Desde muito cedo, os biólogos constataram que:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Origem da Vida.
Advertisements

INTRODUÇÃO À BIOLOGIA BIOLOGIA – bios = vida; logos = estudo.
Como pode efectuar-se a extracção do DNA de uma célula?
VÍRUS.
Introdução à Biologia Molecular
Introdução à Biologia Molecular Dogma Central da Biologia Molecular
Dogma Central da Biologia Molecular
Característica dos Seres Vivos
Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte.
Colégio Cruz e Sousa - Biologia - Profª Vanessa 2º ano, ensino médio
Identificação do DNA.
Unicelularidade e Multicelularidade
Transmissão das características genéticas
Transmissão das características genéticas
Argumentos do evolucionismo:
Noções básicas de hereditariedade
VÍRUS Prof.: Gilmar Marques.
Metabolismo de Construção.
Origem “BIG –BANG”- nas fases primordiais os únicos resultantes gases eram o hidrogénio, o hélio e o lítio; As condições de pressão e de temperatura da.
CITOLOGIA: Ciência que estuda as células.
INTRODUÇÃO A CITOLOGIA
Estrutura, Morfologia e Replicação Viral
Introdução à Genética Séc. XVII  observação dos espermatozóides.
Biologia e Geologia - 10ºAno
Vírus, um grupo a parte. Vírus Cap. 2 1º ano Professora: Alexsandra.
OS VÍRUS Profª Emanuelle Grace.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Engenharia Genética.
Características dos Seres Vivos (aula 02)
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual.
A genética e os genes.
Vocabulário Genético Primeira Fase.
Hereditariedade O que é o ADN? Como é constituído?
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Características dos Seres Vivos
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
VÍRUS Os mais simples microrganismos ou as mais complexas entidades moleculares ?? Prof. Ivan Guimarães
CROMOSSOMOS “Estruturas filamentosas, quimicamente formadas por moléculas de DNA e proteínas”. Cromatina: eucromatina  heterocromatina Estruturas visíveis.
Disciplina: Histologia I
VÍRUS Profª Adriana Braz Moreira Vírus, um grupo a parte.
Aulas Especiais Biologia A.
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO BECKER
Os primeiros seres vivos:
Célula Procariota Bruna Neves da Silveira Camila Pontes Ferreira
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
Biologia 2 Cap Vírus Prof.: Samuel Bitu.
Argumentos do Evolucionismo
Teorias Modernas sobre a Origem da Vida
CIÊNCIAS Amanda 7º ano 1) Célula e reprodução 2) Classificação
Visão Geral das Células e da Pesquisa Celular
Profº Alexsandra Ribeiro
Noções básicas de hereditariedade
REVISÃO 1º ENSINO MÉDIO.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Ácidos nucléicos Prof. Dr. Luis Fernando Marins
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Características gerais dos seres vivos
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
Vacinação e Imunização
Aula 1 Os seres vivos.
Os Vírus.
IMUNIDADE ADQUIRIDA DEFESA ESPECÍFICA 1.
Vírus , Bactérias , Fungos, … Sistema Imunitário
ÁCIDOS NUCLEICOS 1. Um ser humano adulto é formado por 100 biliões de células. do ovo ou zigoto. Todas essas células resultaram do ovo ou zigoto. O ovo.
Transcrição da apresentação:

Desde muito cedo, os biólogos constataram que: todos os organismos vivos dão origem a descendentes “iguais” a si, ou seja, gatos originam gatos e não canários, ao longo das suas gerações. embora haja uma enorme diversidade de seres vivos, existem numerosas características comuns, designadamente a sua constituição química, a sua estrutura, o seu metabolismo, etc.       

Assim, pode-se considerar que em cada indivíduo existe um programa biológico que é transmitido de pais para filhos e que condiciona a forma e o funcionamento dos organismos.

PROBLEMA: Onde se localiza o programa biológico? Como funciona ? 

