Cloud Computing Cátia Ledesma Diogo Gomes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas OLAP: MicroStrategy OLAP Services
Advertisements

Encontro Computação em Nuvem
Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
IBM Blue Cloud computer
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Sistemas Distribuídos:Definições e Caracteristicas
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Sistemas Prof. Carlos Padovani.
Prefeitura de Santo André
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Cloud Computing Computação nas Nuvens Prof. Bruno Catiari.
Computação em Nuvem.
Cloud Computing.
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Cleber da Paixão Rojas Rafael Xavier
Cloud Computing Universidade Federal do Rio de Janeiro
Introdução ao Windows Azure
1. APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Arquitetura Cliente /Servidor
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Engenharia Informática e dos Computadores Projecto e Seminário 2009/2010 CLOUD COMPUTING Nuno Sousa
ACESSO A BASE DE DADOS.
SERVIDORES. Um Servidor é: Servidor é um computador que gere ficheiros, dados, impressoras, faxes e outros recursos a outros computadores. O servidor.
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Soluções de TI seguras, integradas e continuadas H igh P erformance C omputing.
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Alexandre Barbosa de Lima SF/PMSP
Orientação de Carlos Antunes
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Private Cloud na Prática VIR302
Intercloud Cauê R P Moresi.
O primeiro passo para a nuvem
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Sistemas Distribuídos
Instalação, Configuração e Administração de Servidores
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Cloud Computing Willamys Araújo.
2015 International TechNet Wiki Summit 2015 DevOps: Desenvolvimento e Operações Juntos! Alan do Nascimento Carlos.
Módulos de um sistema operativo
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente.
Windows Server Versões Sistema de Arquivos Características Domínio
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Trabalhos Realizados pela Soft Web Informática SEU EMPREENDIMENTO SEGURO E GARANTIDO.
dotProject EAP – dP EAP Jose Nome Matrícula Filipe Barbosa de Almeida
Introdução aos Sistemas Operacionais
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Conceitos Básicos.
Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Paulo Fernando da Silva Faculdades SENAC Blumenau Tecnologia em Processos Gerenciais.
Cloud Computing e os Sistemas Empresariais Móveis.
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Temos a missão de desenvolver soluções em tecnologia da informação para tornar empresas mais competitivas. Missão Clientes.
Temos a missão de desenvolver soluções em tecnologia da informação para tornar empresas mais competitivas. iBoltSys Clientes.
Gerência da Informação Na era da INFORMAÇÃO EXTREMA Cerutti – gerência aula 4.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Workshop de abertura Equipe: Professores Flavia Delicato Paulo F. Pires (coordenador) Thais Batista (coordenadora-adjunta) Pesquisadores Bruno Costa Everton.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:
Transferência de Tecnologia Equipe: Professores Flavia Delicato Paulo F. Pires (coordenador) Thais Batista (coordenadora-adjunta) Pesquisadores Bruno Costa.
Angelo Gonçalves da Luz Sérgio Luis Rodrigues.  Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia.
Segurança Lógica e Física de Redes Gestão da Segurança da Informação Criptografia Proteção de Perímetro Anderson Aparecido Alves da Silva – Aula 12_2 1.
Angelo Gonçalves da Luz Sérgio Luis Rodrigues.  Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia.
1 Análise de Serviços Microsoft Windows Server 2000/2003/2008 Emanuel Machado da Silva Faculdade de Tecnologias SENAC Curso Superior Tecnologia em Redes.
Transcrição da apresentação:

Cloud Computing 2120493 Cátia Ledesma 2110550 Diogo Gomes 2090717 Pedro Gaspar 2091113 Bruno Amado

PARTE I O que é a Cloud? O conceito de Cloud Computing refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados através da Internet O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acedidos em qualquer lugar não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenamento de dados.

Vantagens da Cloud Agilidade; Baixos custos de computação; Multi-localização; Escalabilidade e elasticidade; Desempenho; Facilidade de manutenção das aplicações; Segurança e confiança.

Hierarquia

SaaS O cliente acede ao software via Web como se tratasse de um serviço, este é gerido e armazenado centralmente e os utilizadores não têm de lidar com atualizações. Exemplos:

Tipos de serviços disponibilizados SaaS Tipos de serviços disponibilizados Conferência Email Aplicações Office CRM Calendário Armazenamento Partilha de documentos Partilha de multimédia Chat Blogs Wiki Facturação Sites Gestão de projetos Base de dados

PaaS Fornece uma plataforma e ambiente para permitir o desenvolvimento de aplicações, manutenção e colaboração. É uma forma de alugar hardware e software sem a necessidade de manutenção e gestão de infra-estruturas. Exemplos:

Tipos de serviços disponibilizados PaaS Tipos de serviços disponibilizados Desenvolvimento Web Criação de aplicações moveis Criação de aplicações media Soluções de integração Tradutor de idiomas Gestão de aplicações Criação de aplicações em várias linguagens Social Collaboration ….

IaaS O cliente tem acesso a uma estrutura de equipamentos em que se deve garantir redundância, fiabilidade, configurabilidade e escalabilidade, tem assegurado por terceiros a parte da monitorização, segurança e administração. Exemplos:

Tipos de serviços disponibilizados IaaS Tipos de serviços disponibilizados Servidores públicos Servidores privados Discos rigidos Sistemas Operativos Tecnologias de virtualização Redes Estas estruturas podem ser “on-Demand”, reservadas por um determinado período temporal e podem ser adicionados vários recursos adicionais.

PARTE II Metal-As-A-Service é um software da Canonical (Ubuntu) para gerir fornecimento de servidores à medida das necessidades. Permite ter disponíveis N servidores sempre prontos a ser utilizados como serviços em rede ou processamento de dados. Uma instalação MAAS consiste num Region Controller, um ou mais Cluster Controllers e quantos os servidores que se desejar .

Arquitetura genérica Region Controller interface web + api + servidor DNS + Meta dados Cluster Controller fornecimento de recursos MaaS (servidor TFTP + DHCP), permite ligar e desligar os nodes. Nodes SO carregado por PXE pelo Cluster Controller

Arquitetura implementada

Nodes Os nodes, como já referido, são os servidores disponíveis no cluster para implantação de serviços e passam por vários estados: - Declared (O node criado com um ID de sistema) - Commissioning (O node está ser testado) - Ready (node disponível para ser reservado) -Allocated (O node está reservado e a ser utilizado)

O JUJU é uma aplicação que é instalada num node do MAAS serve para: - coordenar a instalação de serviços nos nodes, criar as interligações necessárias para implantação de serviços nos clusters, permite orquestrar os serviços de forma a fazer reforço de recursos ou aliviar para evitar gastos desnecessário.

Serviços existentes – “charms” -MySql DRUPAL WordPress OwnCoud MediaWiki entre outros Node 1 (juju + juju-gui)

Construção de um charm - Vanilla 1- criar repositório 2- criar juju charm 3- ficheiro metadata.yaml 4- criar hooks

Conclusões Finais Um sistema para o qual o JUJU é muito apropriado na instalação é o OpenStack. ………….(add informação) Ver mais em: http://maas.ubuntu.com http://jujucharms.com/