Missão Desenvolver projetos socioambientais, envolvendo pessoas e empresas que tenham por finalidade a restauração florestal. Visão Ser centro de referência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Advertisements

CLIMATOLOGIA NO BRASIL
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SILVICULTURAL
Agricultura e Meio Ambiente
“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Prof. Sebastião Renato Valverde DEF/UFV
Professor José Pires de Araújo Júnior
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
BNDESBNDES Financiamento para Projetos de Reflorestamento Linhas de Crédito do BNDES Belo Horizonte – 5 de setembro de 2005 UFV-DEF-SIF.
CURSO DE PRODUÇÃO DE MUDAS APOIO NO GERENCIAMENTO DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL DO VALE DO PARNAÍBA PDFLOR-PI.
Os ambientes continentais
Interpretação da análise de solo
Clickarvore UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Calagem, Adubação e Nutrição da Cultura da Goiabeira William Natale Professor Adjunto Departamento de Solos e Adubos UNIVERSIDADE.
Floresta Tropical "Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos.
Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007
Desrama das árvores de florestas cultivadas
Manejo ecológico do solo - ii
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
O uso sustentável das florestas: o caso Klabin
PROFESSORES PESQUISADORES VALDIR ROQUE DALLABRIDA JANETE STOFFEL
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
A importância da Mata Ciliar
Floresta Amazônica Araucária Mangue Mata Atlântica Cerrado Caatinga Mata dos Cocais.
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
Introdução: O projeto IAB, que concebeu a rede IABr, tem as características necessárias para um empreendimento ser bem sucedido: clientes em crescimento.
Mandioca.
CABREÚVA Família: FABACEA
Limite da Capacidade Fotossintética
4º Ano Professora Alessandra Stock
Cultivo de Feijão Vagem biodinâmico
Biomas brasileiros.
MINHO FÉRTIL FERTILIZANTE ORGÂNICO COMPOSTO Marcelo Assad Felipe EPP
Produtor Pedro Natal Saraceni Hortolândia SP
CASCUDINHO Família: BORAGINACEAE
Compostagem Agricultura familiar.
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
G12 – A cobertura vegetal brasileira
Centro de Pesquisa do Paricá
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
CONHEÇA O PROJETO E AS RAZÕES DO PRESENTE CONVITE
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Potencial de investimento na cadeia da Silvicultura
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Eng. Florestal Fernando Henrique Schwanke
Cultivo de morango Biodinâmico
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
CURSO DE PLANTIO FLORESTAL
Cultivo de cenoura Biodinâmica
Oficina de Compostagem
EFEITO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DA INDÚSTRIA DE CELULOSE E FÓSFORO NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO, NA PRODUTIVIDADE E NUTRIÇÃO DO Eucalyptus dunnii Celina.
Floresta Tropical "Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Silvicultura Geral Conceito de silvicultura
Madeira. Anna karolyna nº3.
REVISÃO PARA 3ª PROVA Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa.
Arquitetura vernacular
Case II - Fazenda Triqueda: Integração Pecuária-Floresta
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
Características importantes para uma boa integração das árvores com o meio ambiente urbano.
Pegada Ecológica.
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
ANGICO Família: Fabaceae Sub-família: Mimosoidae Nome popular:
Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Cultura da Abóbora Universidade Federal do Acre
CERTIFICAÇÃO FLORESTAL: ENTENDENDO O CONCEITO. O QUE É CERTIFICAÇÃO FLORESTAL ?  Processo voluntário  Baseado em auditoria de terceira parte  Objetivo:
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
Transcrição da apresentação:

Missão Desenvolver projetos socioambientais, envolvendo pessoas e empresas que tenham por finalidade a restauração florestal. Visão Ser centro de referência nacional e internacional em ações ambientais para o desenvolvimento sustentável, preservação dos recursos naturais e restauração paisagístico. Valores Cidadania, respeito ao meio ambiente, idealismo, ética e transparência, responsabilidade social, rigor científico, eficiência e eficácia, espírito de equipe. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF Uma associação sem fins econômicos que tem como foco de trabalho a restauração e proteção de florestas nativas.

