido falar em universalismo? A emancipação nessa disputa entre Universalismo e Culturalismo. Universal e dialética. Universal e acontecimento.

O universal nas trilhas deixadas pelo apóstolo Paulo. Por que os filósofos retornam a Paulo para compreender o universalismo: Judeu (fariseu) e romano? A auto-identidade de Paulo. Disposição extrema de fundação. Militância radical – antifilosofia. O acontecimento fundamental = revolução cultural = ressurreição de Jesus. São Paulo, Alain Badiou

A verdade apresentada por Paulo (as razões de nossa esperança) A partir de um acontecimento pode-se criar uma nova ordem universal. (fora do Império Romano) Não existem mais diferenças que separam. Todos somos filhas e filhos de Deus. A verdade não é objeto definido, sua existência ocorre pela fé. É o indizível. (não é preciso viver refém de uma racionalidade que é morte) A verdade é um processo e não iluminação. Por isso a fidelidade à declaração é crucial. (não deve haver vacilo) A verdade é uma unidade de três conceitos fundamentais: 1 - fé, que é convicção e que nomeia o sujeito no ponto da declaração; 2 - amor, que nomeia o sujeito do ponto da intensão militante; 3 – esperança, que é a certeza que nomeia o sujeito na força do deslocamento pela superposição do caráter acabado do processo da verdade.

O universal em Paulo, segundo Badiou Precisamos separar o processo da verdade da historicidade cultural na qual a opinião pública pretende dissolvê-lo. A ciência moderna encontra-se dissolvida no sistema-mundo criado concomitantemente a ela. Paulo não fica preso à visão escatológica de mundo que é tão cara à tradição judaico-cristã. (negação ao destino manifesto) A plausibilidade da verdade é a militância. A verdade como significante universal não é nem coisa, nem força, ela é o que unifica os sujeitos, indistintamente para o anúncio da boa nova. A verdade exsurge do acontecimento. O universal não pode ser reduzido a nenhuma força identitária.

O universal não pode ser reduzido a norma abstrata. Temos de considerar os limites da democracia parlamentar e do formalismo da concepção liberal; O universal ocorre em situações localizáveis que colocam a língua em impasse. O verdadeiro é indizível. É o novo. Crítica ao eurocentrismo, à racionalidade moderna.

Universalismo e Culturalismo Se o universal não pode ser reduzido a nenhuma forma identitária não há como supervalorizar para a nossa esperança em um mundo melhor uma forma de vida sobre outra. O risco da universalização pelo consumo, pelo mercado. O fenômeno da bancarização - desarticulação dos movimentos sociais. O mito da autonomia individual e segregada.

Quais são então as razões de nossa esperança? O acontecimento é uma oportunidade para novas formas de criar, de viver. O novo cria infinitas possibilidades. Não existe nenhuma verdade que possa reivindicar toda universalidade, a verdade é processo, é devir. O universal só é possível na diversidade. Somos de uma tradição cultural aberta para o novo, para a diversidade. A entrada de novos sujeitos na política, nas universidades, no debate sobre a vida nas cidades são uma excelente oportunidade para pormos em cheque todo o sistema atual: ciência, economia, política, direito.

Obrigada!