Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Advertisements

Tecnologia de Comando Numérico
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
Cuidado com a escolha das cores 8051 Sensores C.Vídeo Motores RS-232 TCP/IP Mãe Remoto.
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Projecto Humanóide Universidade de Aveiro
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
ATLAS Dep. de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro ATLAS Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003 Realizado por: José Luís Silva José Miguel.
Desenvolvimento de Algoritmos de Controlo para Locomoção de um Robot Humanóide UNIVERSIDADE DE AVEIRO Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática.
Disciplina de Projecto 2003/2004 ROBOTABLE Estudos Funcionais de uma Plataforma para um Sistema Robótico Humanóide Autores: Luís Rêgo Renato Barbosa Orientadores:
Um Robot com Visão Orientado para Provas de Condução Autónoma
Robot Autónomo para Competição no Robótica 2004
Departamento de Engenharia Mecânica Orientador: Prof. Dr. Vítor Santos
Robot Autónomo para Competição no Robótica 2004
Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro
Sistema de transmissão de tratores agrícolas
CAPÍTULO 5 1. Ferramentas para modelagem de sistemas mecatrônicos
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
AULA 04 TORNO MECÂNICO PROF: Elias Junior
Balanceamento de Linhas
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Motores de Combustão Interna
Desenvolvimento de uma garra robótica para operações de bin-picking
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Faculdade de Arquitectura Universidade Técnica de Lisboa - Laboratório de Prototipagem Rápida Acção de Formação – Fresadora.
Aula 10 Máquinas-Ferramentas Plainas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
PM564 - PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAL
Introdução Basicamente, o torneamento gera formas cilíndricas com uma ferramenta de corte usinando com uma única aresta, e, na maioria dos casos, a ferramenta.
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria
Usinagem - Tornearia Antônio Francisco Vieira Júnior.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Física I (FIS130) Prof. José Garcia Vivas Miranda
Equilíbrio de um corpo extenso
Professor Lutiano Freitas Colégio Visão
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Nélio Manuel Lopes Duarte Colégio João de Barros Meirinhas – Pombal – Leiria 10º Ano (Práticas Oficinais) Born in Renew 3+1.
ANDAIMES PLATAFORMAS DE TRABALHO
Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tecnoteam Cátia Nunes; Daniela Rodrigues e Diogo Cachitas (3º ciclo) Prof. Educação Tecnológica.
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Alfa Solar Alunos: João Luís Gonçalves da Silva; Filipe Casal Lourenço; Paulo Jorge Oliveira;
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
Seleção do Processo de Usinagem
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Aula 8 Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
SISTEMAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTES
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Bin-picking de objectos toroidais Luís Rodrigues Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório de Automação e Robótica Orientador:
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
Desenho Técnico Moderno
CONCURSO LEVE SEU ROBO PARA A CAMPUS PARTY Coordenador da Equipe: Francisco Roberto N. Lima Fone: (81)
Layanne Lobo.  O posto de trabalho deve se dimensionado de forma que a maioria de seus usuários tenha uma postura confortável.
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
CENTRIFUGAÇÃO.
F: Torque, momento angular e rolamento
Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva
Transcrição da apresentação:

Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003 ATLAS Dep. de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro ATLAS Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003 Realizado por: José Luís Silva José Miguel Gomes Orientado por: Prof. Dr. Vitor Santos

ATLAS Objectivos: Desenvolvimento de um robot móvel para competir na classe de Universidades e Institutos politécnicos do Festival Nacional de Robótica – ROBOTICA2003. Os primeiros objectivos do trabalho, envolvem tomar decisões sobre as soluções construtivas, de guiamento, controlo e percepção face aos requisitos da prova.

ATLAS - Dimensões e geometria da pista; Regulamento: - Visão artificial; - Obstáculos a ultrapassar: Passadeira Semáforos Linhas da pista Túnel Parque de estacionamento

ATLAS Problemas principais: - Geometria e design do robot; - Tipos de material a utilizar e estrutura; - Sistema de tracção e direcção; - Disposição dos componentes.

ATLAS Geometria e design do robot: - Forma (circular, ovalada, quadrada, hexagonal); - Estética (beleza); - Dimensões físicas do robot (largura da pista e momentos resultantes); - Centro de massa (abaixamento em relação ao solo).

ATLAS Tipos de material a utilizar e estrutura: - Madeira (pisos); - Alumínio com ligações soldadas (estrutura); - Material compósito (casquilhos e calços); - Aço (suportes do diferencial);

ATLAS Sistema de tracção e direcção: Sistema de tracção e direcção comum: - Direcção e tracção realizada por dois motores (diferença de vel. angulares) - Maior manobrabilidade - Possibilidade de girar 360º sobre si próprio - Maior limitação na distribuição do peso (momentos de inercia). Motor 1 Motor 2 Roda livre

ATLAS - Sistema de tracção e direcção na mesma roda: - Obriga à utilização dos motores de tracção e direcção no mesmo eixo. - Solução abandonada face aos nossos objectivos ao nível concepcional. Motor de direcção Motor de tracção

ATLAS - Sistema de tracção e direcção independentes: - Mecanicamente mais complexo - Obriga ao uso de um diferencial mecânico - Permite uma distribuição de peso mais flexível - É uma ideia inovadora neste tipo de concurso - Mais aliciante devido ao desafio imposto - A direcção é feita à frente Direcção Diferencial mecânico

ATLAS Escolha dos motores: O motor da direcção é um motor passo-a-passo: - Disponibilidade imediata do material. - Facilidade no controlo do deslocamento angular, tanto em malha aberta como em malha fechada. - A direcção é executada por um sistema de correia dentada entre duas polias com uma relação de 1:2. - Existe aínda a alternativa de se utilizar um servomotor de posição (solução em estudo...). Na questão da escolha do motor de tracção foi feito um estudo prévio para estimar a potência e binário necessários. Como inputs temos (valores previstos): - Massa =30Kg - Vel. Max = 2m.s-1 - Aceleração = 1m.s-2 -  rodas tracção = 160mm

ATLAS Determinamos o número de rotações por minuto à saída: Sistema de forças aplicadas ao robot: Determinação do binário e potência necessária: Com base nestes resultados, o motor escolhido foi o MAXON RE40: - Potência debitada (150W a 7580r.p.m.) - Binário do motor (181mN.m) - Caixa redutora 1:15 (redução total=1:30)

ATLAS Disposição dos componentes: - prioridade de localização do diferencial; - minimização do espaço disponível; - localização do centro de massa.

ATLAS Estado do trabalho: Aquisição do material: - Reaproveitamento do diferencial - Estrutura em perfil de alumínio - Pisos em madeira - Encomenda de peças 2. Maquinagem e montagem: - Semi-eixos, maquinagem em torno convencional - Casquilhos de acoplamento às rodas motrizes - Suportes do diferencial, fresa CNC - Veio de direcção, abertura de rosca - Pequenos ajustes dimensionais e de acoplamento - Pintura e acabamentos superficiais

ATLAS Plano de trabalho: - Comunicação software/hardware; - Sistemas de visão e navegação; - Sistema operativo a utilizar; - Plataforma de programação.

ATLAS To be continued...