Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Elementos do Jornalismo On-line
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Site de relacionamento sério
Vídeo 7º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Podcast e transmissão de rádio via internet
Programa Nas Ondas do Rádio
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
PORTIFÓLIO & MIDIATECA
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Linguagem Audiovisual
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Programa Nas Ondas do Rádio
Mapa Mural da Sustentabilidade
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Tutorial Edição de Imagem Microsoft Office Picture
Reunião de Formação: Equipe Nas Ondas do Rádio DRE 25/04/2011 Programa Nas Ondas do Rádio.
Documentação de projetos
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
BLOG 3º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
Breve manual educomunicativo para cobertura em foto & vídeo
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Como elaborar um projeto
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Aprendendo a fazer BLOG
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Fotografia 6º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)
Produzindo Rádio na Escola
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
Oficina de Vídeo.
Oficina de Gimp Tratamento de imagens
Treinamento placas General Vision
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014
INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Pastoral da Comunicação
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IMPRENSA JOVEM Encontro IV.
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
CINEMA NA ESCOLA Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Encontro 4.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
1º) MOSTRAR O OBJETIVO DA FOTO Uma foto tem que falar por si. Ela deve passar o tema central. Garanta sempre o objetivo primeiro tirando uma boa foto.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Componentes do Jornalismo Online
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Sobre a fotografia Breve História da Fotografia O “Olhar” Fotográfico A Linguagem Fotográfica Imagem Fotográfica x Realidade Documento e Memória Comunicação.
Transcrição da apresentação:

Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011

Cronograma do curso Princípios da cobertura jornalística Formatos de textos jornalísticos e Webwriting Fotojornalismo Radiojornalismo Telejornalismo Criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem

Neste encontro FOTOGRAFIA: CONHECIMENTOS BÁSICOS Escolha do equipamento Operação básica

Entre um clique e outro Observe as capas de jornais e revistas. É possível avaliar a importância das fotos para o jornalismo?

Bons motivos para fotografar Existem várias e importantes razões para se aprender a fotografar: 1.O Registro em si é algo importante para a preservação da memória histórica de pessoas, eventos e instituições. 2. Num mundo obcecado por imagens, a Fotografia também ocupa um papel preponderante como forma de comunicação.

Bons motivos para fotografar 3. O ato de fotografar também pode ser um Discurso, formando ou mudando opiniões. 4. No âmbito da escola, fotografar educa o olhar para ser crítico em relação às imagens

A câmera certa A tecnologia digital predomina então, a menos que você deseje aprender revelação química por razões artísticas ou profissionais, não precisará se preocupar com filmes e revelação. Esta regra tem uma exceção: confeccionar máquinas Pinhole, basicamente caixas (ou latas) com um buraquinho daí o nome buraco de alfinete que usam filme fotográfico, pode ensinar bastante sobre a tecnologia e a linguagem desta arte. Pesquise sobre fotografia Pinhole em Nos dias de hoje, existe uma infinidade de opções para todos os usos e com preços muito diferenciados.

Escolha seu equipamento! Levando-se em conta que as câmeras analógicas domésticas já são um equipamento obsoleto, vamos tratar das opções, em ordem de preço, da mais barata para a mais cara: TIPOEXEMPLOSVANTAGENSDESVANTAGENS Câmeras digitais de baixo custo Webcams e Dispositivos fotográficos incluídos em fones celulares. Custo baixo, portabilidade, discrição. Baixa qualidade de imagem, fragilidade. Câmeras de uso amador Câmeras com lentes fixas e ajustes automáticos. Custo baixo a médio, com vários recursos automáticos. Poucas possibilidades técnicas,fragilidade. Câmeras Semi- profissionais Câmeras com lentes intercambiáveis. Excelente qualidade (custo-benefício), recursos manuais. Preço alto, pouca resistência Câmeras profissionais Câmeras com lentes intercambiáveis. Excelente qualidade, recursos manuais, resistência. Preço altíssimo.

Em ação! Ajuste as câmeras para uma resolução média a boa. Caso a imagem necessite ser reduzida, diminua a qualidade na edição. Atente para um bom enquadramento, enfocando com precisão o objeto da imagem. Não tente conciliar retrato e paisagem: ou é um, ou é outro. Evite bater sempre a mesma foto: busque ângulos ousados e inesperados. Use o Flash mesmo durante o dia: ele equilibra melhor a luz nas imagens. Nas externas, evite a luz direta do sol, especialmente nos horários próximos ao meio-dia. Teste vários ajustes diferentes da câmera fotografando o mesmo objeto.

Em ação! Use um tripé ou, ao menos um monopé. É muito difícil obter uma imagem sem um apoio fixo. Só recorra ao Zoom quando não puder se aproximar do objeto enquadrado. Evite particularmente o uso do Zoom digital. As câmeras digitais modernas contam com bons ajustes automáticos de abertura e foco. Para abrir mão deles, é necessário ser um operador experiente. Garanta a melhor produção de imagens que for possível. Lembre-se: a maioria dos problemas NÃO pode ser resolvida na edição. Mais do que tudo: TENTE! A ordem é experimentar.

Em ação! Câmeras com saída em CD ou cartão de memória (desde que haja um leitor disponível) são mais úteis do que as que necessitam transmitir as imagens via cabo). Dê preferência aos formatos com boa qualidade para entrada, como o JPEG. Dê preferência aos formatos leves para saída JPEG de baixa. A menos que você seja um expert bem equipado, suas opções de software para são o GIMP (software livre para MS-Windows e Linux), como opção ao Paint ou o Photoeditor do Windows.

Na cobertura... Todas as pessoas cuja imagem venham a ser veiculadas deverão manifestar sua autorização para a publicação das mesmas. Há sites específicos para postagem de fotos (Ex. Picasa). Todos necessitam de cadastramento prévio que deve ser providenciado ANTES do evento. Por maior que pareça ser o espaço disponível nesses repositórios, a transmissão de mídia ainda é problemática. Por isso, convém manter o limite de tamanho dos arquivos em torno de 5 Mb. A cobertura deve ser um trabalho integrado, com horários definidos para a captação de material (cerca de uma hora), edição (uma hora e meia a duas horas) e publicação (30 minutos a uma hora). Assim, leve em conta um período de três a quatro horas bem aproveitadas para o cumprimento da meta de uma postagem diária.

Após a cobertura Os arquivos digitais do material bruto e das produções finalizadas são a base do portifólio e da midiateca. Devem ser descarregados das câmeras e salvos em mídias de backup como CDs e DVDs. Depois de finalizada a cobertura, é necessária uma reunião com a equipe na qual todos os participantes expressem sua avaliação pessoal. A avaliação final da atividade deve ser levada ao conhecimento de todos os participantes. Elaborar um relatório final com os aspectos relevantes da ação realizada garante aos educadores a justificativa pedagógica para o desenvolvimento de novos projetos educomunicativos.

Atividade 1) Para começar, procure algo inusitado ou novo que esteja acontecendo ao seu redor, nesse exato momento. 2) Vá a campo e registre, por meio de imagens, o fato que está em curso. As imagens devem falar por si próprias. 3) Volte para a redação e redija, ao menos, cinco legendas para cinco fotos pré-selecionadas e já editadas (ou seja, trate as fotos antes de finalizar seu trabalho). 4) Publique as fotos no blog noarimprensajovem.blogspot.com 5) Divulgue e acompanhe a repercussão do fato registrado! Soldado inglês perde a compostura e desmaia em apresentação.

Quem somos? COORDENAÇÁO Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio) FORMADORES Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço Vânia Pereira