Introdução à Detecção Remota

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Radiação de Corpo Negro
Advertisements

Energia na Atmosfera e nos Oceanos
RADIAÇÃO TÉRMICA.
Ondas Electromagnéticas
Fotografias aéreas e foto-interpretação são
Sistemas de Detecção Remota
Sistemas de Detecção Remota
Sistemas de Informação Geográfica Profa. Gisa Melo Bassalo
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
Sensoriamento Remoto Prof. Francisco de Assis de Carvalho Pinto
Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
Órbita dos Satélites.
Fundamentos de Sensoriamento Remoto Profa. MSc. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Ailton Luchiari.
Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens
Sistemas sensores Sensores:
Características das Imagens de Satélite
2.3. SENSORIAMENTO REMOTO 2.3. Energia Eletromagnética
1.4. IMAGENS DE SATÉLITE RESOLUÇÃO DAS IMAGENS.
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
Detecção Remota por Microondas
Física e Química – 8º Ano Som e Luz Cláudia Narciso Hugo Pereira
- Soluções em Geoprocessamento
SENSORIAMENTO REMOTO.
Transferência de Calor
EFEITO FOTOELÉTRICO Maria Inês Castilho MPEF Setembro 2002.
Disciplina: Métodos Instrumentais de Análise Física do Ambiente
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
ONDAS MECÂNICAS As ondas mecânicas necessitam de meio material (ex: sólido , líquido ou gasoso) para se poderem fazer sentir.
CURSO DE GEOPROCESSANENTO
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
Termografia Infravermelho
Técnicas de infravermelhos
Conceitos de Astrofísica
Corpo Negro E a teoria quântica Programa do 10º ano
SATÉLITES INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS Produtos imagens
Meteorologia por Satélite
Por que não existem estrelas verdes? Andrea Greff.
Emissão e absorção de radiação
GEOPROCESSAMENTO Aula 1: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
Radiação solar Na periferia do astro Sol, a temperatura está ao redor de K Características do Corpo Negro Emite radiação com frequências de zero.
Energia: do Sol para a Terra
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
Comunicação de informação a longas distâncias
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
Visão por Computador Formação da Imagem
Processamento Digital de Imagens
Sensoriamento Remoto e Realce de Imagem
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Pré-processamento de imagens 1.Correcções geométricas 2.Correcções radiométricas.
Termômetro de infravermelho digital
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Sensoriamento visível ~ a Cor do Oceano
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
Radiação do corpo negro
Sensoriamento Remoto.
Detecção remota: fundamentos
Detecção remota: fundamentos
Sensores de microondas (imagens de radar)
Introdução à Detecção Remota. Algumas referências John R. Jensen, Remote Sensing of the Environment: An Earth Resource Perspective (Prentice Hall).
Leis de Radiação para Corpos Negros
Introdução ao Sensoriamento Remoto
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
Radiação I Radiação Leis da radiação Relações Terra-Sol
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Detecção Remota

Detecção remota designa o conjunto de técnicas para obtenção de informação sobre um objecto por um sensor que não está em contacto físico com o objecto [Jen00, LK00]. Contudo, detecção remota refere-se tipicamente a informação radiométrica que pode ser representada por um conjunto de valores de pixels de uma imagem.

Exemplos de sistemas de detecção remota: sensores digitais instalados em satélites sensores digitais ou analógicos instalados em aviões sensores portáteis usados em trabalho de campo

Vantagens da detecção remota por satélite Baixo custo das imagens, quando comparado com trabalho de campo ou fotografia aérea; Aquisição de dados em áreas mais inacessíveis ou inóspitas; Disponibilidade em formato digital: As imagens de satélite já são adquiridas em formato digital, podendo por isso ser processadas por computador.

periodicidade de aquisição de dados: Os satélites são concebidos para aquisição periódica de imagens de uma mesma área com condições semelhantes de observação. Por exemplo, o satélite Landsat-5 TM adquire imagens de uma mesma área de 16 em 16 dias. Vantagens: Resolução temporal, útil para monitorização e outras aplicações; Possibilita acesso a dados sem planeamento prévio.

de satélite (em falsa cor): resolução espacial de 30 m Exemplo de uma imagem de satélite (em falsa cor): resolução espacial de 30 m Imagem Landsat sobre o Concelho de Castanheira de Pera

Radiação electromagnética e detecção remota A “aquisição” de imagens de detecção remota consiste no registo em sensores da radiação electromagnética: proveniente do sol (ou de outras fontes de radiação) e reflectida pela superfície; emitida pelos objectos à superfície. A intensidade e a composição espectral da radiação electromagnética captada depende das características físicas e químicas dos objectos à superficie, da sua temperatura e de outros factores.

A energia de um fotão depende do comprimento de onda da radiação (λ) segundo a relação Q = h c / λ (J) em que Q é energy em joules, h é a constante de Planck (h=6.626x10-34 J s) e c a velocidade da luz (c=3x108 m s-1).

Grandezas radiométricas [FF04] A energia radiante é a quantidade total de energia transportada pela radiação electromagnética A radiância é o fluxo radiante por unidade de ângulo sólido que deixa uma fonte de radiação numa dada direcção, por unidade de área projectada nessa direcção.

Os sensores de DR registam a radiância espectral [FF04] Os sensores de DR registam a radiância espectral dos objectos da superfície, i.e., a radiância para uma certa gama de comprimentos de onda da radiação.

Efeito da temperatura Todos os objectos com temperatura superior ao zero absoluto (0 K=-273 ºC) emitem energia electromagnética. A radiação emitida total de um corpo negro é dada por Mλ = σ T4 (W m-2), em que T é a temperatura absoluta em graus Kelvin e σ é a constante de Stefan-Boltzmann. O comprimento de onda dominante dessa radiação é dada pela lei de Wien, λmax= k / T (µm), em que k é uma constante de valor 2898 µm K.

Um corpo negro é um objecto teórico que absorve e emite energia à taxa máxima possível por unidade de área em cada comprimento de onda (λ) para uma dada temperatura

Regiões do espectro electromagnético [LBL02]

Observações: A radiação visível corresponde apenas a uma reduzida porção do espectro electromagnético. No entanto, a detecção remota permite obter informação em outras zonas do espectro. A gama de comprimentos de onda captados por sensores analógicos (visível e infravermelho próximo) é mais reduzida do que a gama captada por sensores digitais.

Regiões do espectro captadas por sistemas de detecção remota Por limitações físicas e tecnológicas, a gama de comprimentos de onda captados por sistemas de detecção remota é aproximadamente 0.4 a 12 µm (visível e infravermelho), correspondentes a frequências entre 20 e 60 GHz, e 30 a 300 mm (microondas), correspondentes a frequências entre 1 e 10 GHz.

Exemplo: objectos que não podem ser distinguidos na região do visível podem ter características espectrais distintas em outras regiões do espectro.