Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Referência ? Segurança.
Advertisements

SHST para trabalhadores I
Nome da escola + logotipo Nome dos alunos, turma e ano letivo
Segurança e Higiene no Trabalho
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
Plano de ação emergêncial
Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil
Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar.
Sismos.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
INUNDAÇÕESINUNDAÇÕES Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO EM SUA CASA
SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO
ACIDENTES NO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS
Câmara Municipal de Felgueiras
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
Padrões Mínimos de Segurança
MANDAMENTOS DOS NÚCLEOS SETORIAIS
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
A Higiene e Segurança no Trabalho
Mobilidade na Internet
A Escola.
INSTRUÇÕES DE USO DO DRIVE THRU
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Um pensador russo chamado Guerdjef já falava no início do século passado em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida.
Tese de Guerdjef Tese de um pensador russo chamado Guerdjef, que no início do século passado já falava em auto-conhecimento e na importância de se saber.
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
Programa Escola Segura Polícia de Segurança Pública 1ª Divisão.
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Vinte lições de viver Guerdjef.
PRIMEIROS SOCORROS É a 1ª etapa ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita para estabilizar a sua situação antes da chegada de uma ambulância.
Projecto “Escola Segura”
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Segurança na Escola.
Nexo causal Prof. Ms. José Nabuco Filho
Plano de Atendimento e Emergência
SISMOS Saiba como actuar.
Tese de Guerdjef.
I N S T R U Ç Õ E S P A R A U M A V I D A 1. Tem em conta que os grandes amores e enganos comportam um grande risco. 2. Se perderes, não percas a lição.
Bom Karma ¡Disfruta deste texto breve mas agradável! Eis o que disse o Dalai Lama, no alvor do novo milénio. Bastam uns poucos segundos para lê-lo e para.
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA
Incêndios na Escola. Os incêndios podem ser assustadores, mas se souberes agir e mantiveres a calma tudo será muito mais fácil. Contamos Contigo!
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
20 CONSELHOS AO NOVO ROTARIANO
1 L i g u e o S o m 2 INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA.
Não estabeleça prazos audaciosos demais
O que são sismos? Os sismos são movimentos bruscos da superfície terrestre resultantes da libertação súbita de energia numa zona de rutura na litosfera.
Plano de ação emergêncial
O QUE FAZER CASO VOCÊ SE DEPARE COM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO:
Marcelo Kressin Técnico em Segurança do Trabalho
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Regras de Bem Viver! Happy Children. 1.Coma somente de tiver fome; durma somente se tiver sono e, em caso de dúvida, fique na sua e siga seu próprio nariz.
Prof. Erika Meirelles de Castro
Trabalho em Altura.
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
CHOQUES ELÉTRICOS. Não deixe que ninguém se aproxime da vítima, nem tente ajudá-la antes de a corrente elétrica ser desligada (a distância mínima a ser.
Aula 01 (pág. 113).
ACIDENTES RODOVIÁRIOS
É vítima de violência doméstica? Siga estes passos.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
Plano de Emergência Interno ESTG - Leiria
Transcrição da apresentação:

Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ESPAÇOS PÚBLICOS Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

Espaços Públicos Regras de Segurança

Espaços Públicos Regras de Segurança As grandes concentrações de pessoas podem, só por si, gerar diferentes ameaças que agravam o efeito de fenómenos como incêndios, sismos, queda de bancadas ou outros.

Espaços Públicos Regras de Segurança Não é raro que as tragédias ocorram, exclusivamente, devido à desordem e pânico causados por emergência real ou imaginada como tal. Na maioria dos casos a solução dependerá de comportamento calmo e ordeiro.

Espaços Públicos Regras de Segurança O pânico numa multidão pode ocasionar reacções inesperadas, e mesmo violentas.

Espaços Públicos Regras de Segurança Tenha especial cuidado com esta ameaça, em espectáculos mas também noutros espaços públicos, nomeadamente nos estádios de futebol e restantes recintos desportivos, concertos, manifestações, festas populares, bares, discotecas, cinemas, teatros e centros comerciais.

Promova o civismo. Evite o pânico. Siga as recomendações seguintes e divulgue-as.

O que fazer ANTES? Leve as crianças pela mão. Preste especial atenção aos idosos ou a quem apresenta alguma dificuldade, nomeadamente motora, visual ou auditiva.

O que fazer ANTES? Combine um ponto de encontro no exterior do recinto, para se reunir com quem vai acompanhado, caso se perca. Observe se o local cumpre as regras de segurança necessárias para lá permanecer. Se verificar que o local apresenta algum tipo de perigo retire-se, não vale a pena correr riscos.

O que fazer ANTES? Não assista aos espectáculos em lugares perigosos (ex.: telhados ou sentado em vedações). Observe e memorize a localização das saídas, inclusive as de emergência. Não lance para o ar garrafas ou outros objectos contundentes.

O que fazer ANTES? Para os estádios de futebol não é permitido levar objectos que possam pôr em risco a segurança dos espectadores (ex.: em vidro, pirotécnicos, incendiários, contundentes, facas ou canivetes e chapéus-de-chuva).

O que fazer DURANTE? Tranquilize quem se encontra junto a si. Abandone o local com calma e ordeiramente. Não corra; muitos acidentes graves dão-se porque as pessoas se empurram e atropelam. Não se dirija para a saída mais utilizada pela multidão sem primeiro pensar se há outras mais seguras por onde possa sair.

O que fazer DURANTE? Não bloqueie as saídas. Não fique parado junto a portas, escadas e corredores. Em caso de incêndio nunca use os elevadores. Vá pelas escadas. Avise os organismos de socorro, em situação de emergência pessoal ou colectiva.

O que fazer DURANTE? Não grite nem fomente a violência. Se presenciar discussões ou actos de violência procure afastar-se do local. Não participe e informe as autoridades. Siga as indicações das autoridades que se encontram no local para salvaguardar a sua segurança. Recorra a elas sempre que julgue necessário.

O que fazer DEPOIS? Saia do local ordeiramente se não tem um papel útil no local. Colabore no que for necessário, mas não interfira no trabalho das equipas de socorro e de segurança. Os primeiros socorros mal prestados podem ocasionar lesões ou agravar as já existentes.

O que fazer DEPOIS? Se não tiver preparação não mexa nas vítimas, a não ser que corram grave perigo se não o fizer (ex.: caso de incêndio, risco de queda ou esmagamento).

O pânico está relacionado Saiba como agir em caso de emergência. O pânico está relacionado com o desconhecido.

TELEFONES ÚTEIS PSP/GNR BOMBEIROS N.º DE EMERGÊNCIA SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL PSP/GNR BOMBEIROS

Ministério da Administração Interna Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: 21 424 7100 Fax: 21 424 7180 E-mail: snbpc@ snbpc.pt Para mais informações consulte a internet em: www.snbpc.pt PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER