Configuração de um servidor DHCP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo VI Endereçamento IPv6.
Advertisements

Sistemas Paralelos e Distribuídos
Servidor de DNS Profº Marcio Funes.
Servidor DHCP Windows2003 server
Configurações de Rede.
Redes de computadores II Prof. Diovani Milhorim
Configuração de um servidor FTP
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Curso Técnico de Informática
Configuração de servidores SMTP e POP3
Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Curso Técnico de Informática
EXERCÍCIOS DE REVISÃO REDES DE COMPUTADORES EDGARD JAMHOUR
Edgard Jamhour DHCP: Dynamic Host Configuration Protocol.
Configuração TCP-IP.
Arquitetura TCP/IP DHCP, Redes classe A, B e C.
Componentes de Hardware Prof. Alessandro Brawerman
Visão Geral de Protocolos
Servidor HTTP (Apache)
Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol UNIDADE 1
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Aula 9 - Camada de aplicação
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
PRÁTICA Configuração de Endereçamento IP com DHCP
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Endereços IP ICORLI 2011/2012.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
Configuração de Rede Linux
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Endereçamento IP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
Equipamentos de Redes Aula 4
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
DHCP 1. Introdução Inicialmente, a necessidade de automatizar a requisição e distribuição do endereço IP deu-se em função da existência de estações.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Projeto de Redes de Computadores
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol
INTRODUÇÃO AO IPv6.
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
© 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 Síntese extraída do Capítulo 5 Camada de enlace e redes locais Nota sobre o uso destes.
SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO (LINUX) Prof. Glauber Alexandre.
T.A.R Prof. Lincoln F. Dantas Aula 2 – Endereçamento IP e Roteamento.
Redes Configurações e teste.
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
Termos – redes de computadores
Microsoft Students to Business
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997).
Informática Industrial N8INF
Jackson Eduardo da Silva
Jackson Eduardo da Silva Serviços de rede e internet.
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Administração de Sistemas Operacionais Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Informática Industrial IFDJ6 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Rede Ethernet - Padrão TCP/IP.
Sistemas Operacionais de Redes Servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) IGOR ALVES.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Projeto Física Experimental II Por: Diego M. Pinho, Eduardo Damasceno, Hugo Hennies, Rafael M. Lopes.
Curso Superior em Redes de Computadores DHCP Prof. Sales Filho.
Curso de extensão em Administração de redes com GNU/Linux Italo Valcy - Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência.
Transcrição da apresentação:

Configuração de um servidor DHCP Disciplina: Serviços de Rede Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática

DHCP o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol – Protocolo de configuração Dinâmica de máquinas) é um protocolo criado para facilitar a configuração de endereços IP em uma rede, pois permite um endereçamento automático de IP para máquinas em uma rede TCP/IP. Em uma rede onde existe um servidor DHCP ativado, é possível receber uma configuração de IP automaticamente ao ligar a máquina, sendo que não existe necessidade de nenhuma configuração adicional após tê-la recebido.

DHCP Funcionamento do protocolo 1) O cliente DHCP envia um pacote broadcast para a rede chamado DHCP DISCOVER. Este pacote tem como destino o endereço IP 255.255.255.255 e ethernet FF:FF:FF:FF:FF:FF e visa descobrir a existência de um servidor DHCP.

DHCP 2) O servidor DHCP, ao receber o pacote, consulta sua tabela de configuração e prepara uma resposta para a máquina cliente chamada de DHCP OFFER. Esta resposta já contém uma oferta de configuração para o cliente, mas nada foi reservado ainda.

Funcionamento do Protocolo 3) O cliente, se concordar com a oferta do servidor, fará um pedido formal de configuração específico para este servidor. Este pedido é feito através de um pacote chamado DHCP REQUEST que basicamente contém as configurações que o servidor diz ter disponíveis.

Funcionamento do Protocolo 4) Se as informações ainda estiverem válidas, o servidor responderá com um pacote DHCP ACK e gravará em sua base de dados local que este endereço IP deixou de estar vago.

Funcionamento do Protocolo 5) Ao receber o pacote DHCP ACK, o cliente ajustará suas opções de rede e serviços e sua configuração estará pronta. Entretanto esta configuração só valerá por tempo determinado(lease time). Periodicamente neste intervalo determinado pelo servidor, o cliente DHCP precisa renovar seu empréstimo e não há garantia de que ele vá conseguir a mesma configuração novamente.

Configuração do Servidor Para a configuração do servidor, é necessária a edição do arquivo /etc/dhcp/dhcpd.conf. As principais opções do arquivo que devem ser configuradas são: Authoritative = Se constar no arquivo, e houver outros servidores DHCP na rede, define este como sendo prioritário (autoritário) na rede. Desnecessário se houver apenas um servidor. default-lease-time segundos = Define o tempo mínimo (padrão) que um cliente terá o endereço IP reservado (alugado) para si.

