Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus Módulo III Objetivo Geral
Advertisements

Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Existência e Sobrevivência do Espírito
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Fundamental II - Noturno
AMOR À VIDA AMOR À VIDA INSTITUIÇÃO BENEFICENTE "A LUZ DIVINA"
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Módulo IV: Objetivo Geral: Existência e sobrevivência do Espírito
MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Módulo III - DEUS Objetivo Geral
Programa III Roteiro 01.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Estudando a Fluidoterapia
Célula do corpo humano.
CAPÍTULO III - DO PRINCÍPIO VITAL "O LIVRO DOS ESPÍRITOS"
Pai criador, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
65 milhões anos atrás extinção dos dinossauros
apoio ao estudo apostila Reunião Mediúnica Antes, Durante e Depois Fontes de Consulta.
CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º. ANO
Encarnação e Reencarnação
Terra - escola dos Espíritos
PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS. PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
3ª AULA TEÓRICA -3/9 Perispírito Conceito Classificação Propriedades
Princípio Vital L.E cap 4 Perg. 60 A 75 Ler: L.E. 540, 592, 597, 607.
31 DE AGOSTO DE SETEMBRO ROSANA CARDOSO.
Ligar SOM e Clicar Slides
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
01/21.
Os Espíritos e Sua Morada
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Deus Módulo III Objetivo Geral
EXISTÊNCIA E SOBREVIVÊNCIA DO ESPÍRITO
Existência e Sobrevivência do Espírito
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Resumo da Doutrina dos Espíritos
NOSSO LAR VESUS LE Livro dos Espíritos
Para vocês pesquisarem.
Sobre a estrutura didática de “O livro dos Espíritos”
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
ROTEIRO A TRINDADE UNIVERSAL FORMAÇÃO DOS MUNDOS E DA TERRA
15 DE FEVEREIRO UMBERTO FABBRI 26 DE FEVEREIRO ROSANA CARDOSO.
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
Objetivo Geral Existência e Sobrevivência do Espírito
Centro Espírita Allan kardec
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
Revisão / Retrospectiva 2009
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
CICLO I 22 de Agosto PM Quarta-feira Rosana Cardoso EVOLUÇÃO.
CICLO II 18 de Julho PM Quarta Marisa Libório
FORMAÇÃO MEDIÚNICA I CURSO PROGRAMA DE ESTUDO SISTEMATIZADO DO CEFAK
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
Módulo IV: Objetivo Geral: Existência e sobrevivência do Espírito
Módulo IV: Objetivo Geral: Existência e sobrevivência do Espírito
Deus e a Criação do Universo
PERISPÍRITO.
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) Programa Fundamental – Tomo I AULA DO DIA 16 DE JUNHO DE 2014 Existência.
Módulo I – Vida no mundo espiritual
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) 2º ANO AULA DO DIA 22 DE JUNHO DE 2015 MÓDULO II Fluidos e Perispírito Roteiro.
A alma e o objetivo da encarnação.
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 1
Transcrição da apresentação:

Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral: Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Pluralidade dos mundos habitados Módulo VII: Possibilitar conhecimento a respeito da existência, da formação e das diversas categorias de mundos habitados. Objetivo Geral:

Todos os globos que circulam no espaço são habitados? Pluralidade dos mundos LE: Questão 55 Todos os globos que circulam no espaço são habitados? “Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Entretanto, há homens que se julgam muito fortes e pretendem que só este pequeno globo tenha o privilégio de abrigar seres racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o Universo só para eles.”

Roteiro 1 – Fluido cósmico universal (15mar2008); Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Roteiro 1 – Fluido cósmico universal (15mar2008); Roteiro 2 – Elementos gerais do universo: espírito e matéria (22mar2008); Roteiro 3 – Formação dos mundos e dos seres vivos (29mar2008); Roteiro 4 – Os reinos da natureza: mineral, vegetal, animal e hominal (5abr2008);

Roteiro 5 – Diferentes categorias de mundos habitados (19abr2008); Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Roteiro 5 – Diferentes categorias de mundos habitados (19abr2008); Roteiro 6 – Encarnação nos diferentes mundos (26abr2008); Roteiro 7 – A Terra: mundo de expiação e provas (3mai2008).

Fluido cósmico universal Roteiro 1 Fluido cósmico universal Objetivos Específicos: Explicar o que é fluido cósmico. Esclarecer a respeito do fluido vital.

Fonte: http://heliopereiriano.iforums.com.br/viewtopic.php?t=91&.

Nossa Galáxia O nosso Sol se encontra bem afastado da maior turbulência no centro, um aglomerado indescritível de estrelas que ninguém sabe explicar. Veja montagem acima. Fonte: http://heliopereiriano.iforums.com.br/viewtopic.php?t=91&.

A galáxia MS 1512-cB58 é a galáxia mais brilhante que se conhece a tão grande distância. Isto acontece devido a uma feliz circunstância: entre a Terra e a galáxia MS 1512-cB58 existe, a meio caminho de distância (a 7 mil milhões de anos-luz), um enxame massivo de galáxias de nome MS 1512+36. Este enxame funciona como uma lente gravitacional, ampliando a imagem da galáxia que, deste modo, parece 50 vezes mais luminosa. http://www.astro.up.pt/nd/astro_news/2002/0313pt.html [Galáxia MS 1512-cB58]

Ingredientes do Universo Fonte: Revista SCIENTIFIC  AMERICAN - Brasil - Edição Especial - N° 1, página 45.