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? HIPÓTESE: Schleiden (1838) propôs que o metabolismo celular estaria relacionado com o núcleo.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Experiência de Hammerling   Hammerling utilizou nas suas experiências uma alga clorófita do género Acetabularia, unicelular mas de grandes dimensões (cerce de 2 cm), constituída por uma base, onde se encontra o núcleo e donde saem rizóides, um caulículo e um “chapéu”, cuja forma varia com a espécie. Nesta experiência foram utilizadas duas espécies: Acetabularia mediterranea com “chapéu” de bordo liso e Acetabularia crenulada com “chapéu” de bordo rendilhado.          

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Acetabularia crenulata

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Situação A – foi separado o “chapéu” da base em exemplares de ambas as espécies e os dois pedaços foram colocados em meio nutritivo.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Resultados: Ambos os “chapéus” morreram e ambas as bases regeneraram “chapéus”.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Conclusão – o núcleo é o responsável pela manutenção da vida, regeneração e crescimento da célula.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Situação B – Foi enxertado o caulículo de A. mediterranea sobre uma base de A. crenulada e colocada sobre meio nutritivo Resultados: Ambos os “chapéus” morreram e ambas as bases regeneraram “chapéus”.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Fonte:http://www.accessexcellence.org/RC/VL/GG/hammerling_s.html

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Resultados: Ambos os “chapéus” morreram e ambas as bases regeneraram “chapéus”.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Conclusão – o núcleo comanda qualquer citoplasma a regenerar a parte da célula que falta segundo as suas ordens.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Situação C – procedeu-se a um transplante cruzado de núcleos para as bases citoplasmáticas da alga.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Resultados: Verificou-se que se regeneravam “chapéus” iguais ao tipo de núcleo e não iguais ao tipo de citoplasma da base.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Conclusão – Concluiu-se que o núcleo comanda a forma do corpo do indivíduo.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Experiências semelhantes foram realizadas com amibas e anfíbios, sendo os resultados igualmente conclusivos. GENERALIZAÇÃO O núcleo coordena o metabolismo, crescimento e a regeneração das células . 

Em 1869 Miescher extraiu de vários núcleos uma substância química de elevada massa molecular (composta por macromoléculas, portanto) contendo azoto e fósforo. Chamou a esta substância nucleína. Outros cientistas notaram a natureza ácida deste composto, alterando-lhe o nome para ácido nucleico, que se mantém até hoje.

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH Em 1928 Griffith estudava bactérias responsáveis pela pneumonia (Diplococus pneumoniae), de forma arredondada e unidas duas a duas. Existem dois tipos dessas bactérias: Forma S – células de aspecto liso, patogénicas; Forma R – células bacterianas sem cápsula, o que lhes confere um aspecto rugoso, não patogénicas pois são fagocitadas pelos glóbulos brancos.  

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH Situação A – bactérias da forma S foram injectadas em ratos

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH Resultados: Os ratos morrem de pneumonia;

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH Situação B – bactérias da forma R são injectadas em ratos.

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH Resultados: Os ratos sobrevivem saudáveis pois o seu sistema imunitário destrói as bactérias

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH Situação C – bactérias da forma S mortas pelo calor são injectadas em ratos

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH Resultados: Os ratos sobrevivem saudáveis pois não existe agente infeccioso

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH Situação D – uma mistura de bactérias da forma S mortas pelo calor e bactérias da forma R vivas é injectada em ratos.

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH Resultados: Os ratos morrem!?! Como explica estes resultados? (Novo Problema)

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH HIPÓTESE Admitiu-se que nos pneumococos tipo S mortos pelo calor existia uma substância química – princípio transformante – que transformava pneumococos tipo R (não patogénicos) em pneumococos tipo S (patogénicos)

COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH

EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE GRIFFITH CONCLUSÃO Ao analisar o sangue dos ratos mortos nesta experiência, Griffith encontrou bactérias vivas do tipo S e R. A única explicação possível para esta situação seria que algo das bactérias S mortas tinha passado para as bactérias R vivas, transformando-as de forma a que conseguissem formar cápsula, tornando-se patogénicas. A natureza desse princípio transformante manter-se-ia desconhecida até que novas experiências foram realizadas . 

