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AS BÊNÇÃOS DE DEUS !
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Questões conceituais:
Alicerçamento de conceitos Estruturação de modelo Altera a concepção Altera o modelo de percepção Altera o modelo de ação
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1. As Dádivas Celestes:
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As mãos da esperança – Fonte: Presença Espírita, nº 270
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As mãos da esperança – Fonte: Presença Espírita, nº 270
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Atributos da Divindade:
DEUS Atributos da Divindade: Deus é Eterno; Deus é Imutável; Deus é Imaterial; Deus é Único; Deus é Onipotente; Deus é Soberanamente Bom e Justo
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DEUS Princípio Espiritual Princípio Material Espírito
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DEUS LEI DIVINA
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ÂMBITO DE AÇÃO : ( Incidência) Leis Materiais LEI DIVINA Leis Morais
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617. As leis divinas, o que é o que compreendem no seu âmbito
617.As leis divinas, o que é o que compreendem no seu âmbito? Concernem a alguma outra coisa, que não somente ao procedimento moral?
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“ Todas as da natureza são leis divinas, pois que Deus é o autor de tudo. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda e pratica as da alma”.
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LEI DIVINA:
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“ Eterna e imutável como o próprio Deus”.
615. É eterna a lei de Deus? “ Eterna e imutável como o próprio Deus”.
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616. Será possível que Deus em certa época haja prescrito aos homens o que noutra época lhes proibiu?
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“ Deus não se engana. Os homens é que são obrigados a modificar suas leis, por imperfeitas. As de Deus são perfeitas. A Harmonia que reina no universo material, como no universo moral, se funda em leis estabelecidas por Deus desde toda a eternidade.”
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614. Que se deve entender por lei natural?
“ A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.”
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Imperativa (única para a felicidade);
LEI DIVINA: Perfeita; Eterna; Imutável; Imperativa (única para a felicidade); Indicativa da conduta adequada ou inadequada; Responsabiliza o agente pela sua escolha
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2. Deus te abençoe!
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Plano das Consequências = Reação
RESPONSABILIZAÇÃO: “ A cada um segundo as suas obras.” Mateus, 16:27 Plano das Consequências = Reação
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Inteligência Primária
M V A HOMINAL A Instinto Inteligência (por excelência) Inteligência “estranha” Inteligência Primária RACIOCÍNIO CONSCIÊNCIA LIVRE-ARBÍTRIO
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Determinismo Absoluto Determinismo Relativo
M V A HOMINAL A Determinismo Absoluto Determinismo Relativo RAZÃO CONSCIÊNCIA LIBERDADE LIVRE-ARBÍTRIO RESPONSABILIDADE Lei de Causa e Efeito
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A responsabilização e o princípio da causalidade;
A responsabilização é consequência do grau de consciência (vontade) do agente; A responsabilização e o princípio da coerência e da correlação;
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636. São absolutos, para todos os homens, o bem e o mal ?
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“ A lei de Deus é a mesma para todos; porém, o mal depende principalmente da vontade que se tenha de o praticar. O bem é sempre o bem e o mal sempre o mal, qualquer que seja a posição do homem. Diferença só há quanto ao grau de responsabilidade.”
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637. Será culpado o selvagem que, cedendo ao seu instinto, se nutre de carne humana ?
“ Eu disse que o mal depende da vontade. Pois bem! Tanto mais culpado é o homem, quanto melhor sabe o que faz.”
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780.a) Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?
“ Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.”
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“ Quanto mais inteligência tem o homem para compreender um princípio, tanto menos escusável é de o não aplicar a si mesmo.” ( O Livro dos Espíritos), q. 828, item a.
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A responsabilização e o princípio da proporcionalidade;
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Nota: ALLAN KARDEC, “ O Livro dos Espíritos”, questão, 637.
“As circunstâncias dão relativa gravidade ao bem e ao mal. Muitas vezes, comete o homem faltas, que, nem por serem consequências da posição em que a sociedade o colocou, se tornam menos repreensíveis. Mas, a sua responsabilidade é proporcionada aos meios de que ele dispõe para compreender o bem e o mal. Assim, mais culpado é, aos olhos de Deus, o homem instruído que pratica uma simples injustiça, do que o selvagem ignorante que se entrega aos seus instintos.” Nota: ALLAN KARDEC, “ O Livro dos Espíritos”, questão, 637.
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A responsabilização e o princípio do benefício ao agente, em função da espontaneidade na reparação;
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“ Podendo todo o homem libertar-se das imperfeições por efeito da vontade, pode igualmente anular os males consecutivos e assegurar a futura felicidade (...)” (ALAN KARDEC, “ O Céu e o Inferno”, 1ª parte, cap. VII , item 33º.)
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646. Estará subordinado a determinadas condições o mérito do bem que se pratique? Por outra: será de diferentes graus o mérito que resulta da prática do bem?
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“ O mérito do bem está na dificuldade em praticá-lo
“ O mérito do bem está na dificuldade em praticá-lo. Nenhum mérito há em fazê-lo sem esforço e quando nada custe (...)”
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642. Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal ?
“ Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo o mal que haja resultado de não haver praticado o bem.”
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