D E U S - Criação Princípio Inteligente Fluido Cósmico Princípio Espiritual ou Princípio Inteligente Universal Princípio Material ou Fluido Cósmico Universal Princípio Inteligente Fluido Cósmico O princípio vital ativado é a força motriz dos corpos orgânicos Princípiovital ativado Fluido Vital Matéria e Energia (passivas) Princípio vital inativo ... Ele [o princípio vital] dá vida a todos os seres que o absorvem e o assimilam. (LE: Q.63)

Fluido Cósmico Universal 1. Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos. Esse fluido é o éter ou matéria cósmica primitiva, geradora do mundo e dos seres. São-lhes inerentes as forças que presidiram às metamorfoses da matéria, as leis imutáveis e necessárias que regem o mundo. Allan Kardec: A gênese, cap. 6, item 10.

Fluido Cósmico Universal 2. A matéria cósmica primitiva continha os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que estadeiam suas magnificências diante da eternidade. Ela é a mãe fecunda de todas as coisas, a primeira avó e, sobretudo, a eterna geratriz. Estadeiam: exibem, ostentam. Allan Kardec: A gênese, cap. 6, item 17.

Fluido Cósmico Universal 3. Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou de ponderabilidade que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermédio é o da transformação do fluido em matéria tangível Allan Kardec: A gênese, cap. 14, item 2.

Fluido Vital ou Princípio Vital O fluido vital, existente em todos os corpos vivos da Natureza, [...] tem sua fonte no fluido universal. É o que chamais fluido magnético ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o laço entre o espírito e a matéria. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, questão 65.

Atividades 4 Grupos

Tarefas dos Grupos Analisar os textos apresentados para cada questão e escolher a alternativa que o grupo considerar como de maior correlação com a questão proposta; Escolher um relator para apresentar um breve resumo do tema abordado na questão proposta e as justificativas da alternativa escolhida; Se necessário, consultar os subsídios do roteiro e/ou as referências indicadas.

Conclusões

Grupo I Questão proposta De onde se originam os corpos materiais existentes no Universo?

Grupo I Texto selecionado Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos, chamado fluido, éter ou matéria cósmica primitiva. Nesta substância primordial, encontramos os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que estadeiam suas magnificências diante da eternidade:

Grupo II Questão proposta O fluido cósmico é o princípio elementar do Universo. Ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, e o de materialização ou de ponderabilidade. Sendo assim, é correto afirmar:

Grupo II Texto selecionado O oxigênio, hidrogênio e nitrogênio são exemplos de gases existentes na atmosfera do nosso planeta. Eles podem ser considerados como fluidos de transição en­tre o fluido cósmico, propriamente dito, e a matéria tangível

Grupo III Questão proposta O fluido que dá vitalidade aos corpos orgânicos tem como fonte o fluido universal. Em decorrência disso, podemos afirmar que:

Grupo III Texto selecionado O oxigênio, hidrogênio e nitrogênio são exemplos de gases existentes na atmosfera do nosso planeta. Eles podem ser considerados como fluidos de transição en­tre o fluido cósmico, propriamente dito, e a matéria tangível

Grupo IV Questão proposta Os seres orgânicos são os que têm em si uma fonte de atividade íntima que lhes dá a vida. [...]. Os seres inorgânicos são todos os que não possuem vitalidade nem movimentos próprios, e que se formam apenas agregação da matéria. Sendo assim, é correto afirmar que:

Grupo IV Texto selecionado Após a morte do seres orgânicos, a matéria inerte se decompõe e vai formar novos organismos e o princípio vital retorna à massa.

Mensagem Final ... “[..] O fluido cósmico ou plasma divino é força em que todos vivemos [...]. Corroborando com a afirmação de Paulo (Atos, 17:28), que “em Deus nos movemos e existimos”. André Luiz. Evolução em dois mundos. Final do capítulo 1.

Sistema de Acompanhamento e Avaliação dos Alunos do ESDE Ano 2008

INDICADORES DE DESEMPENHO Assiduidade Pontualidade Interatividade Evasão

Modelo de Ficha de Acompanhamento por Aula - Parte 1 NOME BIM_1A 08-03-08 15-03-08 22-03-08 A P I E João X Maria Alfredo Sebastião Helena A = assiduidade I = interatividade P = pontualidade E = evasão

Ficha de Acompanhamento por Aula - Parte 2 NOME COMENTÁRIOS - BIMESTRE 1 - PRIMEIRA PARTE (BIM_1A) João Retraído. Maria Muito interessada. Demonstra bom domínio da Doutrina. Alfredo Cordial. Sebastião Demonstra vontade em aprender. Helena Retraída.

Exemplo de Resultados de um Aluno COMENTÁRIOS B1 Participativa. Sem informações B2 B3 Bastante motivada para o debate. B4 Participação enriquecedora.

Exemplo de Resultados de uma Turma DESEMPENHO BIMESTRE_1 BIMESTRE_2 BIMESTRE_3 BIMESTRE_4 MÉDIA ALUNOS ÍNDICE EVASÃO MÉDIA DA TURMA A P I E 55 66 51 100 52 48 90 53 69 58 29 61 62 7 76