País de origem: Brasil Primeira madeira de lei brasileira Madeira nobre Conhecido também por: Olandi e Jacareúba Floração: Setembro à Novembro Amadurecimento dos frutos: Abril à Julho Altura: m Diâmetro do tronco: cm Resistente e adaptável a qualquer tipo de solo

Por ser uma árvore nobre e presente em quase todos os biomas brasileiros, apresenta características importantes para a confecção de: Canoas Mastros de navios Vigas para a construção civil Assoalhos Obras internas Marcenaria e carpintaria. Tantas utilidades que fizeram dessa madeira o centro da atenção de muitos investidores

O Código Florestal permite a prática do plantio e corte, sendo economicamente legal. Destacando-se também no reflorestamento de áreas úmidas, como beiras de rios. Usado na fabricação de cosméticos, na produção farmacêutica e estão realizando estudos na fabricação de biodiesel. O cultivo para fins comerciais é demorado, pois o período de corte é de 18 anos, sendo caracterizado como um investimento de longo prazo.

Período de corte: 18 anos Investimento: R$ 990,00/hectare Retorno financeiro: 600mil/hectare Cotação do corte (2011): R$ 2.000,00 m³ 1 hectare: mudas 1º corte: 6º ano com 500 mudas – lenha 2º corte: mais 500 mudas- madeira fina 3º corte: 400m³ de madeira nobre

Características: Resistente, fácil adaptação e não apodrece na água. Coloração: róseo-acastanhado Utilidades: Móveis finos, construção civil e naval O Guanandi, por ser uma madeira nobre, usada em madeireiras de alto padrão e por ser encontrada e cultivada em qualquer região brasileira, pode se transformar em um futuro item de commodity brasileira.

P referencial que seja realizada a coleta quando ainda estão na árvore, podendo ser semeada diretamente, não havendo a necessidade de beneficiamento do fruto. Dormência: Tegumentar – causado pelo endocarpo rígido. Coleta: 4º ano Transporte: Sacos de ráfia Umidade: Acima de 25% Temperatura: Acima de 15º graus Duração de armazenamento: 8 meses

Um investimento que qualquer um pode realizar, pois é uma arvore adaptativa, sem grandes preocupações com doenças, fazendo com que o cultivo e a manutenção sejam os únicos gastos. Todos os viveiros associados ao Instituto Brasileiro de Florestas passam por um rígido controle de qualidade técnica e fitossanitária Tubetes 110 à 290 ml (estrias laterais favorecendo o direcionamento das raízes para baixo) As mudas e sementes podem ser compradas no site do Click Mudas, com a devida gestão de qualidade exigida pelo IBF, com... rapidez, praticidade e segurança.

Espaçamento: 3x2 metros Mudas: 1.500/hectare Controle de pragas: Um vez ao ano fungicida simples e controle de mato Consórcio: 4º ano fazer o cultivo de duas espécies na mesma área (gramínea e leguminosa), para aumento do aporte de nitrogênio no solo por meio da fixação biológica, gerando a maior produtividade Desrama: Realizar anualmente, para não atrapalhar o crescimento vertical da árvore.

1.Fazer uma cova de 40 x 40 x 40 2.Junto à terra retirada da cova, misturar uma pequena parcela com esterco de curral 3.Jogar por cima 200 g de adubo base (Nitrogênio, Fosfato e Potássio) 4.Misturam-se todos os itens 5.Cobre a cova com a terra já fertilizada 6.Abre uma entrada para a muda (retirada do tubete) 7.Em caso do plantio no período de chuvas não é necessário aguar 8.No período seco, deve-se molhar a planta a cada sete dias durante dois meses garantindo o pegamento da planta

Teca Desenvolve em regiões mais quentes, principalmente em Mato Grosso, não sendo possível o plantio em outras regiões devido questões climáticas. Mogno É atacado no mundo inteiro pela praga Broca das Meliáceas (Hypsipyla grandela Zeller), causando deficiência no crescimento e pouco investimento na madeira. Eucalipto e Pinus São madeiras excelentes para celulose e papel, mas inferior ao Guanandi para movelaria fina, que foi considerada a primeira madeira de lei do Brasil.

Apesar de ser uma árvore nativa, nobre e de lei, o Guanandi é raro, sem a possibilidade de suprimento da demanda, que aumentará os preços no futuro. Atualmente, houve o aumento na procura do Guanandi, pois para os investidores futuramente esse será um tesouro verde, com preços elevados e de grande retorno financeiro, transformando em uma forma de renda simples e de fácil adesão de lucro. Entre com contato conosco para realizar seu orçamento: Instituto Brasileiro de Florestas – (43)