COMO FUNCIONA O NÚCLEO? EXPERIÊNCIAS DE AVERY Em 1944, Avery cultivou bactérias lisas, matou-as pelo calor e triturou-as. Separaram-se os seus constituintes químicos (glícidos, proteínas, lípidos e ácidos nucleicos). Adicionando cada um destes constituintes, separadamente, a bactérias rugosas não patogénicas e, seguidamente, injectando-as em ratos, observou que apenas os ácidos nucleicos transformavam as bactérias rugosas em lisas patogénicas.

COMO FUNCIONA O NÚCLEO?  EXPERIÊNCIAS DE AVERY

COMO FUNCIONA O NÚCLEO? EXPERIÊNCIAS DE AVERY CONCLUSÃO Estas observações permitiram concluir que apenas os ácidos nucleicos eram responsáveis pela transmissão da informação genética

COMO FUNCIONA O NÚCLEO? EXPERIÊNCIAS DE AVERY À luz dos conhecimentos actuais podemos interpretar os resultados desta experiência da seguinte forma: Fragmentos de DNA provenientes de bactérias do tipo S, mortas pelo calor, penetram nas bactérias do tipo R (sem cápsula) e integram –se no DNA já existente; Os pneumococos receptores adquirem a capacidade de fabricar e sintetizar uma cápsula que os torna patogénicos.

ONDE SE LOCALIZA O PROGRAMA BIOLÓGICO? Mesmo após ser descoberto no século XIX, muitos cientistas duvidaram que o DNA fosse responsável pela transmissão das características hereditárias. Várias experiências foram realizadas para terminar com esta polémica. Contudo, foi só após as experiências de Hershey e Chase que se aceitou ser o DNA o suporte físico da informação genética. Em 1952, Alfred Hershey e Martha Chase utilizaram vírus que infectam bactérias, por isso chamados bacteriófagos, para realizar experiências que contribuíram para confirmar definitivamente que a molécula de DNA é o suporte físico da informação genética.

EXPERIÊNCIA DE HERSEY E CHASE Em 1952 estes cientistas realizaram experiências com o bacteriófago T2, um vírus que ataca bactérias. O vírus é uma estrutura muito simples, composto apenas por proteínas e ácido nucleico. O bacteriófago agarra-se á membrana bacteriana através de fibras proteicas da sua cauda e injecta para o citoplasma o ácido nucleico que se localiza na sua cabeça. Esse ácido nucleico vai comandar, a partir do citoplasma bacteriano, a produção de mais vírus. A parte proteica do vírus nunca penetra na célula. Tendo isto em conta, e sabendo que as proteínas apresentam na sua composição enxofre (presente no aminoácido cisteína) e que os ácidos nucleicos apresentam na sua composição fósforo, realizaram a seguinte experiência

EXPERIÊNCIA DE HERSEY E CHASE   Note-se que uma vez no interior da bactéria, o DNA do vírus multiplica-se e, por outro lado, a bactéria passa a produzir proteínas virais, que vão constituir a cápsula dos novos vírus, ou seja, a bactéria passa a “obedecer a ordens” do vírus

EXPERIÊNCIA DE HERHSEY E CHASE PROBLEMATIZAÇÃO: Porque razão estes investigadores marcaram radioactivamente as proteínas e o DNA dos vírus? Como explica que novos vírus não apresentem proteínas marcadas radioactivamente nas suas cápsulas? Comente a afirmação: “ Os trabalhos de Hershey e Chase reforçam a hipótese de que o DNA é o material genético, e não as proteínas.”

EXPERIÊNCIA DE HERHSEY E CHASE CONCLUSÃO Os ácidos nucleicos são os responsáveis pela informação que conduz á formação de novos vírus . 

Referencias Bibliográficas www.simbiotica.org; 2001-07 Todo o conteúdo da rede simbiotica.org é protegido por uma Licença Creative Commons Imagens adoptadas de http://www.esec-odivelas.rcts.pt/BioGeo/ficha_trab2.htm