1 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Introdução à Astronomia Laurindo Sobrinho 27 de outubro de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação de Física da Universidade de Aveiro
Advertisements

A Astronomia do Século XXI
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
A ESCALA DO UNIVERSO Por: Eder Martioli Qual é o tamanho do Universo?
O Sistema Solar.
O sistema solar.
O Universo e o Sistema Solar
POTÊNCIAS DE 10 DO MICRO AO MACROCOSMO ..
10 milhões de anos-luz (10 23 m) de distância da Via Láctea.
Aglomerados de Galáxias O Universo é bem maior do que você imagina... Por Eslley Scatena.
Observatório do CDCC - USP/SC
A ESCALA DO UNIVERSO Autor: Eder Martioli Apresentação: Daniel C. L. de Andrade.
Você conhece as estrelas ? Objetos celestes que produzem luz própria O que são estrelas ? Objetos celestes que produzem luz própria através de reações.
Por: Eder Martioli Aqui na Terra estamos sempre comparando o tamanho das coisas, por isso, as vezes dizemos que algo é pequeno ou grande, ou se algum.


Abertura do Setor de Astronomia - CDCC

POTÊNCIA DE 10 Aumente o SOM DO MICRO AO MACROCOSMO .
IAG-USP IAG-USP Dia 430 o C Noite -170 o C O planeta mais veloz T M J V M.
Estrelas e nebulosas.
1 UNIVERSO Distâncias no Universo Professor António Nunes
Realizado por: Hugo Tavares nº12 Paulo Pacheco nº19 Ruben Luz nº20
Você sabe a que velocidade está?
Distâncias no Universo
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
Distâncias Astronômicas
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Distâncias no Universo
Os astros Prof. Marcelo.
Uma Visão Geral do Universo
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Realmente fascinante a proporção como é mostrada nesta apresentação.
Esta é uma viagem que começa e termina com distâncias possíveis de serem entendidas, apenas por meio de notação científica. Começa a 10 milhões de anos-luz.
Introdução à Astronomia
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO


O Sol.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
às 20:01 (horário de Brasília) Início da Primavera Hoje, 22 de Setembro de 2001 às 20:01 (horário de Brasília) Já estamos na Primavera!
A TERRA NO UNIVERSO.
APRESENTAÇÃO ASTRONOMIA.
Distâncias no Universo – A Unidade Astronómica (UA) A Unidade Astronómica é a unidade utilizada para medir distâncias entre os astros do Sistema Solar.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Algumas Constelações Peixes.
Ciências Físico-Químicas
Chubaka Producciones Inc. apresenta :.
Sistemas de coordenadas e tempo
Constelações Laurindo Sobrinho Grupo de Astronomia
Estrelas: espetros, luminosidades, raios e massas
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Potência 10 ..
do muito grande ao muito pequeno
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
TAMANHOS NO NOSSO UNIVERSO
Professora: Marise Rabelo
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
By Búzios Slides TELESCÓPIO HUBBLE Automático.
Distâncias no Universo
2.2. Distâncias para além do Sistema Solar e ano-luz.
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Via Láctea Tamara Galindo Ferlin
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Introdução à Astronomia Laurindo Sobrinho 27 de outubro de 2012

2 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira 1 O Sistema Solar A distância da Terra ao Sol é de aproximadamente 150 milhões de km. A esta distância chamamos Unidade Astronómica (UA) A luz emitida pelo Sol demora cerca de 8 minutos a chegar à Terra.

3 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira A Terra e o Sol representados na mesma escala. Felizmente para nós a distância entre a Terra e o Sol é de aprox km Se o raio do Sol fosse 10 cm então a Terra teria um raio de 1 mm e estaria cerca de 21.5 m afastada do Sol.

4 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira A distância de Plutão ao Sol é de aproximadamente 6000 milhões de km o que equivale a 5.5 horas luz. A sonda New Horizons, lançada em 2006, está neste momento a caminho de Plutão onde passará em 2015.

5 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira As sondas Pioneer 10, Pioneer 11, Voyager 1 e Voyager 2 lançadas na década de 70 do século XX já passaram há muito a barreira das 5.5 horas luz. Em particular a sonda Voyager 1 está já a 33 horas luz do Sol. NASA

6 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira A Nuvem de Oort é uma região esférica composta pelos restos da nebulosa que deu origem ao Sistema Solar. É desta região que são originários os cometas. A distância média da Nuvem de Oort ao Sol está estimada em 0.5 anos luz.

7 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira O sistema estelar mais próximo do Sol é Alfa-Centauri a 4.4 anos luz. Siríus, a 8.6 anos luz, é a estrela mais luminosa no céu nocturno. Como determinar estas distâncias? 2 Constelações e Sistemas de coordenadas

8 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Existem cerca de estrelas num raio de 250 anos luz à volta do Sol. (apenas cerca de 6000 são visíveis a olho nu)

9 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Para identificar todas estas estrelas temos de utilizar um sistema de coordenadas adequado. Como estamos a observar da Terra temos de ter em conta os respectivos movimentos de rotação e de translação. Para além disso em diferentes locais da Terra vemos o céu sob perspectivas diferentes.

10 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Para além disso é usual considerar a esfera celeste divida em constelações (o que facilita a localização rápida dos objectos).

11 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira 3 Estrelas

12 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Estrelas em sistemas binários Estrelas variáveis e outras....

13 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Exoplanetas: Planetas orbitando em torno de outras estrelas para além do Sol

14 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Num raio de 5000 anos luz o número de estrelas ascende aos 600 milhões.

15 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Cerca de anos luz de diâmetro e 200 mil milhões ( ) de estrelas. 4 A Nossa Galáxia Estrutura geral

16 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Enxames de estrelas (fechados)

17 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Enxames de estrelas (abertos) M45: The Pleiades Star Cluster Credit & Copyright: Robert Gendler;

18 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Nebulosas

19 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira 5 Astronomia Extragalática e Cosmologia Galáxias: classificação e estrutura

20 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Num raio para anos luz, em torno da Nossa Galáxia, contam-se mais de 10 galáxias entre as quais a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães (satélites da Nossa Galáxia).

21 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Num raio de 5 milhões de anos luz existem cerca de 50 galáxias. Esta formam um enxame chamado Grupo Local. As galáxias dominantes neste grupo são a Nossa Galáxia e a Galáxia de Andromeda a 2.5 milhões de anos luz.

22 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Num raio de 100 milhões de anos luz encontramos cerca de galáxias. Estas agrupam-se em enxames que por sua vez se juntam para formar super enxames de galáxias. O Grupo Local de galáxias faz parte do Super Enxame da Virgem.

23 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Num raio de 1000 milhões de anos luz encontramos cerca de 60 milhões de galáxias agrupadas em mais de 100 super enxames. O Universo Observável estende-se por cerca de de anos luz estimando-se que o numero total de galáxias seja da ordem dos

24 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Matéria escura e Energia escura

25 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Modelo standard do Universo (c) Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira 2012