Configuração do Servidor max-lease-time segundos = Define o tempo máximo que um cliente terá o endereço IP reservado (alugado) para si. O próprio daemon do cliente dhcp é responsável por renovar o endereço quando finalizado este prazo. option routers IP_gateway= Define o endereço IP do roteador (gateway padrão) de acesso à internet. option domain-name-servers IP_DNS-1,IP_DNS-2= Define o(s) endereço(s) IP(s) do(s) servidor(es) DNS. Se houver mais de um, devem ser separados por vírgulas.

Configuração do Servidor option domain-name “nome_domínio”= Define o nome de domínio que será passado ao cliente. subnet IP_rede netmask Subnet_Mask { range IP_inicial IP_final; } Define a sub-rede atendida por este servidor (parâmetro subnet) juntamente com sua máscara de sub-rede e a faixa de IPs disponíveis para aluguel. Mais de uma opção range pode ser configurada ao mesmo tempo.

Configuração do Servidor Sempre que configurar um servidor com duas placas de rede, é importante que o servidor DHCP seja configurado para escutar apenas na placa da rede local. No Debian, esta configuração vai no arquivo "/etc/default/isc-dhcp-server". Procure pela linha: INTERFACES="" ... e adicione a placa que o servidor DHCP deve escutar, como em: INTERFACES="eth0" Para que a configuração entre em vigor, basta reiniciar o serviço novamente.

Atribuindo IPs fixos às máquinas - É ainda possível configurar o DHCP com IP fixo.   Na seção host nome_da_maquina { Hardware ethernet MAC_adress; Fixed-address endereço_IP_fixo; }  é possível configurar um endereço fixo para uma determinada máquina da sub-rede. - O arquivo dos empréstimos do servidor dhcp se localiza em /var/lib/dhcp/dhcpd.leases. Este é o arquivo onde ficam registrados os empréstimos de IP's. Para ver os empréstimo feitos pelo cliente, veja o arquivo dhclient.leases. Nesta técnica uma mesma chave (segredo) é utilizada para criptografar e decriptografar uma mensagem que, portanto, deve ser de conhecimento tanto do emissor como do receptor da mesma. Em cifradores simétricos, o algoritmo de criptografia e decriptografia são os mesmos, muda-se apenas a forma como são utilizadas as chaves.  Um exemplo de algoritmo simétrico é o DES, cuja chave possui tamanho de 56 bits. Entretanto algoritmos com chaves maiores já estão disponíveis, resultando em maior segurança.

Atribuindo IPs Fixos às máquinas Caso não seja utilizada a opção de configurar uma range, esta opção de host possibilita que se relacione endereços MAC a endereços IP, ou seja, apenas máquinas com os MAC listados receberão endereços, não possibilitando que qualquer máquina receba um endereço IP do servidor. Essa é uma medida de segurança interessante para proteger a rede.

Cliente DHCP Em uma rede onde as máquinas utilizam DHCP, os clientes DHCP são automaticamente configurados para buscar um endereço IP quando a máquina é inicializada. Entretanto é possível utilizar um programa cliente para forçar um novo empréstimo de endereços, através do comando dhclient. Para fazer uma requisição ao servidor DHCP, é necessário utilizar o comando: dhclient eth0   

Cliente DHCP Em máquinas Windows, é possível forçar um novo empréstimo através do comando: ipconfig /renew Se o objetivo for apenas liberar o empréstimo do endereço IP pode-se usar o comando ipconfig /release Este comando zera a configuração de rede da máquina, liberando o endereço IP emprestado de volta para o servidor DHCP  

Cliente DHCP Quando uma máquina configurada para receber dinamicamente um endereço IP, não consegue encontrar um servidor DHCP na sub-rede da qual faz parte ela utiliza um mecanismo para que não fique sem IP nenhum. O padrão do sistema nestes casos é se configurar com um endereço aleatório dentro da faixa de 169.254.x.x(usando o sistema APIPA). O sistema APIPA(Automatic Private IP Address) é usado para configurar um endereço IP temporário caso tudo falhe, ou seja, se não existe configuração de rede manual e não foi possível obter a configuração via DHCP. Com o APIPA, o host utiliza um endereço aleatório dentro da faixa 169.254.x.x(com máscara 255.255.0.0) que é uma nova faixa de endereços reservada e não roteável, que foi atribuída pela IANA em 2001. Este endereço temporário permite que ele converse com outros micros da rede configurados da mesma forma, mas naturalmente não permite que ele acesse a Web ou participe da rede local real até que a rede seja realmente configurada.