Ulisses Maria Alberta Menéres Edições Asa 1997

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Mitologia Grega
Advertisements

" A história de uma àrvore ".
As sereias Nicole e Ricardo.
Conheça um pouco da mitologia grega.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
história da salvação A História da Salvação
Trabalho De Literatura Canto I e II Alunos:Everton,Luiz,Maycon
Fernando Pessoa.
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
Passeando pelo mundo encantado
A luta por Helena.
Religião grega Zeus.
Quem sabe mais sobre….
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Ulisses.
O ESPELHO Uma história de Amor.
Rotina....
A viagem de Ulisses de Maria Alberta Menéres
MÃES SÓ MORREM QUANDO QUEREM
Advérbio?! Advérbio de afirmação e advérbio de negação?
“A bruxinha que voava numa escova de dentes”
E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada
(Friedrich Nietzsche)
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
ILÍADA.
A Arca de Noé By: Pr. Aldair Barros.
A Bela Adormecida Era uma vez um rei e uma rainha que viviam muito tristes porque não tinham filhos. Até que um dia nasceu uma linda princesinha a quem.
a propósito da leitura de
Cinderela.
Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
Um certo homem saiu em uma viagem de avião.
Carta de despedida G.G. MARQUEZ LIGUE SUA CAIXA DE SOM.
Uma história do oriente
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
ULISSES MARIA ALBERTA MENÉRES.
As Três Árvores Imaginemos três pequenas árvores que sonhavam
A Bela Infanta Maria da Conceição Sousa Vicente.
Natal Natal História de Natal.
Resumo Ao fim da tarde de 1759, Robinson viajava a bordo do Virgínia com o objectivo de organizar trocas comercias entre o seu país e o Chile. À noite,
HAMILTON “ Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso.
Mozart e seu cão fiel.
9 Perguntas sobre a história
O perigo de perder a si próprio
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A lua de Joana.
A lenda da noite Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela.
Língua Portuguesa 6º Ano Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Lusíadas em Prosa Canto VI Cláudia Monteiro nº9 Daniela Oliveira nº10
Os oito passos da rainha Ester para a vitória
Entre a consciência e o sonho, me vi diante de uma grande porta.
VIVO ESTÁ.
ODISSÉIA Autor: Homero Acadêmico: Ítalo Ígor de Moraes Souza
Branca de Neve e os Sete Anões
Sei que a vida moderna não deixa tempo para a leitura de bons livros. Assim, envio abaixo o resumo de clássicos da literatura que muito ajudarão a engrandecê-lo(a)
FAMILIA : ONDE É POSSIVEL RECOMEÇAR
"Em geral, as mães, mais que amar os filhos, amam-se nos filhos." (Friedrich Nietzsche)
Ulisses Maria Alberta Menéres Resumo do livro realizado em
VIDA DO APÓSTOLO SÃO PAULO
Os pastorinhos de Fátima.
Conto criado a partir da “ Receita para conto de fadas ” de Garatujas fantásticas cozinhado na “Panela das Histórias” pelas crianças da Sala Fixe
A mitologia greco-latina n’ Os Lusíadas
Quem sabe tudo sobre “Ulisses”?
Transcrição da apresentação:

Ulisses Maria Alberta Menéres Edições Asa 1997

-Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1930 -É licenciada em ciências Histórico-Filosóficas -É professora, tradutora, jornalista, poetisa e escritora de livros infanto-juvenis -Entre muitas obras escreveu Ulisses em 1972 Maria Alberta Menéres

Ulisses Localização da acção: No espaço: Ilha de Ítaca ( Grécia) No tempo: Há muitos milhares de anos

ULISSES Personagem principal: -Ulisses Rei de Ítaca (pequena ilha grega) -Vivia com sua mulher Penélope e seu filho Telémaco Caracterização da personagem principal: -Características físicas: .Moço vigoroso -Características psicológicas: .Valente, manhoso, aventureiro. ULISSES

Resumo: Guerra de Tróia: Ulisses era um rei grego que vivia numa pequena ilha grega chamada Ítaca, com a sua mulher e seu filho Telémaco. Um dia Paris (príncipe troiano) raptou a rainha grega Helena e Ulisses partiu com os seus homens nos seus barcos para Tróia para salvarem Helena. Após dez anos de guerra sem conseguirem entrar em Tróia, Ulisses teve uma ideia: os seus homens fingiam que partiam enquanto que ele e seus homens se escondiam num gigante cavalo de pau e assim conseguiram entrar em Tróia e salvar Helena.

Viagem de regresso: Ilha de Ciclópia Primeiro foram parar a Ciclópia onde tiveram que enfrentar o gigante Polifermo que os queria comer e só com a astúcia de Ulisses que o cegou conseguiram escapar. Ilha de Eólia Depois foram parar a Eólia onde o rei Eolo (rei dos ventos) lhes ofereceu um saco onde fechou todos os ventos violentos para não causarem naufrágios e tempestades.

Ilha de Circe Passados dias chegaram á ilha de Circe onde esta feiticeira transformou os seus marinheiros em porcos. Ulisses conseguiu salvá-los com a ajuda da deusa Minerva que lhe deu a erva da vida para o ajudar. Ilha dos Infernos Nesta ilha vagueavam as almas dos mortos e encontraram Cérbero o cão de três cabeças que dormia com os olhos abertos. Ulisses encontra a mãe que lhe contou que em Ítaca todos pensavam que tinha morrido e que Penélope tinha vários pretendentes que queriam casar com ela e ficar com o reino de Ulisses.

Mar das Sereias Ao chegarem ao mar das Sereias todos os marinheiros taparam os ouvidos com cera como Circe lhes tinha pedido, mas Ulisses não quis e os marinheiros resolveram atar Ulisses ao mastro do navio. Uma Sereia fingiu ser Penélope para enganar Ulisses, mas ele não conseguiu livrar-se das cordas e assim salvou-se.

Ilha de Córcira Após um naufrágio Ulisses perdeu a memória e foi parar á terra dos Feácios onde o rei Alcino o ajudou dando-lhe um navio e marinheiros para que ele pudesse voltar á sua terra. Chegada a Ítaca Quando chegou a Ítaca apareceu-lhe Minerva que o transformou num mendigo para que ninguém o reconhecesse. Foi a casa do seu feitor e amigo Eumeu que não o reconheceu, mas apareceu Telémaco e Ulisses diz-lhe quem é.

Ulisses pediu-lhe ajuda para vencer os pretendentes ao seu reino Ulisses pediu-lhe ajuda para vencer os pretendentes ao seu reino. Quando chegou ao seu palácio o seu cão Argus reconheceu-o logo e morreu de emoção. Euricleia a velha ama também o reconheceu. Com a ajuda de Telémaco, Ulisses conseguiu vencer os pretendentes e finalmente abraçar a sua Penélope.

João Miguel Barradas Martins 5ºB Nº10 Dezembro de 2007 Conclusão Gostei muito de ler este livro porque Ulisses teve muitas aventuras e tinha vontade de ler mais aventuras dele. Trabalho de: João Miguel Barradas Martins 5ºB Nº10 Dezembro de 2007