Protocolo de Kyoto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Acadêmica.
POLUIÇÃO, AQUECIMENTO BLOBAL, E EFEITO ESTUFA
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
Protecção e Convenção da Natureza
Consequências para o Planeta
Protocolo de Quioto.
Dentro de um século, os habitantes das zonas costeiras terão de enfrentar inundações regulares associadas a tempestades. Estes habitantes terão de reconstruir.
“A maior parte das pessoas instruídas aceita o aquecimento global como real e perigoso. Realmente, a propaganda em torno do aquecimento global leva muita.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Compromisso assumido pela maioria dos países industrializados de reduzirem em 5%, em média,
Protocolo de quioto.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados.
Recuo glaciares Aula n.º8 (45 minutos).
Alterações Climáticas
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
AQUECIMENTO GLOBAL Eliminação de 60% das emissões humanas de gases estufa até 2050 evitaria aquecimento "perigoso" apenas neste século.
Camada de ar que envolve a Terra
POLUIÇÃO DO AR.
ANÁLISE DO AMBIENTE FÍSICO
O Efeito de estufa.
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
Aquecimento global e o Efeito estufa
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
Catástrofes naturais.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
Aquecimento Global.
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Alterações Climáticas
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Eco-92.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Ambiente Alterações Climatéricas
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Formalização de um novo acordo internacional EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
Turma Colégio Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
Turma Colégio Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" (Rudolf Dreikurs).
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Aquecimento Global.
Alerta! As alterações climáticas estão a acontecer! Despertam-nos para uma realidade gravíssima! Realidade distante que afecta todo o planeta.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 18.
Aumento do efeito estufa
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
O Protocolo de Quioto é um acordo, entre os vários estados, sobre a defesa das Nações Unidas, que visa diminuir substancialmente as concentrações dos.
Aquecimento global Noé Sousa Terminar Casal da Misarela
Natureza e Tecnologia.
O Efeito Estufa.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
SOS Oceanos – aquecimento global Se continuarmos a poluir como agora, estas belezas Naturais vão-se extinguir!
Transcrição da apresentação:

Protocolo de Kyoto

O que é o Protocolo de Kyoto? È um dos compromissos mais importante, sobre meio ambiente, acordados no mundo. Protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global. Este pacto foi criado na cidade japonesa de Kyoto em 1997.

Em que consiste e qual o objectivo? Aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999. Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois de a Rússia assinar o protocolo em Novembro de 2004. Este protocolo propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990.

Assim, os países signatários terão que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases até 2012.

O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas acções básicas: Reformar os setores de energia e transportes; Promover o uso de fontes energéticas renováveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção; Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos; Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.

Sucesso Estima-se que a temperatura global se situe entre 0,02ºC e 0,28ºC até 2050. Dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

Estados Unidos e Kyoto Negaram-se a ratificar o Protocolo de Kyoto, de acordo com a alegação do presidente George W. Bush de que os compromissos acarretados pelo mesmo interfeririam negativamente na economia norte-americana.

Portugal e kyoto Até 2012, Portugal vai aumentar em 42,2% as suas emissões de gases com efeitos de estufa, passando desta maneira a ser o Estado-membro da União Europeia (UE) que mais polui, revelou um estudo da Comissão Europeia. Portugal vai ter de pagar uma multa pesada por cada ano que passe, pois o aumento dos gases com efeitos de estufa em Portugal está 15,2% acima do objectivo assumido no protocolo.

Desertificação

O que é a desertificação? Fenómeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto. “degradação do solo, da paisagem e do sistema bio-produtivo terrestre, em áreas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, resultante de vários factores, incluíndo as variações climáticas e as actividades humanas…” Definição das Nações Unidas (1994)

Desertificação Despovoamento

Formação

Origem No caso de desertos arenosos, a partir do empobrecimento do solo e consequente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso. No caso dos desertos polares, a causa evidente é a temperatura extremamente baixa daquelas regiões. Afecta cerca de 1/6 da população mundial e aproximadamente 30% dos continentes.

Causas São vários os factores que contribuem para a desertificação. Uns são causas naturais (chuvas intensas e ocorrência de secas), outros estão directamente ligados às actividades humanas (agricultura, indústria, etc)

É um problema? Sim. Se nada for feito nos próximos 20 anos, cerca de 66 por cento do território pode ficar deserto e seco.

Carta de susceptibilidade à desertificação

Importância da reflorestação A plantação de árvores aumenta a biomassa e pode contribuir para atenuar o aquecimento global, ao absorver o dióxido de carbono, que é o principal responsável pelo fenómeno do aquecimento global. É possível proceder a um aumento das áreas arborizadas sem afectar negativamente a economia, o que motiva algum optimismo para o futuro das florestas do Planeta.

Degelo

O que é o degelo? Fusão da neve e gelo na superfície terrestre, em consequência da elevação da temperatura acima de 0ºC

O problema do degelo O aquecimento global nos pólos está a afectar 4 milhões de pessoas. Está a ocorrer em várias partes do mundo. A região em torno do oceano Ártico é a mais afectada. A camada de gelo do oceano tornou-se 40% mais fina e a sua área diminuiu cerca de 14%.

De acordo com a NASA o gelo no Ártico vem diminuindo 10% a cada década desde 1980. A Sibéria e o Alasca já “aqueceram” de 2 a 3ºC desde 1950. O mar gelado no Pólo Norte pode simplesmente desaparecer no final do século e, para já, os cientistas sabem que a massa de gelo já regrediu entre 15 a 20 por cento nos últimos 30 anos.

Gigantesco glaciar de 85 km Em Março de 2002, investigadores do National Ice Center dos Estados Unidos revelaram a existência de um gigantesco glaciar com 85 quilómetros. Identificado como B-22, as fotografias de satélite mostraram que o referido glaciar estava agora à deriva no mar de Amundsen e a este do mar de Ross. B-22

Constrói perigo? Pode ameaçar pessoas e espécies animais como os ursos polares. O aquecimento do Ártico está a afectar milhões de pessoas e, em 2100, poderá causar a extinção dos ursos polares, entre outras espécies.

Fontes http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=68098&cidade=1 (28 de Novembro de 2006) http://www.ciberamerica.org/Ciberamerica/Portugues/Areas/medioambiente/gestion/protocolokioto.htm (28 de Novembro de 2006) http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Quioto (28 de Novembro de 2006)

http://www. asbeiras. pt/ http://www.asbeiras.pt/?area=geral&numero=35716&ed=20112006 (28 de Novembro de 2006) http://www.kcl.ac.uk/projects/desertlinks/downloads/deliverables/Deliverable%201.2b_pt.pdf (28 de Novembro de 2006) http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/650 (28 de Novembro de 2006) http://pt.wikipedia.org/wiki/Degelo (28 de Novembro de 2006) http://panda.igeo.pt/pancd/2006/desert.html (28 de Novembro de 2006)