A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de ação emergêncial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de ação emergêncial"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de ação emergêncial
ABANDONO DE ÁREA

2 Plano de Emergência - Abandono de área
Procedimentos de Segurança que contemplam abandono de área: Vazamento de produtos; Queima de materiais em equipamentos Plano de emergência - Incêndio.

3 Plano de Emergência - Abandono de área Responsabilidade e autoridade:
Gerencia da planta; Técnicos em Segurança. Outros; Colaboradores Atender os procedimentos Praticar os exercícios simulados.

4 Plano de Emergência - Abandono de área Rotina de abandono de área:
Procedimento estabelecido e implementado para abandono da área fabril, mediante sinal sonoro, com deslocamento através das rotas de fuga e acesso aos pontos de encontro estabelecidos. Esta rotina exige exercícios simulados registrados.

5 Plano de Emergência - Abandono de área
Aviso Sonoro: Sinal de alerta sonoro que indica aos colaboradores o momento de abandono da área. Será acionado pelo técnico em segurança ou responsável da equipe de emergência ou apoio.

6 Plano de Emergência - Abandono de área
Rotas de fuga: Rota estabelecida para que sirva de orientação aos colaboradores no momento de abandono do ambiente de trabalho na ocorrência de alarme sonoro; Deverão ser sinalizadas com placas indicativas de material com visibilidade no escuro; Se a energia for desligada as lâmpadas de emergência devem iluminar os corredores e saídas.

7 Plano de Emergência - Abandono de área
Ponto de encontro: Local seguro e ventilado, designado para a reunião dos colaboradores, após abandono da área fabril. Devem ser escolhidos lugares de fácil acesso e longe dos pontos perigosos da empresa.

8 Plano de Emergência - Abandono de área Conferência dos colaboradores:
Prática utilizada para realizar a verificação se todos os colaboradores realmente deixaram seus postos de trabalho; Cada monitor deverá verificar se a sua equipe esta presente; Cada colaborador deverá sempre se posicionar no mesmo local, desta forma facilita ser percebido a sua ausência.

9 Plano de Emergência - Abandono de área
Exercício simulado: Realização da prática de abandono de área que não seja por razão emergencial; Tem objetivo de promover a prática do abandono de área pelos colaboradores em geral; Sempre será comunicado com antecedência; Servirá para avaliar o grau de comprometimento de cada colaborador.

10 Plano de Emergência - Abandono de área
Equipe de Salvamento: Equipe constituída por colaboradores treinados na prestação de socorro e orientação às vítimas que possam ser envolvidas por emergências diversas no local de trabalho. A equipe devidamente treinada utilizará recursos de segurança disponibilizados pela empresa.

11 Plano de Emergência - Abandono de área
Procedimentos para abandono de área: Pare o que estiver executando; Se possível desligue a máquina ou aparelho que estiver usando; Feche o gás ou qualquer chama aberta; Ao sair, feche as porta se janelas (não as tranque); Desobstrua passagens caso necessário; Dirija-se à saída indicada mantendo-se em fila e aguardando distância segura do colaborador da frente; Movimente-se de modo rápido e ordeiro, NÃO CORRA; Mantenha-se em grupo após a saída para facilitar a conferência; Na presença de fumaça, movimentar-se abaixado; Se a emergência for incêndio e estiver usando roupa de nylon, tire-a do corpo e carregue na mão; Seguir as instruções dos membros da CIPA e da brigada de incêndio; Dirija-se ao ponto de encontro onde haverá esclarecimentos do fato.

12 Plano de Emergência - Abandono de área
Procedimentos para abandono de área - Outras instruções: Não corra sem saber para onde; Não atrase a fim de não atrapalhar a fila; Não use sapatos de salto alto; Não grite e nem faça barulho desnecessário; Não ria e nem fume; Não cause qualquer confusão ou brincadeiras; Não fique nos sanitários, vestiários ou qualquer outro compartimento; Não volte para apanhar roupas ou outros objetos esquecidos; Não use elevadores ou saídas designadas para outros fins; Não demore em atender as instruções.

13 Plano de Emergência - Abandono de área
Procedimentos para abandono de área - membros da CIPA e Brigada de Emergência: Posicione-se nas saídas; Controlar os colaboradores evitando pânico; Orientar os colaboradores para as saídas, em ordem; Prestar os primeiros socorros, caso haja necessidade; Realizar buscas nos pisos e locais fechados; Cronometrar o tempo da evacuação. Obs: Se numa saída houver fila demorada, oriente os colaboradores para sair por uma mais próxima.

14 Plano de Emergência - Abandono de área
Comentários finais: Aos níveis de chefia, solicitamos orientação previamente para cada empregado do seu setor sobre estes procedimentos; Aos empregados em geral, solicitamos a colaboração e o fiel comprometimento dos itens mencionados, lembrando a todos que o objetivo deste evento é de treiná-los e prepará-los para uma possível situação real de emergência, a fim de preservar a integridade física pessoal e o patrimônio da empresa. LEMBRE-SE O SINISTRO OCORRE ONDE A PREVENÇÃO FALHA.


Carregar ppt "Plano de ação emergêncial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google