B . Prof. Edson Cebola Semi – aula 4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ondulatória PROFESSOR: DUDUNEGÃO.
Advertisements

ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor
B . RECORDANDO A AULA ANTERIOR:    PONTO OBJETO PONTO IMAGEM
Física B Título ONDULATÓRIA – Extensivo Aulas 18 e 19 Professor
Colégio Ideal Aula de Física Princípios de Óptica
ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO.
Óptica.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
Capítulo 34 Ondas Eletromagnéticas
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
Ondulatória Prof. Me. Márcio Marques.
ÓPTICA - INTRODUÇÃO Física B Título Professor
ONDULATÓRIA Profª. Marcia Maciel.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES.
Efeito Fotoelétrico.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Luz e Visão.
Conceitos básicos sobre Radiação
GSO Instrumentos Ópticos Denner Noia Luana Almeida Maria Cristina
Professor: Diones Charles
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Final do Século XIX Professor Leonardo
SATÉLITES INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS Produtos imagens
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 9º ANO
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
Final do Século XIX Professor Leonardo
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Curso Profissional de Técnico de Multimédia
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
ONDULATÓRIA.
B . ONDA: é qualquer perturbação em um meio. Quanto à NATUREZA
Questão 01: Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 Kg, com centros igualmente espaçados.
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
A NATUREZA DA LUZ Física – 7D Aula 20.
ESPECTROSCOPIA. Vamos considerar que a luz (assim como qualquer outra radiação eletromagnética) é uma onda, como é ilustrado abaixo.
. B Semi – aula 2 Prof. Edson Cebola
O nascimento da Mecânica Quântica
LUZ.
ONDULATÓRIA Professor André.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Universidade Federal de Itajubá
LUZ.
ÓTICA Natureza da luz - O que é a luz?. Teoria corpuscular da luz - Newton Nesta teoria a luz era considerada como um feixe de partículas emitidas por.
A Revolução da Física Moderna
FÍSICA Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. Atualmente, é a ciência que estuda.
LUZ.
B . FONTE LUMINOSA: é qualquer objeto visível.
Concepções de luz na física moderna. Semana 1
. Prof. Edson Cebola B ÓPTICA Do grego óptike ou do latin optice: é a parte da Física que estuda a propagação e o comportamento da luz, bem como os fenômenos.
Prof. Odair Mateus PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s. Ano-luz, É a distância que a luz percorre.
EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Ondulatória.
Princípios da Óptica Geométrica
Caracterização da Matéria
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Introdução ao estudo das
Onda: Perturbação em determinado meio. Meio: Corda, Ar, Água... Uma onda é uma sequência regular de pulsos.
CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ. CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ Teoria Corpuscular Proposta por Isaac Newton, que explicava a luz como sendo constituída por pequenas.
Onda: Perturbação em determinado meio. Meio: Corda, Ar, Água... Uma onda é uma sequência regular de pulsos.
É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a
ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
Onda: Perturbação em determinado meio. Onda / Pulso: Perturbação em determinado meio.
FÍSICA MODERNA. Carlinhos N. Marmo e Élcio M. Silveira Second Solvay Congress, 1913, Bruxelas sentados (e  d): Nernst, Rutherford, Wien, Thomson, Warburg,
Ondas Eletromagnéticas. Espectro Eletromagnético.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

B . Prof. Edson Cebola Semi – aula 4 PONTO OBJETO REAL: é o ponto de convergência dos raios de luz que INCIDEM em um sistema óptico. PONTO OBJETO IMPRÓPRIO: ocorre quando os raios incidentes são parale- los entre si. PONTO OBJETO VIRTUAL: é o ponto de convergência dos prolongamentos dos raios de luz que INCIDEM em um sistema óptico. PONTO IMAGEM IMPRÓPRIO: ocorre quando os raios emer- gentes são paralelos entre si. PONTO IMAGEM REAL: é o ponto de convergência dos raios de luz que EMERGEM de um sistema óptico. PONTO IMAGEM VIRTUAL: é o ponto de convergência dos prolongamentos dos raios de luz que EMERGEM de um sistema óptico.

História séc. XX a.C. – na Índia - luz formada por partículas (corpúsculos); séc. III a.C. – Euclides (grego) - olho humano emite raios de luz que se propagam com grande velocidade e atingem os objetos vistos; séc. XIII d.C. – uso de lentes para corrigir defeitos da visão; séc. XVI – Leonardo da Vinci - descreveu o funcionamento do olho como o de uma câmara escura; séc. XVII – Galileu Galilei - aperfeiçoou a luneta, com a qual viu as luas de Júpiter; séc. XVII – Robert Hoocke - observou células de cortiça através de um microscópio;

séc. XVII – Isaac Newton - decomposição da luz branca nas cores do espectro luminoso - luz formada por corpúsculos; séc. XVII – Christian Huygens (holandês) - luz formada por ondas; séc. XIX – James Maxwell - teoria eletromagnética da luz; séc. XX – Max Panck - teoria quântica: energia é emitida ou absorvida apenas em pequenos pacotes de energia (quantun ou fóton); séc. XX – Albert Einstein - luz constituídas por fótons. séc. XX – Louis de Broglie - dualidade partícula- onda.

LEMBRE-SE DE QUE: - Onda: é qualquer perturbação em um meio. Transmite energia sem transmitir matéria. - Pode ser:  quanto à natureza: mecânica ou eletromagnética;  quanto à propagação: unidimensional, bidimensional ou tridimensional;  quanto à vibração: transversal ou longitudinal.